Editora Mirim

Desenvolvida por: Ianara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual e ilustrativa

A atividade Editora Mirim tem como eixo a criação, por parte dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de um livro ilustrado, desenvolvido integralmente em grupos. O objetivo é que os estudantes mergulhem na experiência de produzir uma obra literária, abordando todas as etapas desse processo, desde a concepção da ideia inicial, passando pela escrita, ilustração e, finalmente, a publicação e apresentação do livro. Além de estimular a criatividade e o senso crítico, essa atividade enfoca o trabalho colaborativo e a importância da edição e revisão textual e visual, oferecendo aos alunos um panorama prático sobre a produção de um livro. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de discutir e planejar o enredo, os personagens e o cenário, seguindo para a escrita compartilhada da história. Posteriormente, ilustrarão o texto, refletindo coletivamente sobre as escolhas que fazem quanto às imagens e sua disposição no livro, além do impacto destas na narrativa. Por fim, a atividade culmina na apresentação dos livros para outras turmas, prática que visa desenvolver habilidades de oralidade e leitura compartilhada, estimulando nos alunos a apreciação pela literatura e pelo processo de criação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa cultivar habilidades diversas nos alunos, como criatividade, trabalho em equipe, planejamento e organização de ideias, escrita colaborativa, reflexão sobre a escolha de palavras, e compreensão do impacto das ilustrações na narrativa. O objetivo é que, ao final do projeto, os estudantes possam não só ter desenvolvido uma história original e sua transposição para o formato de livro, mas também compreendido aspectos fundamentais da estrutura narrativa, da importância do revisão e edição textuais, e do valor da expressão artística por meio das ilustrações. Dessa maneira, além de estimular a capacidade de escrita e expressão visual, espera-se que os alunos aprimorem suas competências de comunicação e apresentação oral, compartilhando suas obras com a comunidade escolar.

  • Estimular a criatividade e expressão individual e coletiva.
  • Desenvolver habilidades de escrita e ilustração.
  • Promover o trabalho colaborativo e a capacidade de edição e revisão.
  • Fomentar o entendimento das estruturas narrativas.
  • Praticar a oralidade e a leitura compartilhada.

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade é estruturado de forma a guiar os alunos pelo universo da criação literária e artística, abordando desde os fundamentos para construir uma história interessante, como personagens, enredo, e cenário, até técnicas de escrita criativa e ilustração. Também será dado enfoque à importância do processo de revisão e edição, tanto do texto quanto das imagens, capacitando os alunos a refletirem criticamente sobre suas escolhas criativas e como estas impactam a narrativa. Ademais, a atividade visa inserir os estudantes no processo de produção de um livro, ensinando-os sobre a organização do texto no espaço da página e design gráfico básico.

  • Estrutura básica de uma narrativa: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.
  • Técnicas de escrita criativa e produção textual colaborativa.
  • Fundamentos de ilustração e design gráfico para livros.
  • Processo de revisão e edição textual e visual.
  • Preparação de uma apresentação oral e exposição de trabalhos.

Metodologia

A metodologia deste projeto engloba uma abordagem hands-on (mão-na-massa), onde os alunos estarão ativamente envolvidos na criação de suas próprias histórias e livros ilustrados. Utilizaremos a técnica de Roda de Debate para discussão e planejamento coletivo de ideias, promovendo o diálogo e a troca entre os alunos, e a Sala de Aula Invertida para as sessões de ilustração e edição, possibilitando que os estudantes tragam pesquisas de casa e aplicando-as em sala. Este modelo pretende fomentar a autonomia dos estudantes, incentivando-os a buscar informações e inspirações, e trazê-las para o contexto da aula, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Utilização da técnica de Roda de Debate para planejamento de enredo e personagens.
  • Prática de escrita compartilhada em pequenos grupos.
  • Sessões de ilustração seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida.
  • Revisão e edição colaborativas do texto e das ilustrações.
  • Preparação e execução de uma apresentação oral para outras turmas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 6 aulas de 60 minutos, distribuídas ao longo de 3 semanas. Cada etapa do projeto, desde o planejamento até a apresentação do livro, será sistematicamente abordada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, criar, revisar e compartilhar suas obras.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de equipes.
  • Aula 2: Planejamento das receitas que irão compor o livro.
  • Aula 3: Escrita compartilhada das receitas.
  • Aula 4: Revisão e edição das receitas / Sessões de ilustração.
  • Aula 5: Preparação da apresentação.
  • Aula 6: Apresentação do livro de receitas para as outras turmas.                                                                      

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando o engajamento e participação dos alunos em todas as etapas do projeto. Serão considerados a criatividade, o comprometimento com o trabalho em equipe, a qualidade da escrita e das ilustrações, assim como a capacidade de revisão e melhoria do trabalho baseando-se em feedbacks. Além disso, a apresentação do livro para outras turmas será avaliada levando-se em conta a clareza, fluência na oralidade e capacidade de manter o interesse do público. Exemplos concretos de desempenhos exemplares serão compartilhados como feedback positivo, incentivando a continuidade do esforço coletivo e individual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, canetas, lápis de cor e marcadores. Também será aproveitado o uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, para pesquisas e eventual utilização de programas de edição de texto e imagem. Além disso, a biblioteca da escola será um recurso importante, oferecendo acesso a diversos livros e materiais que podem inspirar os alunos durante o processo criativo.

  • Papel, lápis, canetas e lápis de cor.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Material para encadernação dos livro.
  • Material para encadernação dos livros.

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