Investigadores de Textos

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função Social dos Textos

Nessa atividade, Investigadores de Textos, os alunos do 5º ano serão introduzidos à análise textual através de uma exploração ativa e colaborativa. Divididos em pequenos grupos, receberão diferentes tipos de textos, como notícias, propagandas, instruções e e-mails, com o objetivo de descobrir a função social de cada um. Os alunos terão que investigar e determinar onde esses textos poderiam ser encontrados, quem poderia tê-los escrito e qual o público-alvo destinado. Essa investigação desafia os alunos a entenderem a relevância e aplicabilidade dos textos no cotidiano, promovendo não apenas a leitura crítica mas também a capacidade de argumentação e debate. Após a etapa de investigação, cada grupo apresentará suas conclusões através de uma Roda de Debate, onde discutirão as razões por trás de suas respostas, permitindo a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades orais e argumentativas. A atividade visa não apenas a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o reconhecimento da função social dos diversos textos presentes no cotidiano dos alunos, estimulando a capacidade de leitura crítica, interpretação e debate. Busca-se desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e argumentação, fundamentais para a formação integral dos alunos. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar características de diferentes gêneros textuais, compreender o conceito de função social dos textos e aplicar esses conhecimentos em contextos variados, reconhecendo a importância desses textos na comunicação e interação social.

  • Identificar diferentes gêneros textuais e suas características.
  • Compreender a função social dos textos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação.
  • Promover a capacidade de argumentação e debate.
  • Estabelecer conexões entre os textos e seu uso no cotidiano.

Conteúdo Programático

A atividade Investigadores de Textos está alinhada aos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, enfocando o estudo dos gêneros textuais e sua funcionalidade na sociedade. Serão explorados textos multimodais, incentivando os alunos a reconhecerem e diferenciarem notícias, propagandas, instruções e e-mails, além de entenderem o papel social e a importância da comunicação efetiva através desses diferentes meios.

  • Gêneros textuais
  • Função social dos textos
  • Leitura crítica e interpretativa
  • Comunicação e expressão
  • Argumentação e debate

Metodologia

A metodologia ativa, por meio da formação de pequenos grupos de investigação e a implementação de uma Roda de Debate, assegura um ambiente de aprendizado colaborativo e dialógico. Essa abordagem promove o engajamento e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, encorajando a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, críticas e argumentativas. Toda a atividade será mediada por questionamentos provocativos e orientações que estimulem a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.

  • Trabalho em grupo
  • Roda de Debate
  • Análise e comparação de textos
  • Apresentação e defesa de ideias

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos receberão os textos e iniciarão a análise. Na segunda aula, acontecerá a Roda de Debate e a conclusão da atividade.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação dos grupos de investigação.
  • Aula 2: Roda de Debate e apresentação das conclusões dos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade Investigadores de Textos focará na participação ativa dos alunos, na profundidade da análise textual realizada pelos grupos e na qualidade das argumentações apresentadas durante a Roda de Debate. Será avaliado o entendimento dos alunos sobre a função social dos textos, além de suas habilidades de interpretação, argumentação e colaboração. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações para estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários textos impressos de diferentes gêneros (notícias, propagandas, instruções, e-mails), um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, e materiais para anotações, como cadernos, lápis e borrachas. O uso de projeções ou recursos digitais para apresentação das conclusões dos grupos também pode enriquecer a atividade.

  • Textos impressos de diferentes gêneros
  • Espaço adequado para a Roda de Debate
  • Materiais para anotações
  • Projetor ou recurso digital para apresentações

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