Mapa Sonoro das Férias

Desenvolvida por: Gleice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Retorno das Aulas

A atividade 'Mapa Sonoro das Férias' tem como foco principal o desenvolvimento da habilidade de recontar oralmente experiências pessoais significativas através da criação de um mapa sonoro. Ao rememorar momentos das férias, os alunos usam sons para representar situações e sentimentos vividos, estimulando a criatividade e a capacidade de comunicação. Esta prática promove a habilidade de escuta ativa dos colegas, bem como a articulação das ideias de forma clara e coerente. Integrando múltiplas linguagens, os alunos são desafiados a refletir sobre suas vivências e compartilhá-las, desenvolvendo a capacidade de síntese e narração. O exercício incentiva uma escuta empática, essencial para a mediação de conflitos e o desenvolvimento de relações construtivas no ambiente escolar, além de fortalecer os laços entre os alunos ao estimular a troca de histórias pessoais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em fortalecer as competências de recontar oralmente experiências de forma clara e estruturada, utilizando diversas formas de expressão além da oralidade pura, como os sons. Este exercício também visa promover a escuta ativa e estimulante, incentivando uma análise crítica das próprias experiências e dos relatos dos colegas, levando em consideração a diversidade de perspectivas e a riqueza do uso de diferentes meios para comunicação. Isso se alinha com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e sensibilidade cultural, ao valorizar e respeitar a narrativa de cada aluno.

  • Desenvolver a habilidade de recontar experiências pessoais de forma estruturada.
  • Estimular o uso de diferentes formas de expressão além da verbalização direta.
  • Promover a escuta ativa e a sensibilidade cultural através da troca de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado em práticas de comunicação oral e escuta ativa, abordando temas como narrativa pessoal, uso de sons como suporte narrativo, e a importância da empatia no ato de escutar. O aluno será convidado a explorar e refletir sobre as diversas linguagens, desenvolvendo uma compreensão amplia da comunicação como um processo complexo que vai além das palavras. Este conteúdo está alinhado a um ensino que valoriza a integralidade das expressões pessoais e a multiplicidade cultural enquanto promove padrões comunicativos respeitosos e inclusivos.

  • Comunicação oral e uso de narrativas pessoais.
  • Exploração do uso de sons como suporte narrativo.
  • Desenvolvimento de empatia e escuta ativa.

Metodologia

A metodologia adotada promove atividades práticas centradas no estudante, onde a experiência pessoal é o ponto de partida para a construção do conhecimento. O aluno é estimulado a refletir sobre suas memórias pessoais e expressá-las utilizando uma mídia auditiva. Este formato contribui para o desenvolvimento de sua autonomia e criatividade, ao mesmo tempo que oferece uma plataforma para o exercício da escuta ativa através da apresentação e escuta dos trabalhos dos colegas. Incentiva-se uma abordagem colaborativa, respeitando os prazos e o trabalho em grupos.

  • Atividades práticas centradas no estudante.
  • Expressão pessoal através de mídia auditiva.
  • Incentivo à criatividade e autonomia.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para ser executado em uma aula de 60 minutos. Durante esse período, os alunos serão introduzidos ao conceito de mapa sonoro, e terão tempo para refletir, planejar e iniciar a criação dos seus mapas individuais. Será disponibilizado um espaço para a apresentação dos sons capturados e dos relatos associados, permitindo também a interação e o feedback entre os colegas, ampliando a experiência de aprendizado colaborativo.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de mapa sonoro, planejamento e criação inicial dos mapas. Apresentação e discussão dos sons entre os alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Mapa Sonoro (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de mapa sonoro. Diga que um mapa sonoro é uma maneira criativa de contar histórias usando sons em vez de palavras escritas. Utilize exemplos de sons do cotidiano e peça aos alunos que identifiquem o som e imaginem a história por trás dele. Incentive a interação ao perguntar se eles já ouviram sons similares.

