Escritores de Aventura: Criando Nossos Textos de Férias!

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual

Esta atividade propõe o uso da metodologia de Sala de Aula Invertida, estimulando os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a escreverem sobre suas próprias experiências de férias. Antes da atividade em sala, os estudantes deverão reflectir sobre a escolha do gênero textual — seja ele um diário de viagem, uma carta ou um blog — para planejar um texto narrativo sobre suas férias. Durante a aula, após esse período de preparação prévia, os alunos terão a oportunidade de redigir seus textos, aplicando os conhecimentos predecessores sobre estrutura narrativa, os elementos que compõem uma história, e as características do gênero escolhido. Após a escrita, os textos serão partilhados em uma sessão de leitura comum, durante a qual cada estudante apresentará sua narrativa. Este momento será de suma importância para a troca de experiências e o recebimento de feedbacks construtivos entre os alunos, fortalecendo assim suas habilidades de escrita e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e aplicar de forma autônoma as diversas convenções dos gêneros textuais abordados, bem como melhorar suas habilidades narrativas partindo de suas próprias experiências. Espera-se que, ao término, os estudantes sejam capazes de escolher adequadamente o gênero textual que melhor se adapta ao conteúdo que desejam expressar, planejar e escrever de forma coerente e coesa sobre suas experiências de férias, e aprender a oferecer e receber feedback construtivo, melhorando assim suas habilidades de leitura e escrita.

  • Compreender e aplicar os gêneros textuais diário de viagem, carta e blog.
  • Desenvolver habilidades narrativas e de planejamento textual.
  • Aprimorar a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

Conteúdo Programático

As atividades programáticas são projetadas para exercitar habilidades essenciais no âmbito da produção textual, compreendendo: o estudo e aplicação das características específicas de diferentes gêneros textuais, a estruturação de um texto narrativo incluindo início, meio e fim, bem como a integração dos elementos da história de forma coesa. Também será estimulada a prática reflexiva sobre a escrita e a leitura através da sessão de compartilhamento e feedback.

  • Características de gêneros textuais: diário de viagem, carta, blog.
  • Elementos da narração: configuração, personagens, enredo, conflito e resolução.
  • Estratégias para planejamento, escrita e revisão de textos.
  • Técnicas de feedback construtivo e sua prática.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de inicialmente explorar o conteúdo de maneira independente, seguido de trabalho em sala de aula que enfatiza a prática, reflexão e compartilhamento. O processo inicia-se com o planejamento do texto como tarefa de casa, seguido da escrita em sala com base nos conhecimentos adquiridos, culminando na sessão de leitura compartilhada que promove o debate e a troca de feedbacks, seguindo a dinâmica da Roda de Debate.

  • Planejamento pré-aula do texto a ser escrito.
  • Sessão de escrita em sala com base nos conhecimentos prévios.
  • Leitura compartilhada e sessão de feedbacks em formato de Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de 4 horas, distribuídas igualmente em 4 aulas de 60 minutos. Cada aula está destinada, respectivamente, ao planejamento pré-aula, escrita dos textos em sala, leitura compartilhada dos textos e, por fim, sessão de feedbacks e encerramento.

  • Aula 1: Orientações e planejamento prévio do texto.
  • Aula 2: Escrita dos textos em sala de aula.
  • Aula 3: Leitura compartilhada dos textos narrativos.
  • Aula 4: Sessão de feedbacks e conclusões.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em critérios como a adequação ao gênero textual escolhido, coesão, coerência, criatividade e capacidade de engajamento com os relatos dos colegas. Considerar-se-á o processo de planejamento, escrita e revisão do texto, bem como a participação habilidosa na sessão de feedbacks. Exemplos de ações avaliativas podem ser: adequação da estrutura narrativa, uso correto de elementos da história, resposta e construção sobre o feedback recebido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são materiais de escrita, como papel e caneta, ou dispositivos digitais, caso os textos sejam digitados. Além disso, serão utilizados espaços que propiciem a discussão e o compartilhamento em grupo, como a sala de aula arranjada em forma de círculo para a Roda de Debate. Acesso à biblioteca e recursos online de pesquisa também podem ser úteis para inspiração e consulta durante o planejamento dos textos.

  • Materiais para escrita (papel, canetas, laptops/tablets).
  • Sala de aula organizada para facilitar a discussão em grupo.
  • Acesso à biblioteca e recursos de pesquisa online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo