Nessa atividade, Investigadores de Textos, os alunos do 5º ano serão introduzidos à análise textual através de uma exploração ativa e colaborativa. Divididos em pequenos grupos, receberão diferentes tipos de textos, como notícias, propagandas, instruções e e-mails, com o objetivo de descobrir a função social de cada um. Os alunos terão que investigar e determinar onde esses textos poderiam ser encontrados, quem poderia tê-los escrito e qual o público-alvo destinado. Essa investigação desafia os alunos a entenderem a relevância e aplicabilidade dos textos no cotidiano, promovendo não apenas a leitura crítica mas também a capacidade de argumentação e debate. Após a etapa de investigação, cada grupo apresentará suas conclusões através de uma Roda de Debate, onde discutirão as razões por trás de suas respostas, permitindo a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades orais e argumentativas. A atividade visa não apenas a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas dos alunos.
O objetivo principal desta atividade é promover o reconhecimento da função social dos diversos textos presentes no cotidiano dos alunos, estimulando a capacidade de leitura crítica, interpretação e debate. Busca-se desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e argumentação, fundamentais para a formação integral dos alunos. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar características de diferentes gêneros textuais, compreender o conceito de função social dos textos e aplicar esses conhecimentos em contextos variados, reconhecendo a importância desses textos na comunicação e interação social.
A atividade Investigadores de Textos está alinhada aos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, enfocando o estudo dos gêneros textuais e sua funcionalidade na sociedade. Serão explorados textos multimodais, incentivando os alunos a reconhecerem e diferenciarem notícias, propagandas, instruções e e-mails, além de entenderem o papel social e a importância da comunicação efetiva através desses diferentes meios.
A metodologia ativa, por meio da formação de pequenos grupos de investigação e a implementação de uma Roda de Debate, assegura um ambiente de aprendizado colaborativo e dialógico. Essa abordagem promove o engajamento e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, encorajando a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, críticas e argumentativas. Toda a atividade será mediada por questionamentos provocativos e orientações que estimulem a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos receberão os textos e iniciarão a análise. Na segunda aula, acontecerá a Roda de Debate e a conclusão da atividade.
A avaliação da atividade Investigadores de Textos focará na participação ativa dos alunos, na profundidade da análise textual realizada pelos grupos e na qualidade das argumentações apresentadas durante a Roda de Debate. Será avaliado o entendimento dos alunos sobre a função social dos textos, além de suas habilidades de interpretação, argumentação e colaboração. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações para estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo dos alunos.
Para a realização da atividade, serão necessários textos impressos de diferentes gêneros (notícias, propagandas, instruções, e-mails), um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, e materiais para anotações, como cadernos, lápis e borrachas. O uso de projeções ou recursos digitais para apresentação das conclusões dos grupos também pode enriquecer a atividade.
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