Desvendando as Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

Nesta aula, os alunos do 6º ano irão explorar figuras de linguagem com uma abordagem prática e colaborativa. Eles iniciarão em casa, estudando conceitos e exemplos de diferentes figuras, como metáforas, hipérboles e antíteses, a partir de materiais previamente fornecidos. Em sala, uma roda de debate permitirá discussão sobre a presença dessas figuras em músicas, poesias e textos do cotidiano, estimulando o pensamento crítico e a empatia. Finalmente, uma aula expositiva revisará os conceitos principais, promovendo a aplicação do novo conhecimento em atividades escritas criativas, como a composição de pequenos textos ou poemas utilizando as figuras de linguagem estudadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula estão centrados no desenvolvimento da capacidade de reconhecer e utilizar figuras de linguagem em contextos diversos. Os alunos ampliarão seu vocabulário e habilidades de interpretação textual através da análise de músicas, poesias e textos cotidianos. Além disso, a aula promove competências de expressão escrita ao encorajar os estudantes a elaborar textos criativos que incorporem figuras de linguagem, o que fortalece a coesão e a coerência em suas produções. O enfoque na discussão colaborativa em sala visa desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia e comunicação eficaz, alinhando-se aos objetivos da BNCC para o 6º ano.

  • Reconhecer diferentes figuras de linguagem em diversos tipos de texto.
  • Utilizar figuras de linguagem em produções escritas criativas.
  • Desenvolver habilidades de interpretação crítica e análise textual.
  • Ampliar o vocabulário através da análise de diferentes gêneros textuais.
  • Fortalecer habilidades de comunicação e empatia em atividades de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP36: Identificar, em textos, recursos expressivos da língua que concorrem para configurar a literariedade e/ou outros efeitos de sentido.
  • EF69LP44: Analisar diferentes recursos literários, estilos e escolhas dos autores para compor sentidos em textos literários, relacionando-os à cultura e à época de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve o estudo e análise das principais figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, hipérbole, antítese e personificação. Os alunos aprenderão a identificar e utilizar essas figuras em diferentes contextos literários e não-literários. A análise de músicas, poemas e textos do cotidiano permitirá que os alunos reconheçam a função estética e comunicativa das figuras de linguagem. Além disso, o conteúdo incluirá a produção de textos criativos por meio da aplicação prática dos conceitos desenvolvidos. Esta abordagem integradora fortalece as conexões entre teoria e prática, facilitando a contextualização e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no dia a dia dos alunos.

  • Definição e exemplos de figuras de linguagem.
  • Análise de figuras de linguagem em músicas e poesias.
  • Discussão sobre efeitos de sentido criados por figuras de linguagem.
  • Produção de textos criativos utilizando figuras de linguagem.

Metodologia

A metodologia aplicada integra diversas estratégias que promovem o engajamento dos alunos. A utilização da sala de aula invertida permite que os alunos iniciem o processo de aprendizagem de forma autônoma, motivando-os a se aprofundarem nos conceitos antes do encontro presencial. Em sala, a roda de debate facilita a troca de ideias e o desenvolvimento da argumentação, enquanto a aula expositiva consolida o aprendizado. O uso dessas metodologias ativas não só promove uma aprendizagem significativa, como também valoriza o protagonismo estudantil, estimulando o aluno a ser ativo em seu processo de aprendizado.

  • Sala de aula invertida para estudo prévio em casa.
  • Roda de debate para discussão de conceitos em grupo.
  • Aula expositiva para revisão e consolidação do conteúdo.
  • Atividades escritas criativas para aplicação prática do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para otimizar o tempo e garantir que cada etapa da aprendizagem seja explorada adequadamente. A única aula de 60 minutos foi estruturada para incluir uma breve revisão inicial, seguida por uma roda de debate que oferece oportunidades para discussões coletivas. A aula expositiva finaliza o encontro, permitindo que o professor reforce os conceitos e esclareça dúvidas. O cronograma incorpora metodologias ativas que garantem a participação de todos, respeitando o ritmo individual dos alunos e proporcionando uma experiência de aprendizagem completa e conectada ao mundo real.

  • Aula 1: Revisão inicial do conteúdo estudado em casa, roda de debate para discussões, e aula expositiva para consolidação do aprendizado.
  • Momento 1: Revisão Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula lembrando os alunos sobre o estudo prévio realizado em casa. Convide-os a compartilhar, em dupla, exemplos e figuras de linguagem que identificaram. É importante que você observe as interações e esteja disponível para esclarecer dúvidas pontuais. Utilize perguntas guiadoras, como 'Qual figura de linguagem vocês acharam mais fácil de entender?' ou 'Conseguem identificar uma música ou poesia que usam essa figura?'. Avalie a participação e interesse dos alunos pelas colocações e exemplos trazidos.

    Momento 2: Roda de Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Forme uma roda de conversa com a turma e estimule a troca de ideias sobre as figuras de linguagem encontradas nas tarefas de casa. Permita que os alunos apresentem suas descobertas com relação a músicas e poesias. Incentive-os a discutir os efeitos criados pelas figuras de linguagem nesses textos, promovendo a empatia ao entender a perspectiva dos colegas. Observe se todos estão participando e intervenha, caso necessário, para garantir que todos tenham a chance de falar. Avalie a comunicação e colaboração dos alunos, promovendo um espaço de diálogo respeitoso.

    Momento 3: Aula Expositiva de Consolidação (Estimativa: 20 minutos)
    Finalize com uma aula expositiva, revisando os conceitos principais das figuras de linguagem estudadas. Utilize cartazes explicativos para reforçar visualmente as definições e exemplos. Permita que os alunos façam perguntas e conduza uma breve atividade prática, como convidá-los a criar uma frase ou pequeno poema que contenha uma figura de linguagem. É importante que você forneça feedback em tempo real, valorizando a criatividade e o envolvimento dos alunos. Avalie a compreensão dos conceitos pela coerência e criatividade nas frases ou poemas produzidos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, garanta que o intérprete de LIBRAS esteja presente e utilize materiais visuais de apoio, como cartazes com imagens e textos grandes. Para alunos com TDAH, mantenha a aula dinâmica, com intervalos para atividades práticas e participação ativa. Ofereça suporte individual quando necessário para manter o foco e a organização. Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 1), crie um ambiente previsível e acolhedor, explicando previamente a dinâmica da aula e utilizando suportes visuais para facilitar a compreensão. Estimule a interação social de maneira gradual e respeitosa, adaptando as atividades em duplas ou grupos pequenos, de acordo com a necessidade dos alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica inclui métodos diversificados para proporcionar um entendimento abrangente do progresso dos alunos. Baseia-se em observações durante a roda de debate, valoriza a contribuição individual e o respeito pela diversidade de opiniões. O objetivo é avaliar não apenas a compreensão dos conceitos, mas também as habilidades de comunicação e interação social. Utiliza-se também a avaliação das produções escritas criativas, analisando a aplicação correta e inovadora das figuras de linguagem, coesão e criatividade. Critérios como clareza, coerência, uso correto do vocabulário e originalidade serão mensuráveis. Exemplos práticos incluem pedir aos alunos para criarem um breve ensaio ou poema utilizando figuras de linguagem, seguido de feedback qualitativo. Para alunos com necessidades especiais, a avaliação será adaptada para considerar seu estilo particular de aprendizagem e expressão, garantindo uma experiência inclusiva e ética.

  • Observação e participação ativa na roda de debate.
  • Produções escritas criativas aplicando figuras de linguagem.
  • Feedback formativo baseado nas interações e atividade escrita.

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados nesta atividade pedagógica serão predominantemente de papel e impressos, considerando que não serão empregados recursos digitais. A escolha por textos impressos, poemas e letras de músicas conhecerá a variedade de gêneros textuais e estimula uma compreensão abrangente das figuras de linguagem. Ferramentas visuais e materiais concretos facilitarão a compreensão e estimularão a criatividade. Esses recursos foram selecionados com o objetivo de apoiar uma aprendizagem equitativa e interdisciplinar, integrando aspectos literários e sociais de forma significativa.

  • Textos impressos com exemplos de figuras de linguagem.
  • Folhas de atividade para produção escrita.
  • Materiais visuais de apoio e cartazes explicativos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que a condução de turmas inclusivas pode ser desafiadora para o professor, devido à carga de trabalho e responsabilidades. No entanto, estratégias bem delineadas podem garantir a inclusão de todos os alunos, respeitando suas especificidades. Para alunos com deficiência auditiva, a presença de um intérprete de LIBRAS é essencial, além do uso de recursos visuais explicativos. Além disso, diretrizes claras podem ser comunicadas de forma escrita. Para alunos com TDAH, recomenda-se um ambiente organizado, com tarefas claras e tempos definidos por cronômetros visuais, que ajudam a manter a atenção. Já para alunos no espectro autista, são sugeridas rotinas previsíveis e instruções socialmente facilitadas para promover a participação. Um ambiente acolhedor e seguro é promovido por meio da empatia e compreensão, assegurando que todos os alunos participem efetivamente das atividades.

  • Intérprete de LIBRAS para alunos com deficiência auditiva e uso de recursos visuais.
  • Organização do espaço físico e uso de cronômetros visuais para alunos com TDAH.
  • Rotinas previsíveis e instruções sociais facilitadas para alunos com TEA.

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