A atividade 'Poetas da Sala' é projetada para estimular a criatividade e capacidade expressiva dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental através da produção de poemas. Nesta atividade prática, os alunos discutirão inicialmente em grupo sobre os diferentes tipos de poemas - soneto, haicai, e verso livre - adentrando nas particularidades e características de cada um. Posteriormente, cada estudante é encorajado a selecionar um tema que lhe seja interessante ou que faça parte de sua vivência cotidiana, para então, com auxílio de materiais diversificados como revistas, jornais, e acessos a blogs de poesia no laboratório de informática, iniciar uma fase de pesquisa e inspiração. A expressão de emoções e visões de mundo pessoais no papel será o foco, onde os alunos, com suporte constante do educador, desenvolverão seus poemas atentando para aspectos importantes como público-alvo, suporte de apresentação e temática, conforme orienta a BNCC. Este exercício culminará em uma roda de leitura, momento no qual os textos serão compartilhados com a sala, permitindo trocas ricas entre os alunos, onde feedbacks positivos e construtivos serão incentivados.
O principal objetivo da atividade 'Poetas da Sala' é utilizar a expressão poética como ferramenta para desenvolver habilidades de escrita criativa nos alunos, além de favorecer a capacidade de expressão e reflexão sobre suas próprias emoções e percepções de mundo. Através desta atividade, busca-se levar os alunos a compreender as diferentes formas poéticas, assim como incentivar a apreciação literária e a autonomia na busca por inspiração em recursos multimídia, fomentando também habilidades de pesquisa e seleção de informações pertinentes. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos apresentem maior confiança em suas capacidades de expressão escrita e oral, além de um aprimoramento na habilidade de receber e oferecer feedback construtivo em um contexto colaborativo de aprendizagem.
A atividade proposta encontra fundamento na rica tradição poética, explorando desde a estrutura formal de poemas clássicos como o soneto e o haicai até a liberdade expressiva do verso livre. Prioriza-se o fomento à criatividade e expressividade individual dos alunos, garantindo que cada um possa explorar temáticas pessoais e significativas, promovendo, assim, um engajamento mais profundo com a tarefa. O uso de recursos multimídia para pesquisa abre um leque de possibilidades para que os alunos encontrem vozes poéticas que ressoem com suas experiências, além de permitir a descoberta de novos autores e estilos. A metodologia ativa, com ênfase na participação efetiva do aluno, e a prática de feedback visam a construção de um ambiente de aprendizado cooperativo e suporte mútuo.
A metodologia adotada para 'Poetas da Sala' compreende uma abordagem ativa e participativa, na qual os alunos são encorajados a serem os principais agentes de sua aprendizagem. A prática mão-na-massa, aliada à Aprendizagem Baseada em Jogos, proporciona um ambiente dinâmico e engajador, onde a criação poética se torna não apenas uma atividade de escrita, mas uma experiência de descoberta pessoal e coletiva. A inclusão de momentos dedicados à pesquisa e inspiração em recursos digitais amplia o horizonte dos estudantes, enquanto a roda de leitura final oferece um espaço valioso para prática da oralidade e do compartilhamento criativo em um contexto de apreciação mútua.
Esta atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando tempo suficiente para discussão, criação, e compartilhamento dos poemas. Na primeira aula, o foco será na introdução aos diferentes tipos de poemas e na seleção dos temas, além do início da pesquisa para inspiração. A segunda aula será dedicada à finalização dos poemas e à preparação para a roda de leitura, momento de partilha dos trabalhos e troca de feedbacks.
A avaliação ocorrerá de maneira formativa e contínua ao longo do processo de criação e partilha dos poemas. Será considerada a capacidade do aluno de expressar suas ideias e emoções de forma poética, bem como a utilização das estruturas dos diferentes tipos de poemas discutidos. A participação ativa no processo de feedback, tanto ao oferecer quanto ao recepcionar comentários construtivos, também será um componente chave da avaliação. Exemplos concretos de critérios incluem criatividade, coerência temática, habilidade de engajamento com o público durante a apresentação, e a capacidade de incorporar feedbacks no processo de aprendizagem. Essa abordagem busca não apenas avaliar o produto final, mas também valorizar o processo criativo e a aprendizagem colaborativa.
Os recursos necessários para a realização da atividade abrangem materiais físicos e digitais. Revistas e jornais serão usados como fontes de inspiração e pesquisa temática. O acesso ao laboratório de informática é crucial para que os alunos explorem blogs de poesia e outros recursos online. Adicionalmente, espaço adequado para a roda de leitura proporcionará um ambiente confortável para a partilha e discussão dos poemas. A disponibilidade desses recursos é fundamental para o sucesso da atividade, garantindo que a experiência de aprendizagem seja rica e completa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula