Maratona de Leitura Sem Barreiras

Desenvolvida por: Erisva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

A 'Maratona de Leitura Sem Barreiras' é uma atividade inovadora e interativa projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de promover o prazer pela leitura e desenvolver habilidades de leitura e expressão oral. Nesta atividade, os alunos selecionarão textos curtos, adequados ao seu nível de leitura, para ler silenciosamente e, em seguida, compartilhar suas reflexões em voz alta com a turma. A estrutura em rodízio garante que todos os alunos experimentem os papéis de leitores e ouvintes, enriquecendo a experiência de aprendizagem coletiva. Para aprofundar a compreensão e promover a análise crítica, será proposta uma roda de debate sobre as temáticas abordadas nos textos, incentivando a expressão da opinião pessoal e o respeito às diferentes perspectivas. Esta atividade não só estimula a compreensão leitora e a fluência oral, como também fomenta o respeito à diversidade literária e a importância da escolha pessoal na prática leitora.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos fomentar o amor pela leitura entre os alunos do 5º ano, desenvolver a fluência leitora e a capacidade de expressão oral, além de promover a interação e o respeito mútuo a partir do compartilhamento de diferentes textos e perspectivas. Ao selecionar suas próprias leituras, os alunos exercitam a autonomia e se deparam com a diversidade textual, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da sua capacidade crítica e interpretativa. A metodologia ativa e participativa impulsiona os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, incentivando-os a debaterem os temas lidos com respeito e empatia pelos pontos de vista dos colegas.

  • Promover o interesse e o prazer pela leitura.
  • Desenvolver fluência leitora e capacidade de expressão oral.
  • Estimular a escolha pessoal de leitura como forma de autodescoberta e autonomia.
  • Fomentar o respeito pela diversidade de opiniões e experiências literárias.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e debate construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF05LP22: Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao desenvolvimento da competência leitora e expressiva dos alunos, abordando a leitura de diferentes gêneros textuais e promovendo o debate crítico sobre temas variados. Dessa forma, contribui para o aprimoramento da capacidade interpretativa, o enriquecimento do vocabulário e a formação de um pensamento analítico e reflexivo.

  • Seleção e leitura silenciosa de textos
  • Expressão oral e partilha de leituras
  • Técnicas de debate e argumentação
  • Respeito às diferenças e escuta ativa

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, com ênfase nas práticas 'Mão-na-massa' e na 'Roda de Debate'. Os alunos serão encorajados a selecionar, ler e compartilhar textos de seu interesse, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. A roda de debate será um momento chave, onde serão discutidas as temáticas dos textos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas de forma respeitosa e construtiva.

  • Leitura individual silenciosa
  • Compartilhamento em voz alta
  • Roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos, permitindo tempo adequado para a seleção de textos, leitura, compartilhamento e debate.

  • Aula 1: Seleção de textos e leitura silenciosa
  • Aula 2: Compartilhamento em voz alta e roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focada na participação efetiva dos alunos, na qualidade da expressão oral durante o compartilhamento dos textos e no engajamento construtivo durante os debates. Serão valorizadas a capacidade de reflexão individual e a habilidade de argumentação, bem como a atitude respeitosa e a escuta ativa. O professor deverá oferecer feedback construtivo para incentivar o desenvolvimento das habilidades de leitura, expressão e argumentação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos textos adequados ao nível de leitura do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo contos, fábulas, crônicas e verbetes de dicionários. Além disso, será essencial dispor de um espaço confortável que favoreça a leitura e o debate em grupo, tais como a sala de aula organizada em círculo ou uma biblioteca escolar.

  • Diversos textos literários e informativos
  • Espaço adequado para leitura e debate
  • Material para anotação das discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo