Historiadores Mirins

Desenvolvida por: Gustav… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: História e Cultura Local

Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão transformados em pequenos historiadores com a missão de investigar a cultura e história do seu bairro ou cidade, mergulhando profundamente em suas raízes e identidade. Inicialmente, cada grupo escolherá um tópico específico relacionado à cultura ou história local para explorar. Essa exploração incluirá entrevistas com membros mais antigos da comunidade, visitas a locais de importância histórica e a coleta de informações de várias fontes. Após a pesquisa, os alunos trabalharão em seus grupos para compilar dados, imagens e entrevistas, criando um pequeno documentário ou uma apresentação digital. Esses projetos visam não apenas fortalecer a compreensão dos alunos sobre o passado e presente de sua localidade, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação. A atividade culminará no 'Festival Histórico', uma oportunidade para os alunos apresentarem suas descobertas à comunidade escolar, celebrando assim a rica história e cultura de seu entorno.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Historiadores Mirins' busca engajar os alunos do 5º ano em uma aprendizagem significativa através da exploração da sua própria história local, desenvolvendo habilidades essenciais não apenas para o conhecimento histórico, mas também para o crescimento pessoal e acadêmico. Neste processo, os estudantes irão aprender a realizar pesquisas eficazes, desenvolver habilidades de comunicação através da condução de entrevistas e da criação e apresentação de documentários, além de fomentar o trabalho em equipe. Este projeto também tem como objetivo promover a conscientização e apreciação da cultura e história local, valorizando a identidade cultural da comunidade. O trabalho colaborativo e a pesquisa ativa permitirão aos alunos se apropriarem de seu processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas do seu conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa histórica
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz
  • Promover uma apreciação pela história e cultura local
  • Estimular a curiosidade e a iniciativa pessoal na aprendizagem
  • Melhorar habilidades digitais através da criação de documentários ou apresentações

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI01: Identificar e comparar diferentes fontes e registros do passado, reconhecendo diferenças entre memórias e história.
  • EF05HI03: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica para comunicar suas ideias e representações sobre a história estudada.
  • EF05HI08: Identificar e discutir mudanças e permanências nos modos de vida, nas paisagens naturais e construídas no tempo e no espaço.
  • EF05GE01: Compreender a importância da preservação do patrimônio cultural e natural de sua localidade.
  • EF15LP26: Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma apropriada ao participar de práticas de produção de textos, considerando sua adequação aos objetivos, ao desenvolvimento do tema, ao gênero e ao estabelecimento de diálogos com os interlocutores.

Conteúdo Programático

Este plano de aula interdisciplinar abrange áreas do conhecimento histórico e geográfico, fundamentando-se na Aprendizagem Baseada em Projetos para promover habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de conhecimento. Ao explorar a história e cultura locais, os alunos irão desenvolver uma compreensão mais profunda do espaço em que vivem, assim como dos processos históricos que influenciam a realidade atual. A metodologia ativa aplicada visa estimular não apenas o aprendizado sobre eventos históricos, mas também a valorização da memória, patrimônio e identidades locais.

  • Pesquisa histórica e utilização de fontes variadas
  • Técnicas de entrevista e coleta de dados
  • Criação de materiais digitais (documentários/apresentações)
  • História e geografia locais
  • Patrimônio cultural e natural

Metodologia

Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade estimula os alunos a se tornarem investigadores ativos de sua história local. Os alunos serão instruídos sobre como realizar pesquisas eficazes, incluindo a preparação e realização de entrevistas com moradores da comunidade, assim como a visitação a locais de significado histórico. Após a coleta de informações, serão guiados na organização e apresentação de seus achados através de meios digitais. Essa abordagem prática visa fomentar uma conexão emocional com o material de estudo, tornando o aprendizado mais relevante e duradouro.

  • Formação de grupos e escolha dos temas de pesquisa
  • Organização de visitas e entrevistas
  • Compilação e análise de informações coletadas
  • Produção do material digital
  • Apresentação final no 'Festival Histórico'

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão grupos e iniciarão a escolha dos temas e planejamento da pesquisa. A segunda aula será destinada à finalização dos projetos digitais e preparação para o 'Festival Histórico'.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha de temas e planejamento da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos projetos digitais e preparação para a apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e no esforço aplicado na criação dos documentários ou apresentações digitais. Além disso, avaliar-se-á a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e a eficácia com que comunicam suas descobertas durante o 'Festival Histórico'. Exemplos de rubricas de avaliação incluirão critérios como coesão e coerência do trabalho em grupo, profundidade da pesquisa histórica, qualidade das entrevistas e incorporação de recursos digitais na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, câmeras ou smartphones para gravação de entrevistas e visitas a locais históricos, programas de edição de vídeo ou plataformas de criação de apresentações online, materiais para anotações e organização da pesquisa, além de acesso a bibliotecas locais ou arquivos históricos para ampliar as fontes de pesquisa.

  • Acesso à internet e computadores
  • Câmeras ou smartphones para gravações
  • Programas de edição de vídeo ou plataformas de apresentações
  • Materiais para anotações (cadernos, canetas)
  • Acesso a bibliotecas ou arquivos históricos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo