Crônicas do Cotidiano

Desenvolvida por: Wendel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Produção de Textos

A atividade 'Crônicas do Cotidiano' tem como objetivo fomentar a habilidade de escrita criativa e crítica dos alunos através da produção de crônicas sobre o cotidiano escolar. Os alunos serão incentivados a observar situações interessantes ocorridas na escola, aplicar técnicas de coesão e criatividade para a produção de seus textos, e trabalhar colaborativamente na revisão e exposição de suas crônicas. Este processo visa desenvolver não apenas as habilidades de leitura e escrita, mas também fomentar a empatia, responsabilidade e colaboração entre os estudantes, à medida que compartilham e discutem suas produções. A ausência de recursos digitais enriquecerá as habilidades manuais e analíticas tradicionais, promovendo uma variação saudável no método educacional.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito central desta atividade é enriquecer o domínio linguístico dos alunos no que tange à produção textual e compreensão de gêneros literários. Por meio da observação de eventos cotidianos e a posterior criação de crônicas, busca-se promover uma conexão íntima com o espaço escolar e seus eventos, estimulando a capacidade reflexiva e a criatividade. Esse exercício permite aos alunos explorar diferentes perspectivas e construir narrativas que comuniquem eventos cotidianos de forma envolvente e que incentivem a interpretação crítica e a comunicação efetiva.

  • Desenvolver habilidades de produção textual criativa.
  • Promover a compreensão e prática do gênero literário crônica.
  • Estimular a capacidade de observação e reflexão crítica sobre o cotidiano.
  • Fomentar habilidades de revisão e autoavaliação textual.
  • Incentivar o trabalho colaborativo através de trocas de feedbacks entre colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula é meticulosamente alinhado às necessidades de desenvolvimento linguístico dos alunos do 6º ano, contemplando desde a compreensão até a prática do gênero crônica. A abordagem inicia pela introdução às características desse gênero, seguida pela prática de observação do cotidiano escolar, culminando na escrita e revisão colaborativa dos textos produzidos. Este percurso é essencial para consolidar a compreensão do gênero textual e das suas nuances na comunicação de experiências cotidianas de maneira atrativa e significativa.

  • Introdução ao gênero crônica.
  • Técnicas de observação e registro de informações.
  • Estrutura e características do texto cronístico.
  • Processo de escrita criativa e revisão textual.
  • Feedback e comunicação em pares.

Metodologia

O método empregado se fundamenta em práticas pedagógicas que primam por uma aprendizagem ativa e envolvente, proporcionando aos alunos diferentes experiências em torno da produção textual. Cada aula foi estruturada para que os alunos se engajem ativamente com a proposta, desde a observação e anotação até a escrita e revisão dos textos. A metodologia de aprendizado mão-na-massa utilizada nas três aulas incentiva o protagonismo dos alunos, permitindo que formulem suas narrativas a partir de observações pessoais e feedbacks recebidos, promovendo, dessa forma, uma aprendizagem significativa e colaborativa.

  • Dinâmica de observação do cotidiano escolar.
  • Produção textual individual baseada em experiências.
  • Revisão em pares e troca de feedbacks.
  • Exposição e discussão das produções no mural.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para proporcionar um fluxo consistente e coerente de atividades ao longo de três aulas, maximizando o tempo disponível e oferecendo aos alunos a oportunidade de internalizar e praticar cada etapa do processo criativo. Cada aula, com duração de 40 minutos, é dedicada a uma fase distinta da atividade, garantindo que os alunos tenham tempo adequado para observação, escrita e revisão. A estrutura foi pensada para reforçar a aprendizagem em espiral, onde cada aula se constrói sobre a anterior, assegurando uma progressão natural e efetiva na competência escrita dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e observação do cotidiano escolar.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade 'Crônicas do Cotidiano' (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos o objetivo da atividade e como ela se relaciona com a prática do gênero literário crônica. Destaque a importância da observação do cotidiano e como isso será utilizado nas próximas aulas. É importante que você exemplifique brevemente com uma crônica que descreva uma situação comum. Permita que os alunos façam perguntas e demonstrem suas curiosidades sobre a atividade.

    Momento 2: Dinâmica de Observação (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a observarem o espaço escolar e registrarem situações interessantes. Divida a turma em pequenos grupos e permita que explorem áreas próximas à sala de aula, sempre supervisionados. Peça que façam anotações sobre tudo que acharem curioso ou digno de uma crônica. Sugira que eles contemplem não apenas cenas, mas sons e conversas que possam ouvir. Observe se os alunos estão participando ativamente e incentive aqueles que possam estar mais retraídos.

    Momento 3: Compartilhamento de Observações (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos de volta na sala e peça que compartilhem suas experiências e anotações com a turma. Incentive um ambiente de respeito e colaboração, onde todas as observações são válidas. Escute ativamente, elogie as contribuições positivas, e destaque observações que promovem a descrição de cenas cotidianas. Verifique se os alunos perceberam diferentes aspectos do cotidiano e discuta brevemente como estas observações podem transformar-se em crônicas.

  • Aula 2: Produção das crônicas com foco nos aspectos criativos e descritivos.
  • Momento 1: Revisão das Observações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que revisem as anotações feitas sobre suas observações no ambiente escolar. Oriente-os para que escolham um evento ou situação que mais lhes despertou interesse para transformar em uma crônica. É importante que você incentive os alunos a buscarem detalhes que enriqueçam suas narrativas, apontando a importância de descrições precisas e criativas.

    Momento 2: Início da Escrita Criativa (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os alunos a iniciarem a produção de suas crônicas. Peça que se concentrem em descrever a situação escolhida de forma detalhada e criativa. Oriente-os sobre a estrutura básica de uma crônica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Circule pela sala ajudando alunos que possam ter dúvidas ou dificuldades. Permita que discutam ideias entre si, mas reforce o foco na sua produção individual. Avalie a criatividade e a coerência nas descrições durante este momento.

    Momento 3: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que leiam suas crônicas em voz alta para a turma ou apenas troquem com um colega para uma leitura silenciosa. Estimule um ambiente de apoio e colaboração, onde os alunos possam dar feedback positivo e sugestões construtivas. Incentive-os a reconhecer pontos fortes nas crônicas dos colegas e a sugerir melhorias de maneira respeitosa. Essa troca ajudará a aumentar o nível de confiança dos escritores. Avalie a capacidade dos alunos em se expressar em público e em aceitar e oferecer críticas construtivas.

  • Aula 3: Revisão em pares, troca de feedbacks e exposição das crônicas no mural.
  • Momento 1: Revisão em Pares (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a trocarem suas crônicas com um colega e realizar uma revisão mútua. Explique como cada um deve ler a crônica do outro, prestar atenção nos aspectos de coesão, criatividade e características de uma crônica. Peça que anotem sugestões de melhoria e elogios ao texto do colega. Observe se todos os alunos compreendem a tarefa e intervenha caso haja dificuldade em oferecer críticas construtivas. Avalie a capacidade dos alunos em identificar aspectos positivos e pontos de melhoria nos textos.

    Momento 2: Troca de Feedbacks (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que se reúnam em duplas para discutir o feedback que receberam. Incentive um diálogo respeitoso e enfatize a importância de ouvir ativamente o colega. Explique como o feedback pode ser utilizado para aperfeiçoar a produção textual. Durante as discussões, circule pela sala para apoiar alunos que têm dificuldades em comunicação. Avalie o engajamento e a qualidade das interações.

    Momento 3: Exposição das Crônicas no Mural (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a escolherem uma versão finalizada de suas crônicas para serem expostas no mural da sala. Instrua-os a apresentar uma breve introdução da crônica para seus colegas antes de a fixarem no mural. Promova uma discussão sobre as diferentes histórias e destaque a diversidade de observações e estilos. O mural funcionará como um espaço de reconhecimento dos esforços e criatividade dos alunos. Avalie o nível de confiança dos alunos ao apresentarem seus textos e a receptividade do grupo como audiência.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e diversificada, incorporando diferentes formas de apreciação do progresso dos alunos. Primordialmente, haverá uma avaliação formativa, mediante a observação do engajamento durante as atividades de escrita e revisão, bem como através do feedback entre pares. Será utilizado um conjunto de critérios que avalia a coerência, coesão, criatividade e observância das características do gênero crônica. A autoavaliação também será incentivada, pedindo-se aos alunos que reflitam sobre seus próprios textos e apontem áreas de melhoria. Exemplos práticos incluem o uso de rubricas que descrevem os níveis de qualidade para cada critério e a solicitação de breves comentários dos alunos sobre seus progressos individuais.

