Nessa atividade, denominada 'Expedição Exploradora: Em Busca das Informações Perdidas', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão instigados a se tornarem verdadeiros detetives literários. Através de uma caça ao tesouro, eles embarcarão em uma aventura pela escola, onde cada sala ou área representa uma estação com um gênero textual diferente, incluindo histórias, instruções, notícias e anúncios. Para encontrar o 'tesouro', os alunos precisarão localizar informações explícitas nesses textos, desenvolvendo suas habilidades de leitura e interpretação. Após a exploração, formar-se-á uma Roda de Debate para que compartilhem suas descobertas, discutam as estratégias de leitura utilizadas e reflictam sobre as diferentes funções sociais dos textos. Esta atividade promove a colaboração entre os alunos, incentivando o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas de leitura de forma lúdica e interativa.
O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual nos alunos, capacitando-os a identificar funções sociais dos gêneros textuais e localizar informações explícitas em diversos tipos de texto. Além disso, pretende-se fomentar a colaboração e o pensamento crítico através da partilha de estratégias de leitura e da reflexão sobre o papel dos textos na sociedade. Através da metodologia ativa de aprendizagem e da integração entre prática e teoria, os alunos serão encorajados a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo não só suas habilidades de leitura e interpretação, mas também competências socioemocionais importantes.
O conteúdo da atividade está organizado em torno da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. Inclui a localização de informações explícitas em textos, compreensão da função social dos textos lidos e a aplicação de estratégias de leitura eficazes. Esses conteúdos serão explorados de forma prática e interativa, através da caça ao tesouro e subsequente Roda de Debate, permitindo que os alunos visualizem e apliquem os conceitos em situações reais de leitura e aprendizagem colaborativa.
A metodologia implementada nesta atividade integra a Aprendizagem Baseada em Projetos com a estratégia da Roda de Debate, proporcionando uma abordagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a explorar as estações de leitura de forma autónoma, utilizando pistas para encontrar informações específicas nos textos. Após a exploração, a Roda de Debate servirá como um espaço de reflexão coletiva, onde os estudantes compartilharão suas descobertas e discutirão as estratégias de leitura empregadas, permitindo um aprendizado construtivo e contextualizado.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos serão introduzidos à tarefa, divididos em grupos e partirão para a caça ao tesouro. Na segunda, após a conclusão da exploração, organizar-se-á a Roda de Debate, permitindo o compartilhamento e a reflexão acerca das descobertas e estratégias utilizadas.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a caça ao tesouro e na Roda de Debate. Serão considerados critérios como engajamento no trabalho em equipe, habilidade em localizar informações nos textos, contribuição para o debate e reflexão crítica sobre as estratégias de leitura e a função dos textos. O professor observará as interações, fornecendo feedback construtivo para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e interpretação dos alunos.
Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais que auxiliarão na criação das estações de leitura e na realização da Roda de Debate. Isso inclui cópias dos textos selecionados para cada estação (histórias, instruções, notícias, anúncios), fichas de registro para anotações dos alunos, critérios da caça ao tesouro e material de apoio para a Roda de Debate. Esses recursos são essenciais para garantir o dinamismo e a interatividade da atividade, promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula