Detetives dos Sentidos Visuais

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos multissemióticos

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental atuarão como verdadeiros detetives na exploração de diversos tipos de textos multissemióticos, como quadrinhos, infográficos e propagandas. A missão desses jovens investigadores será a de identificar e analisar os diversos recursos gráfico-visuais presentes nesses textos. Pequenos grupos serão formados para que, juntos, possam coletar amostras de texto, discutir sobre os efeitos de sentido produzidos pelos recursos gráfico-visuais e, posteriormente, compartilhar suas descobertas com os demais colegas de classe. Através dessa jornada, busca-se não apenas aprimorar a capacidade de análise crítica dos alunos, mas também estimular a cooperação e o trabalho em equipe. As várias etapas da atividade, desde a pesquisa até a apresentação, são estruturadas de forma a encorajar uma abordagem participativa e engajada, fazendo uso de metodologias ativas para promover uma experiência de aprendizado mais significativa e dinâmica.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participarem da atividade 'Detetives dos Sentidos Visuais', espera-se que os alunos do 5º ano desenvolvam habilidades essenciais ligadas à compreensão e interpretação de textos multissemióticos. Dentre os objetivos, destaca-se a capacidade de identificar variados recursos gráfico-visuais e entender como esses influenciam os efeitos de sentido e a interpretação geral dos textos. Outra meta importante é o fortalecimento de competências sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, por meio das discussões em grupo e das apresentações. Também é objetivo desta atividade estimular o pensamento crítico e analítico, habilidades fundamentais na navegação e compreensão das diversas formas de comunicação visual presentes no cotidiano.

  • Identificar recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • Analisar os efeitos de sentido produzidos por tais recursos.
  • Cooperar em equipes para discussão e interpretação conjunta.
  • Apresentar as descobertas de forma clara e organizada.
  • Desenvolver capacidade de análise crítica e pensamento reflexivo.

Conteúdo Programático

A trilha de aprendizado para esta atividade engloba o estudo e análise de textos multissemióticos, enfocando a composição gráfico-visual e seus impactos na construção de significados. Durante a execução, os alunos terão o desafio de explorar, identificar e discriminadamente selecionar elementos visuais como imagens, diagramas, cores e fontes, buscando compreender os diferentes efeitos e nuances que esses elementos podem evocar nos textos. Essa abordagem multidimensional permite uma aproximação mais rica à leitura, expandindo a percepção e interpretação textual para além do conteúdo escrito.

  • Recursos gráfico-visuais em textos.
  • Efeito de sentido e interpretação.
  • Metodologia ativa na aprendizagem.
  • Cooperação e comunicação em equipe.
  • Crítica e reflexão sobre mídias e mensagens.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade se baseia em aprender fazendo, onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através da exploração, discussão e apresentação, os estudantes serão guiados para que façam suas próprias descobertas, estimulando a curiosidade e a pesquisa autônoma. Serão formados grupos pequenos para promover a integração e o intercâmbio de ideias divergentes, enriquecendo a discussão. As etapas da atividade foram desenhadas para engajar os alunos em uma jornada de investigação, permitindo que teçam conexões entre os conteúdos estudados e sua aplicação prática.

  • Exploração e coleta de textos multissemióticos.
  • Discussão em grupo para análise conjunta.
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação.
  • Apresentações em classe para compartilhar descobertas.
  • Feedback construtivo entre grupos para refinamento das análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives dos Sentidos Visuais' será distribuída em quatro aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 4 horas. Cada aula será marcada por objetivos específicos que guiarão os alunos em sua missão de exploração e descoberta.

  • Aula 1: Introdução aos textos multissemióticos e formação dos grupos de investigação.
  • Aula 2: Pesquisa e coleta de materiais gráfico-visuais em diferentes mídias.
  • Aula 3: Discussão em grupos sobre os recursos visuais encontrados e preparação da apresentação.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e formativa, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da missão. Serão considerados critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a profundidade da análise dos recursos gráfico-visuais, a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade e organização das apresentações e, por fim, a participação e contribuição nas discussões e feedbacks. Exemplo de sistema de pontuação: 0-25 pontos para a pesquisa e coleta de materiais; 0-25 pontos para análise crítica; 0-25 pontos para trabalho em equipe e cooperação; 0-25 pontos para apresentação e feedback. A avaliação visa não só quantificar o aprendizado, mas também encorajar a reflexão sobre o trabalho realizado e o progresso na conquista dos objetivos de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo acesso à internet para pesquisa de textos multissemióticos, computadores ou tablets, materiais para anotações como cadernos e canetas, além de projetor ou tela para as apresentações finais. A utilização de softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, poderá enriquecer a qualidade visual das apresentações dos grupos. Além disso, materiais impressos variados, como jornais, revistas e livros ilustrados, podem ser utilizados como suporte para a exploração de textos multissemióticos offline.

  • Acesso à internet e computadores/tablets.
  • Materiais de anotação (cadernos, canetas).
  • Projetor ou tela para apresentações.
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi).
  • Textos impressos variados (jornais, revistas, livros).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo