Esta atividade propõe o uso da metodologia de Sala de Aula Invertida, estimulando os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a escreverem sobre suas próprias experiências de férias. Antes da atividade em sala, os estudantes deverão reflectir sobre a escolha do gênero textual — seja ele um diário de viagem, uma carta ou um blog — para planejar um texto narrativo sobre suas férias. Durante a aula, após esse período de preparação prévia, os alunos terão a oportunidade de redigir seus textos, aplicando os conhecimentos predecessores sobre estrutura narrativa, os elementos que compõem uma história, e as características do gênero escolhido. Após a escrita, os textos serão partilhados em uma sessão de leitura comum, durante a qual cada estudante apresentará sua narrativa. Este momento será de suma importância para a troca de experiências e o recebimento de feedbacks construtivos entre os alunos, fortalecendo assim suas habilidades de escrita e comunicação.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e aplicar de forma autônoma as diversas convenções dos gêneros textuais abordados, bem como melhorar suas habilidades narrativas partindo de suas próprias experiências. Espera-se que, ao término, os estudantes sejam capazes de escolher adequadamente o gênero textual que melhor se adapta ao conteúdo que desejam expressar, planejar e escrever de forma coerente e coesa sobre suas experiências de férias, e aprender a oferecer e receber feedback construtivo, melhorando assim suas habilidades de leitura e escrita.
As atividades programáticas são projetadas para exercitar habilidades essenciais no âmbito da produção textual, compreendendo: o estudo e aplicação das características específicas de diferentes gêneros textuais, a estruturação de um texto narrativo incluindo início, meio e fim, bem como a integração dos elementos da história de forma coesa. Também será estimulada a prática reflexiva sobre a escrita e a leitura através da sessão de compartilhamento e feedback.
Esta atividade será desenvolvida por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de inicialmente explorar o conteúdo de maneira independente, seguido de trabalho em sala de aula que enfatiza a prática, reflexão e compartilhamento. O processo inicia-se com o planejamento do texto como tarefa de casa, seguido da escrita em sala com base nos conhecimentos adquiridos, culminando na sessão de leitura compartilhada que promove o debate e a troca de feedbacks, seguindo a dinâmica da Roda de Debate.
A carga horária total é de 4 horas, distribuídas igualmente em 4 aulas de 60 minutos. Cada aula está destinada, respectivamente, ao planejamento pré-aula, escrita dos textos em sala, leitura compartilhada dos textos e, por fim, sessão de feedbacks e encerramento.
A avaliação será contínua e baseada em critérios como a adequação ao gênero textual escolhido, coesão, coerência, criatividade e capacidade de engajamento com os relatos dos colegas. Considerar-se-á o processo de planejamento, escrita e revisão do texto, bem como a participação habilidosa na sessão de feedbacks. Exemplos de ações avaliativas podem ser: adequação da estrutura narrativa, uso correto de elementos da história, resposta e construção sobre o feedback recebido.
Os recursos necessários para esta atividade são materiais de escrita, como papel e caneta, ou dispositivos digitais, caso os textos sejam digitados. Além disso, serão utilizados espaços que propiciem a discussão e o compartilhamento em grupo, como a sala de aula arranjada em forma de cÃrculo para a Roda de Debate. Acesso à biblioteca e recursos online de pesquisa também podem ser úteis para inspiração e consulta durante o planejamento dos textos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula