Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano serão introduzidos ao conceito de responsabilidade digital, focando na análise crítica de textos e postagens em mídias sociais que propagam discurso de ódio ou bullying. Através de uma experiência mão-na-massa, os estudantes aprenderão sobre o impacto das palavras na Internet, assumindo o papel de detetives da linguagem para identificar escolhas lexicais negativas e reescrever as mensagens de uma forma positiva. O objetivo é promover a consciência sobre como expressões e palavras escolhidas impactam o outro, desenvolvendo habilidades de empatia e respeito nas interações sociais online. A atividade permitirá aos alunos um entendimento mais profundo sobre o poder das palavras e como utilizar a linguagem para construir um ambiente digital mais saudável e respeitoso.
Ao participar desta atividade, os alunos desenvolverão competências críticas para navegar no ambiente digital de forma consciente e respeitosa. Serão capazes de identificar e analisar discursos de ódio e bullying em variados textos e postagens em mídias sociais, reconhecendo as escolhas lexicais que contribuem para esses discursos nocivos. Através da reescrita de mensagens com uma abordagem positiva, os estudantes aprenderão a promover uma comunicação construtiva, visando uma cultura digital de respeito e empatia. Este conhecimento os auxiliará a serem agentes de mudança, incentivando a prática da cidadania digital responsável.
A temática proposta abordará conceitos fundamentais sobre linguagem, comunicação e comportamento digital, elucidando o impacto das escolhas lexicais em textos e mídias sociais. O conteúdo programático enfatizará a importância da reflexão sobre o discurso de ódio e bullying online. Através da análise e reescrita de mensagens, os alunos serão estimulados a compreender o poder das palavras e a necessidade de promover um ambiente digital saudável e respeitoso.
Adotando uma abordagem mão-na-massa, esta atividade incentiva a participação ativa dos alunos através de técnicas de análise crítica e reescrita de textos. Com um foco prático, os estudantes serão desafiados a investigar e refletir sobre as mensagens, contribuindo ativamente para a transformação de discursos negativos em comunicações positivas. O trabalho em grupo será valorizado para promover a troca de ideias e fomentar um ambiente colaborativo de aprendizado.
A atividade será realizada em três sessões de 50 minutos, distribuídas ao longo de uma semana, permitindo uma imersão progressiva na temática e na metodologia proposta.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões e análises, bem como na qualidade e profundidade da reescrita das mensagens. Serão avaliados critérios como compreensão do tema, habilidade de identificar escolhas lexicais problemáticas e eficiência em promover reescritas que reflitam princípios de empatia, respeito e cidadania digital. A colaboração e o engajamento durante as atividades em grupo também serão considerados, valorizando a contribuição de cada aluno no processo de aprendizagem coletiva.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa de textos e postagens em mídias sociais, materiais para anotação e reescrita, além de espaço propício para discussões em grupo. O uso de tecnologias digitais será incentivado para facilitar a pesquisa, a colaboração entre os alunos e o registro das atividades desenvolvidas.
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