  • Observação do engajamento e participação.
  • Avaliação das características cronísticas nos textos.
  • Feedback entre pares como ferramenta formativa.
  • Autoavaliação dos alunos sobre suas produções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade têm o objetivo de maximizar a envolver o aluno de maneira prática e reflexiva, sem recurso a tecnologias digitais, o que implica na valorização das habilidades de observação e produção analógica. Materiais simples, como papel e caneta, serão essenciais para a anotação de ideias e elaboração dos textos. Adicionalmente, o mural da sala de aula será utilizado como uma plataforma para exposição e valorização das produções, incentivando o diálogo e a apreciação coletiva das crônicas.

  • Papel e caneta para anotações e produção textual.
  • Mural para exposição das crônicas e debate.
  • Cópias ou exemplos de crônicas para estudo.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios enfrentados pelo professor e, ainda assim, propomos algumas estratégias práticas para garantir um ambiente acessível e inclusivo para todos os alunos. Para apoiar estudantes com TDAH, sugerimos reduzir distratores na sala de aula e criar rotinas claras para a atividade. Para alunos com transtorno do espectro autista, é importante apresentar a atividade de maneira estruturada, usando exemplos visuais quando necessário. Para os alunos com transtornos de ansiedade, o foco será em criar um ambiente de apoio, evitando pressões desnecessárias e promovendo a expressão livre e sem julgamento. Essas orientações buscam assegurar que cada aluno tenha a mesma oportunidade de se beneficiar da atividade, respeitando suas particularidades e promovendo a inclusão efetiva.

  • Redução de estímulos distratores para alunos com TDAH.
  • Adaptações no Ambiente Físico
    Para alunos com TDAH, reduzir estímulos distratores no ambiente físico da sala é essencial. Considere reorganizar o espaço de forma que a criança se sente longe de janelas, portas e áreas de alta circulação que possam ser fontes de distração. Use divisórias ou tapeçarias que possam absorver ruídos externos. Posicione materiais relevantes sempre à vista e de fácil acesso, minimizando a necessidade de se levantar da cadeira, o que pode quebrar a concentração.

    Ajustes na Metodologia de Ensino
    A adaptação metodológica pode incluir a fragmentação das atividades em partes menores, com intervalos regulares que mantenham a atenção do aluno focada. Use métodos de ensino ativos, como jogos e atividades práticas onde o aluno possa movimentar-se sem ser uma distração para os demais, pois isso pode ajudar a canalizar a energia de forma produtiva. O uso de cores de maneira adequada pode guiar o foco do aluno para as tarefas pertinentes.

    Estratégias de Comunicação
    Utilizar uma comunicação clara e direta, com instruções resumidas, escrita no quadro ou em papéis coloridos pode aumentar a concentração dos alunos com TDAH. Os comandos devem ser de fácil compreensão e sempre seguidos de exemplos visuais quando possível. Incentive os alunos a perguntar sempre que algo não estiver claro, mantendo um canal aberto de comunicação receptiva.

    Recursos de Tecnologia Assistiva
    Incorporar aplicativos e software que incentivem o foco e a organização, como timers visuais e aplicativos de checklist, pode ser uma estratégia benéfica. Fones de ouvido com cancelamento de ruído também podem reduzir distrações sonoras excessivas, ajudando a manter a concentração em ambientes ruidosos. Ferramentas digitais que estruturem o tempo e as atividades podem ajudar o aluno a organizar melhor suas tarefas.

    Monitoramento e Ajuste das Estratégias
    Monitorar o progresso do aluno envolve observá-los para ver se as distrações diminuíram e se o foco nas tarefas aumentou. O feedback deve ser consistente e positivo, destacando melhorias e progressos. Qualquer estratégia que não esteja resultando em melhorias pode ser ajustada - isso poderá incluir a modificação do horário ou da forma como certa tática é aplicada. Manter registros de mudanças e progressos ajuda tanto na avaliação da eficácia quanto na personalização das estratégias de ensino.

  • Estruturação clara das atividades para alunos com espectro autista.
  • Criação de um ambiente seguro e acolhedor para alunos com transtornos de ansiedade.
  • Adaptações nos critérios de avaliação conforme as necessidades individuais.

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