Diário de Aventuras na Escola

Desenvolvida por: André … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa

A atividade intitulada Diário de Aventuras na Escola irá envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um exercício de escrita criativa. Nesta atividade, os estudantes serão organizados em grupos para imaginar e desenvolver um diário fictício de um personagem que vivencia diversas aventuras no ambiente escolar. A proposta é estimular os alunos a serem criativos enquanto aprimoram suas habilidades de escrita, leitura e análise. Além de criarem o cenário e a narrativa das aventuras, os alunos irão explorar elementos descritivos e argumentativos, encorajando também a colaboração e a troca de ideias. Ao realizarem essa atividade, espera-se que os estudantes melhorem suas capacidades comunicativas e demonstrem maior autonomia em suas produções textuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em desenvolver a escrita autoral e compartilhada dos alunos. A proposta encoraja o trabalho em equipe ao permitir que os alunos criem e narrem histórias em conjunto. A experiência proporcionará o desenvolvimento das habilidades de leitura por meio da análise aprofundada dos textos produzidos e a capacidade de localizar informações explícitas. Por meio do exercício de apresentar suas histórias, os alunos também aprimoram a comunicação verbal. Ao final, espera-se que os alunos tenham expandido suas capacidades de elaborar narrativas estruturadas, sejam capazes de trabalhar colaborativamente e expressem suas ideias de maneira clara e coesa.

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa através de narrativas.
  • Aprimorar a leitura crítica e a capacidade de localizar informações.
  • Incentivar a colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular a expressão verbal e a capacidade argumentativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a escrita e a leitura crítica, fundamentais no desenvolvimento das competências textuais dos alunos de 5º ano. Inicialmente, os alunos revisam os elementos essenciais de uma narrativa: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. As discussões em grupo permitem aprofundar o entendimento das estruturas narrativas, enquanto o exercício de escrita oferece prática valiosa para a construção e manipulação do texto. A proposta também inclui a revisão de textos, tanto em aspectos de coesão e coerência quanto ortográficos. Durante a atividade, os alunos são incentivados a explorar diversas formas de expressão, considerando o uso de descrições e diálogos para enriquecer suas narrativas.

  • Revisão dos elementos narrativos.
  • Prática de escrita e reescrita.
  • Análise crítica dos textos escritos.
  • Discussão sobre coesão e coerência textual.

Metodologia

O projeto Diário de Aventuras na Escola utiliza uma metodologia ativa, centrada na Aprendizagem Baseada em Projetos. Esta abordagem envolve os alunos de maneira prática e criativa, promovendo o envolvimento coletivo na construção do conhecimento. Em grupo, os alunos exploram sua imaginação e compartilham ideias, assumindo diferentes papéis na criação e desenvolvimento do diário fictício. Tal prática incentiva o protagonismo do estudante, que é responsável por sua aprendizagem e pela colaboração no grupo. A ausência de ferramentas digitais impulsiona ainda mais a interação social direta, favorecendo discussões abertas e aprendizado colaborativo.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos em grupo.
  • Estímulo à criatividade e protagonismo dos alunos.
  • Envolvimento direto sem uso de tecnologias digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em uma aula de 60 minutos, seguindo uma estrutura que permita a introdução, desenvolvimento e conclusão do projeto de escrita criativa. A aula inicia com uma breve apresentação dos objetivos e definição dos grupos. Os alunos terão tempo para discutir ideias e decidir os temas abordados nas aventuras fictícias. As orientações sobre os elementos narrativos servirão de guia enquanto os alunos começam a elaborar suas histórias. O tempo restante será dedicado à escrita em grupo, seguido de uma breve apresentação das narrativas para o resto da turma, o que proporciona oportunidades de feedback e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução da atividade, definição de grupos, elaboração e início da escrita do diário fictício, finalizando com a apresentação dos textos.
  • Momento 1: Introdução e motivação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de 'Diário de Aventuras na Escola'. Explique aos alunos que eles criarão um diário para um personagem fictício e que isso ajudará a desenvolver suas habilidades de escrita criativa. Fomente a curiosidade perguntando o que eles acham que pode acontecer em uma aventura na escola. É importante que você incentive a participação de todos e anote suas ideias no quadro.

    Momento 2: Definição de grupos e planejamento inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em grupos de 3 a 4 integrantes. Oriente-os a escolher um representante do grupo para ajudar na mediação das atividades. Cada grupo deve começar a planejar seu diário, definindo o personagem principal e as possíveis aventuras. Passe entre os grupos para auxiliar na organização e faça perguntas para estimulá-los a pensar criativamente.

    Momento 3: Elaboração inicial do diário (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os grupos a iniciar a escrita do diário. Cada grupo deve escrever uma introdução para seu personagem e descrever a primeira aventura. Observe se estão utilizando elementos narrativos e ofereça sugestões quando necessário. Utilize perguntas abertas para encorajá-los a expandirem suas ideias. Estimule o uso de descrições detalhadas e coerência na narrativa.

    Momento 4: Apresentação e feedback inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a compartilhar sua introdução e a primeira parte da narrativa com a turma, promovendo um ambiente de escuta ativa. Ofereça feedback construtivo, destacando pontos fortes da narrativa e áreas para melhoria. Encoraje os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as histórias dos colegas de forma respeitosa.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada para alcançar os objetivos pedagógicos de desenvolvimento da escrita e da expressão oral. O processo avaliativo inicial será contínuo durante as atividades em grupo, observando o engajamento dos alunos, a cooperação e a capacidade de contribuição nas discussões. Paralelamente, a qualidade das narrativas será examinada com base em critérios como organização, coesão textual e criatividade. Critérios claros, como o uso de diários corretos gramaticalmente e a habilidade de manter o interesse do leitor, serão usados para avalição das produções escritas. Os alunos também participarão de uma autoavaliação reflexiva, considerando seu progresso pessoal e contribuição para o grupo, promovendo assim uma avaliação formativa que se reflete na aprendizagem contínua e no aprimoramento pessoal dos alunos.

  • Observação do engajamento e cooperação durante a atividade.
  • Análise das narrativas quanto à coesão, criatividade e correção gramatical.
  • Autoavaliação reflexiva dos alunos sobre o progresso e contribuição.

Materiais e ferramentas:

A atividade será desenvolvida sem o uso de recursos digitais, promovendo o uso de ferramentas tradicionais e acessíveis no ensino de Língua Portuguesa. Será necessário materiais como papel, canetas coloridas e recursos de papelaria que incentivem a escrita criativa entre os estudantes. Estes recursos permitem que os alunos explorem a escrita à mão, aprimorando a caligrafia e a demonstração das ideias de forma tangível. Os alunos ainda poderão utilizar quadros brancos para a exposição das ideias durante as apresentações, facilitando o estímulo visual para o restante da turma.

  • Papéis e canetas coloridas.
  • Materiais de papelaria para escrita e esboços.
  • Quadro branco para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios dos professores são muitos e o apoio e a empatia são necessários em sua prática diária. No entanto, é essencial que se criem estratégias para garantir que todos sejam incluídos. Esta atividade, por não envolver tecnologia digital e ser baseada em expressão criativa, permite uma maior interação direta e inclusão de todos alunos. Incentiva-se a formação de grupos heterogêneos que acolham alunos com diferentes habilidades e estilos de aprendizagem, permitindo que cada um ofereça contribuições únicas. Ajustes simples na dinâmica da sala como disposição dos alunos em círculo podem favorecer a inclusão e igualar as oportunidades de participação. Estratégias de feedback individual apoiam alunos que podem precisar de atenção especial, sem ônus financeiro ou de tempo para o professor.

  • Formação de grupos heterogêneos para melhor interação entre alunos.
  • Disposição em círculo para inclusão igualitária na discussão.
  • Feedback individualizado para apoio ao aluno.

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