    Momento 2: Planejamento do Mapa Sonoro (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a pensarem em suas experiências de férias e em quais sons poderiam representá-las. Distribua papel e caneta para que façam esboços de um roteiro sonoro. Circule pela sala e ajude os alunos que talvez precisem de incentivo para lembrar suas vivências ou entender como traduzi-las em sons. É importante que todos compartilhem ao menos uma ideia. Peça que pensem em sentimentos associados aos sons para enriquecer a narrativa.

    Momento 3: Criação Inicial do Mapa Sonoro (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os dispositivos de gravação de áudio e os fones de ouvido. Oriente os alunos a começarem a gravar e editar seus sons. Motive os alunos a experimentarem diferentes sons e expressões, garantindo que todos tenham a oportunidade de testar o equipamento. Observe se estão explorando criatividade e ajudando uns aos outros.

    Momento 4: Apresentação e Discussão dos Sons (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns alunos para apresentarem seus mapas sonoros. Após cada apresentação, estimule uma discussão sobre os sentimentos transmitidos pelos sons. Pergunte o que os ouvintes imaginaram a partir dos sons e se conseguiram captar a mensagem pretendida. Ao final, peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam com esta atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições específicas nessa turma, é sempre importante garantir que todos se sintam incluídos e à vontade. Incentive o trabalho em grupos para aqueles que podem precisar de mais apoio. Se algum aluno enfrentar dificuldades com o equipamento ou a interpretação dos sons, ofereça apoio individual adicional. Sempre promova um ambiente encorajador para que todos se sintam confortáveis em partilhar suas histórias e sejam respeitados por suas contribuições únicas. Lembre-se de que a paciência e a compreensão são fundamentais para garantir a inclusão de todos.

Avaliação

Para avaliar o aproveitamento da atividade, a metodologia de avaliação proposta inclui observação contínua e feedback formativo. Dois principais formatos de avaliação são: (1) Avaliação Descritiva: O professor poderá observar a interação dos alunos durante a atividade, avaliando aspectos como clareza na comunicação e habilidade de escuta ativa, facilitando um feedback formativo direcionado à melhora continua. (2) Autoavaliação: Os próprios alunos poderão refletir sobre o seu desempenho e aprendizado, discutindo suas percepções pessoais sobre suas apresentações e escutas dos mapas sonoros dos colegas. Ambas as abordagens garantem que o processo avaliativo seja inclusivo, valendo-se de adaptações nos critérios avaliativos quando necessário, respeitando as individualidades de cada aluno.

  • Avaliação Descritiva Observacional por parte do professor.
  • Autoavaliação dos alunos sobre seu próprio processo e aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos materiais e tecnológicos previstos para a atividade incluem dispositivos de gravação de áudio, como gravadores de voz, smartphones ou tablets com capacidade de gravação, e fones de ouvido para execução do som. Esses materiais permitem que os alunos capturem e revisem os sons livremente, facilitando a criatividade e a autonomia. Além disso, recursos visuais como papel e caneta poderão ser utilizados para esboçar ideias dos mapas sonoros. A variedade de recursos visa a enriquecimento do aprendizado e possibilita múltiplas formas de expressão.

  • Dispositivos de gravação de áudio.
  • Fones de ouvido.
  • Papel e caneta para esboços.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que os professores lidam com inúmeras exigências diárias, mas queremos garantir uma prática pedagógica inclusiva e acessível. As recomendações para inclusão nesta atividade envolvem estratégias práticas que não demandam custo ou tempo considerável. Por exemplo, materiais de fácil acesso, como gravações simplificadas, poderão ser integrais a todos os alunos. Para assegurar diversidade, é importante que os temas das narrações respeitem diferentes culturas e experiências dos alunos. Ademais, garantir um ambiente de apresentação acolhedor e respeitoso é essencial, incentivando sempre a livre expressão e a escuta ativa.

  • Uso de recursos de gravação disponíveis.
  • Temas das narrações que respeitam diversidade cultural.
  • Ambiente acolhedor para apresentação e troca de ideias.

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