A 'Maratona de Leitura Sem Barreiras' é uma atividade inovadora e interativa projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de promover o prazer pela leitura e desenvolver habilidades de leitura e expressão oral. Nesta atividade, os alunos selecionarão textos curtos, adequados ao seu nível de leitura, para ler silenciosamente e, em seguida, compartilhar suas reflexões em voz alta com a turma. A estrutura em rodízio garante que todos os alunos experimentem os papéis de leitores e ouvintes, enriquecendo a experiência de aprendizagem coletiva. Para aprofundar a compreensão e promover a análise crítica, será proposta uma roda de debate sobre as temáticas abordadas nos textos, incentivando a expressão da opinião pessoal e o respeito às diferentes perspectivas. Esta atividade não só estimula a compreensão leitora e a fluência oral, como também fomenta o respeito à diversidade literária e a importância da escolha pessoal na prática leitora.
Esta atividade tem como principais objetivos fomentar o amor pela leitura entre os alunos do 5º ano, desenvolver a fluência leitora e a capacidade de expressão oral, além de promover a interação e o respeito mútuo a partir do compartilhamento de diferentes textos e perspectivas. Ao selecionar suas próprias leituras, os alunos exercitam a autonomia e se deparam com a diversidade textual, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da sua capacidade crítica e interpretativa. A metodologia ativa e participativa impulsiona os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, incentivando-os a debaterem os temas lidos com respeito e empatia pelos pontos de vista dos colegas.
A atividade está alinhada ao desenvolvimento da competência leitora e expressiva dos alunos, abordando a leitura de diferentes gêneros textuais e promovendo o debate crítico sobre temas variados. Dessa forma, contribui para o aprimoramento da capacidade interpretativa, o enriquecimento do vocabulário e a formação de um pensamento analítico e reflexivo.
A metodologia ativa será central nesta atividade, com ênfase nas práticas 'Mão-na-massa' e na 'Roda de Debate'. Os alunos serão encorajados a selecionar, ler e compartilhar textos de seu interesse, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. A roda de debate será um momento chave, onde serão discutidas as temáticas dos textos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas de forma respeitosa e construtiva.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos, permitindo tempo adequado para a seleção de textos, leitura, compartilhamento e debate.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focada na participação efetiva dos alunos, na qualidade da expressão oral durante o compartilhamento dos textos e no engajamento construtivo durante os debates. Serão valorizadas a capacidade de reflexão individual e a habilidade de argumentação, bem como a atitude respeitosa e a escuta ativa. O professor deverá oferecer feedback construtivo para incentivar o desenvolvimento das habilidades de leitura, expressão e argumentação dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos textos adequados ao nível de leitura do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo contos, fábulas, crônicas e verbetes de dicionários. Além disso, será essencial dispor de um espaço confortável que favoreça a leitura e o debate em grupo, tais como a sala de aula organizada em círculo ou uma biblioteca escolar.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula