Aventura dos Verbos

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos e análise dos modos verbais

Nesta atividade, os alunos do 6º ano serão envolvidos em uma jornada interativa explorando os modos verbais através da criação de narrativas em grupo. O objetivo é que eles compreendam os efeitos de diferentes modos verbais, como indicativo, subjuntivo e imperativo, em contextos narrativos. A atividade começa com uma explicação teórica inicial para contextualizar os modos verbais e seus significados. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos pequenos para desenvolver pequenas histórias ou narrativas, escolhendo intencionalmente os verbos e justificando suas escolhas conforme a intenção comunicativa desejada. Após a criação, os grupos participarão de uma roda de debate para compartilhar as histórias criadas, analisar as escolhas verbais de cada grupo e discutir as nuances dos modos verbais utilizados. A atividade busca promover habilidades críticas, de escrita e colaboração em equipe, além de estimular a capacidade de articular e defender pontos de vista.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como propósito principal desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e compreender os diferentes efeitos de sentido dos modos verbais, relacionando-os com a intenção comunicativa e o gênero textual. Além disso, visa promover o senso crítico dos alunos ao analisar as escolhas linguísticas em suas próprias produções textuais e nas dos colegas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de produzir narrativas coesas que evidenciem a adequada escolha dos modos verbais para atingir o efeito desejado, ampliando assim suas competências em leitura, escrita e análise textual.

  • Compreender os diferentes efeitos de modos verbais em narrativas.
  • Produzir textos narrativos utilizando adequadamente os modos verbais.
  • Desenvolver a habilidade crítica na escolha de verbos em textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
  • EF06LP07: Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na compreensão e aplicação dos modos verbais, essencial para a produção de textos coerentes e intencionais. Esta abordagem não apenas auxilia os alunos a selecionar o modo verbal adequado para expressar a intenção do texto, mas também promove o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas ao exigir que justifiquem suas escolhas verbais. A discussão em grupo serve para contextualizar esse aprendizado, permitindo que os alunos praticarem suas habilidades de comunicação oral enquanto analisam a estrutura linguística.

  • Modos verbais: indicativo, subjuntivo, imperativo.
  • Produção de textos narrativos.
  • Análise crítica de escolhas verbais.

Metodologia

A atividade adotará uma abordagem prática e colaborativa, utilizando metodologias ativas que incentivam a participação dos alunos. Através da atividade mão-na-massa, os alunos aplicam os conceitos teóricos na prática, desenvolvendo suas narrativas em grupos. A roda de debate proporciona um espaço para que eles expressem suas ideias, colaborem entre si e discutam as nuances dos modos verbais, promovendo o protagonismo estudantil e a interação ativa. Essas metodologias são eficazes para o engajamento dos alunos e facilitam o aprendizado significativo por meio de exemplos concretos e feedbacks de pares.

  • Atividade mão-na-massa para produção textual.
  • Roda de debate para análise de narrativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para ser realizado em uma aula de 60 minutos que efetivamente integra práticas colaborativas e oportunidades para discussão em grupo. Os alunos iniciam com uma introdução teórica breve sobre os modos verbais, seguida pelo desenvolvimento de narrativas em grupos pequenos. Na segunda parte, a roda de debate permite que as histórias sejam analisadas coletivamente, incentivando uma aprendizagem interativa e reflexiva. Este cronograma otimiza o tempo disponível, assegurando que os alunos tenham espaço suficiente para criação e discussão, conquistando uma compreensão aprofundada do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre modos verbais; Atividade de criação de narrativas em grupo; Roda de debate para discussão e análise crítica das narrativas.
  • Momento 1: Introdução Teórica sobre Modos Verbais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Explique cada modo com exemplos práticos. Por exemplo, utilize frases do cotidiano para ilustrar como cada modo altera o sentido de uma sentença. Use guias impressos como recurso visual para apoiar sua explicação. É importante que os alunos façam perguntas para garantir que compreenderam o conteúdo. Avalie a compreensão inicial dos conceitos através da interação e questionamentos dos alunos.

    Momento 2: Atividade de Criação de Narrativas em Grupo (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e distribua os guias impressos dos modos verbais. Oriente os alunos a criar pequenas narrativas, utilizando intencionalmente os diferentes modos verbais. Permita que cada grupo escolha um tópico ou tema para sua narrativa, de acordo com seu interesse. Esclareça que eles devem justificar suas escolhas verbais com base na intenção comunicativa. Circule pela sala para oferecer orientações e verificar se os grupos estão aplicando corretamente os conteúdos discutidos. Avalie o envolvimento dos alunos observando a participação e colaboração nos grupos.

    Momento 3: Roda de Debate para Discussão e Análise Crítica (Estimativa: 15 minutos)
    Forme uma roda com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará sua narrativa e explicará as escolhas verbais feitas. Incentive os alunos a fornecer feedback construtivo uns aos outros. Pergunte sobre os efeitos das escolhas verbais nas histórias apresentadas e incentive a análise e discussão coletiva. Avalie a habilidade dos alunos de articular e defender seus pontos de vista e de respeitar diferentes opiniões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Foque em criar um ambiente acolhedor e aberto ao diálogo, onde cada aluno se sinta confortável para compartilhar suas ideias. Utilize recursos visuais e auditivos para apoiar a compreensão de todos. Se necessário, permita que grupos tenham mais tempo para formular suas narrativas antes de partilhar. Garanta que todos os alunos sejam ouvidos durante o debate e ofereça apoio adicional aos que possam precisar de mais incentivo para participar. Considere diferentes formas de expressão para a apresentação das narrativas, como desenhos ou dramatizações, caso seja adequado ao grupo. Estas estratégias ajudarão a garantir que todos os alunos se beneficiem igualmente da atividade, respeitando suas individualidades e necessidades.

Avaliação

A avaliação será diversificada para oferecer um maior suporte ao processo de aprendizado dos alunos. Utilizaremos uma abordagem formativa, com foco em feedback contínuo. Durante a atividade, os alunos receberão intervenções verbais do professor, ajudando-os a ajustar suas narrativas e escolhas verbais em tempo real. Após a roda de debate, cada aluno receberá feedback de pares e do professor, ressaltando pontos fortes e áreas de melhoria. O critério de avaliação incluirá a coerência das narrativas, a justificativa das escolhas verbais e a capacidade de articular essas justificativas. Exemplo prático inclui o uso de um checklist de autoavaliação para que os alunos reflitam sobre sua participação e colheita de feedbacks durante o debate, permitindo um entendimento mais claro de seu progresso.

  • Feedback formativo durante a atividade.
  • Autoavaliação dos alunos sobre suas narrativas.
  • Feedback de pares e do professor após o debate.

Materiais e ferramentas:

Selecionamos uma variedade de recursos didáticos para enriquecer a experiência de aprendizado, garantindo que os alunos tenham acesso a ferramentas necessárias para o sucesso da atividade. Materiais impressos que detalham os modos verbais serão distribuídos para consulta durante a atividade. A sala de aula estará organizada para facilitar o trabalho em grupo, encorajando a troca de ideias e a colaboração. Além disso, incentivamos o uso de tecnologia, como tablets ou computadores, para que os alunos possam fazer pesquisas rápidas se necessário. O uso desses recursos visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecido, alinhando-se ao uso de métodos interativos para melhor engajamento dos alunos.

  • Guias impressos sobre modos verbais.
  • Arranjo de mesas para trabalho colaborativo.
  • Tecnologia (tablets/computadores) para pesquisa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho docente é desafiador e exige muito dos professores, por isso queremos oferecer estratégias que irão promover inclusão e acessibilidade sem sobrecarregar ainda mais. Para tal, sugerimos organizar a sala de forma que facilite a movimentação e o contato visual entre todos os alunos durante as discussões. Incentivar a utilização de métodos de comunicação que respeitem a diversidade cultural e linguística é uma prática que estimula a interculturalidade. Promover uma linguagem clara e acessível é imperativo para assegurarmos que o conteúdo seja compreendido por todos, respeitando diferentes níveis de linguagem entre os alunos. Além disso, fomentar o apoio colaborativo dentro dos grupos encoraja todos os alunos a contribuírem, promovendo um ambiente de aceitação e inclusão. Monitorar e ajustar as estratégias de inclusão com base no feedback dos alunos garante que a intervenção está alinhada às suas necessidades e que eles se sintam valorizados e apoiados durante todo o processo de aprendizagem.

  • Organização da sala acessível e inclusiva.
  • Estímulo de comunicação respeitosa e culturalmente sensível.
  • Monitoramento e ajuste contínuo das estratégias de inclusão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo