Diário das Férias Incríveis

Desenvolvida por: Solang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão escrita e leitura

A atividade 'Diário das Férias Incríveis' é uma proposta dinâmica e interativa para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que visa desenvolver e aprimorar as habilidades de escrita e leitura por meio da expressão pessoal e criativa. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de retirar uma pergunta surpresa de dentro de uma lata, relacionada às suas experiências de férias. Essas questões servirão como um ponto de partida para que eles escrevam pequenos textos, simulando entradas de um diário, onde detalharão suas aventuras ou vivências. Essa reflexão escrita sobre suas próprias experiências fomentará não só a habilidade de escrita, mas também a autoexpressão, criatividade e a capacidade de compartilhar de forma estruturada e original. Além disso, a atividade prevê um momento de partilha, onde os alunos poderão ler algumas de suas produções para a classe, fomentando assim o respeito mútuo e a valorização das vivências individuais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica pretende engajar os alunos em uma reflexão profunda sobre suas experiências pessoais durante as férias, transformando-as em textos criativos e estruturados. Visa promover a autonomia dos estudantes quanto à sua habilidade de escrita, além de estimular a capacidade de síntese e a expressão pessoal. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de escrever de forma mais fluente, expressando suas ideias e sentimentos de maneira clara e concisa, e possam apreciar a diversidade de experiências vividas por seus colegas.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e reflexiva.
  • Estimular a capacidade de expressão pessoal e autoconhecimento.
  • Aprimorar a capacidade de sintetizar experiências e ideias.
  • Fomentar a apreciação pela leitura e pelo compartilhamento de experiências pessoais.
  • Incentivar o desenvolvimento da empatia e do respeito pelas vivências alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP01: Planejar e produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF35LP03: Empregar, de maneira apropriada e variada, recursos coesivos na construção do texto escrito.
  • EF35LP26: Identificar o tema e os elementos que caracterizam os gêneros diários.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba tanto a prática da escrita criativa quanto o desenvolvimento de habilidades leitoras, utilizando-se da estrutura dos diários pessoais como gênero textual. Os alunos trabalharão com aspectos ligados à expressão de experiências pessoais, o uso de recursos linguísticos para a construção de textos coesivos, e a identificação de características próprias dos diários. Esse conteúdo visa oferecer aos alunos ferramentas para que possam explorar sua criatividade e compreender melhor as estruturas textuais básicas.

  • Estrutura e características dos diários pessoais.
  • Técnicas de escrita criativa e expressão pessoal.
  • Recursos linguísticos para a construção de textos.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é fundamentada em princípios das metodologias ativas, que colocam os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Será utilizada a estratégia de 'Aprendizagem Baseada em Problemas', onde a pergunta retirada da lata funcionará como um 'problema' que os alunos deverão 'resolver' por meio da escrita expressiva. Além disso, técnicas de escrita criativa serão incentivadas para a elaboração dos textos, promovendo uma abordagem lúdica e significativa do conteúdo. Espera-se que, através dessa metodologia dinâmica, os alunos se sintam motivados a participar ativamente, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades de forma colaborativa.

  • Uso de perguntas estimuladoras como ponto de partida.
  • Escrita de textos individuais com base nas vivências pessoais.
  • Compartilhamento e leitura dos textos em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a explicação da dinâmica, os alunos responderão às suas perguntas através da escrita de seus textos. Na segunda aula, será realizada a leitura compartilhada dos textos, seguida de um debate reflexivo sobre as experiências compartilhadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escrita dos diários
  • Aula 2: Compartilhamento dos diários e reflexão em grupo

Avaliação

A avaliação da atividade se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final. Os alunos serão avaliados pela capacidade de gerar ideias, a coesão e coerência dos textos, a criatividade demonstrada nas respostas às perguntas e pela participação durante o compartilhamento dos diários. Será dada atenção especial à evolução individual dos alunos na habilidade de expressão escrita e na capacidade de compartilhar suas ideias em grupo. Será estimulado um ambiente de feedback construtivo, onde os alunos poderão avaliar o trabalho dos colegas e receber orientações para o aprimoramento de suas habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos, como latas decoradas para armazenar as perguntas, papel e canetas coloridas para a escrita dos diários, além de um espaço confortável que favoreça a expressão e partilha. Além disso, a utilização de recursos audiovisuais pode ser útil para exemplificar a estrutura dos diários pessoais e inspirar os alunos em suas próprias criações.

  • Latas decoradas contendo perguntas sobre as férias
  • Papel e canetas coloridas
  • Espaço adequado para a atividade
  • Recursos audiovisuais sobre diários pessoais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo