Mini Pesquisadores de Campo

Desenvolvida por: Geane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto Instrucional e Exploração do Ambiente

Esta atividade tem como objetivo transformar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em mini pesquisadores, incentivando-os a explorar o ambiente escolar ou a comunidade para coletar dados ou observações sobre tópicos do cotidiano. Através desta exploração, os alunos serão encorajados a escrever instruções ou diretrizes detalhadas para realizar tarefas específicas, como preparar uma receita simples ou explicar como jogar um jogo tradicional da comunidade. Este projeto promove não só a autonomia individual na elaboração dos textos, mas também fomenta a interação social, ao compartilhar e discutir os trabalhos com a turma, estimulando debates sobre a clareza, precisão e estilo dos textos produzidos. A metodologia ativa será empregada com o intuito de envolver os alunos de maneira significativa, garantindo que participem ativamente do processo de aprendizagem por meio de investigações, reflexões e criação.

Objetivos de Aprendizagem

A implementação desta atividade visa aprimorar as habilidades de escrita, leitura e observação dos alunos do 5º ano, estimulando-os a aplicar práticas de pesquisa no cotidiano e a desenvolver textos instrucionais claros e precisos. Além de explorar aspectos culturais e sociais de sua comunidade escolar ou local, esta atividade promove um engajamento ativo na experiência de aprendizagem, incentivando os alunos a se tornarem mais observadores, críticos e reflexivos sobre o mundo ao seu redor. Ademais, busca-se estimular a autonomia do aluno no processo de escrita e fortalecer habilidades sociais em situações de diálogo e trocas culturais.

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura crítica.
  • Promover a exploração e observação do ambiente escolar ou comunitário.
  • Estimular a autonomia na escrita de textos com clareza e precisão.
  • Fomentar habilidades sociais e culturais através do compartilhamento de trabalhos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre práticas cotidianas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Dentro deste projeto pedagógico, será abordado o conteúdo referente a textos instrucionais, enfatizando as práticas de escrita, leitura e observação. Com ênfase na exploração do ambiente ao redor e na construção de instruções claras e precisas, o conteúdo programático inclui: características do texto instrucional, diferenciação entre gêneros textuais, estratégias para pesquisa e coleta de dados no campo, além de princípios para a escrita clara e eficaz.

  • Características do texto instrucional
  • Diferenciação entre gêneros textuais
  • Estratégias para pesquisa e observação do ambiente
  • Princípios para a escrita de instruções claras e precisas

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade alinha-se ao ensino centrado no aluno, estimulando a participação ativa por meio de pesquisa de campo e escrita autônoma. As etapas incluem a exploração do ambiente escolar ou da comunidade, coleta de dados, análise e síntese das informações coletadas, seguidas pela escrita individual de textos instrucionais. Esta abordagem promove não apenas a aprendizagem significativa, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

  • Exploração ativa do ambiente escolar ou comunitário
  • Coleta e análise de dados
  • Síntese de informações em forma de texto instrucional
  • Compartilhamento e discussão dos textos com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a exploração do ambiente e coleta de dados. A segunda aula será dedicada à escrita dos textos instrucionais e sua subsequente partilha e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, exploração do ambiente e coleta de dados.
  • Aula 2: Escrita dos textos instrucionais, compartilhamento e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem e progresso do aluno. Serão avaliados a clareza, precisão e criatividade dos textos instrucionais produzidos, bem como a capacidade de observação e pesquisa demonstradas durante a coleta de dados. Além disso, a participação ativa na discussão dos textos e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo serão elementos importantes na avaliação. Exemplos de critérios incluem a adesão às convenções do gênero instrucional, reflexão crítica sobre o processo de escrita, e o grau de engajamento e colaboração durante as atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cadernos ou dispositivos digitais para anotação durante a exploração e pesquisa, acesso a espaços escolares ou comunitários para observação, e materiais básicos de escrita para a redação dos textos. Materiais adicionais como câmeras ou gravadores podem ser utilizados para registrar observações, caso disponíveis.

  • Cadernos e lápis / Dispositivos digitais para anotações
  • Acesso a espaços escolares ou comunitários para observação
  • Câmeras ou gravadores para registros (opcional)
  • Materiais básicos de escrita

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