Esta atividade tem como objetivo transformar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em mini pesquisadores, incentivando-os a explorar o ambiente escolar ou a comunidade para coletar dados ou observações sobre tópicos do cotidiano. Através desta exploração, os alunos serão encorajados a escrever instruções ou diretrizes detalhadas para realizar tarefas específicas, como preparar uma receita simples ou explicar como jogar um jogo tradicional da comunidade. Este projeto promove não só a autonomia individual na elaboração dos textos, mas também fomenta a interação social, ao compartilhar e discutir os trabalhos com a turma, estimulando debates sobre a clareza, precisão e estilo dos textos produzidos. A metodologia ativa será empregada com o intuito de envolver os alunos de maneira significativa, garantindo que participem ativamente do processo de aprendizagem por meio de investigações, reflexões e criação.
A implementação desta atividade visa aprimorar as habilidades de escrita, leitura e observação dos alunos do 5º ano, estimulando-os a aplicar práticas de pesquisa no cotidiano e a desenvolver textos instrucionais claros e precisos. Além de explorar aspectos culturais e sociais de sua comunidade escolar ou local, esta atividade promove um engajamento ativo na experiência de aprendizagem, incentivando os alunos a se tornarem mais observadores, críticos e reflexivos sobre o mundo ao seu redor. Ademais, busca-se estimular a autonomia do aluno no processo de escrita e fortalecer habilidades sociais em situações de diálogo e trocas culturais.
Dentro deste projeto pedagógico, será abordado o conteúdo referente a textos instrucionais, enfatizando as práticas de escrita, leitura e observação. Com ênfase na exploração do ambiente ao redor e na construção de instruções claras e precisas, o conteúdo programático inclui: características do texto instrucional, diferenciação entre gêneros textuais, estratégias para pesquisa e coleta de dados no campo, além de princípios para a escrita clara e eficaz.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade alinha-se ao ensino centrado no aluno, estimulando a participação ativa por meio de pesquisa de campo e escrita autônoma. As etapas incluem a exploração do ambiente escolar ou da comunidade, coleta de dados, análise e síntese das informações coletadas, seguidas pela escrita individual de textos instrucionais. Esta abordagem promove não apenas a aprendizagem significativa, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a exploração do ambiente e coleta de dados. A segunda aula será dedicada à escrita dos textos instrucionais e sua subsequente partilha e discussão em grupo.
A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem e progresso do aluno. Serão avaliados a clareza, precisão e criatividade dos textos instrucionais produzidos, bem como a capacidade de observação e pesquisa demonstradas durante a coleta de dados. Além disso, a participação ativa na discussão dos textos e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo serão elementos importantes na avaliação. Exemplos de critérios incluem a adesão às convenções do gênero instrucional, reflexão crítica sobre o processo de escrita, e o grau de engajamento e colaboração durante as atividades em grupo.
Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cadernos ou dispositivos digitais para anotação durante a exploração e pesquisa, acesso a espaços escolares ou comunitários para observação, e materiais básicos de escrita para a redação dos textos. Materiais adicionais como câmeras ou gravadores podem ser utilizados para registrar observações, caso disponíveis.
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