Neste plano de aula, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo das variedades linguísticas presentes no Brasil, transformando-se em verdadeiros detetives da língua. A actividade propõe uma abordagem lúdica por meio de um jogo de tabuleiro personalizado, onde os participantes avançam pelas casas respondendo a perguntas sobre norma-padrão, linguagem coloquial e preconceitos linguísticos. Cada resposta certa não só os faz avançar no jogo, mas também desbloqueia interessantes curiosidades sobre a origem e a utilização de diferentes expressões regionais pelo país. Como culminância do projeto, os grupos de alunos serão encorajados a criar apresentações em slides, resumindo e compartilhando os conhecimentos adquiridos durante o jogo. Este exercício final visa aprimorar suas habilidades de comunicação visual e organização de conteúdo, seguindo as recomendações da BNCC.
Esta atividade tem como objetivo promover o reconhecimento e a valorização das diversas formas de expressão presentes na rica tapeçaria linguística do Brasil. Os alunos irão desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar as variedades linguísticas, compreendendo a importância da norma-padrão em contextos formais e o valor da linguagem coloquial em situações informais. Além disso, a atividade busca combater o preconceito linguístico, mostrando que todas as formas de expressão têm seu valor e lugar dentro da comunicação humana. Igualmente importante, os estudantes irão aprimorar as suas habilidades de apresentação em público, aprendendo a organizar e visualizar informações de maneira eficaz.
Para tal, abordaremos conceitos-chave tais como a norma-padrão, as variações linguísticas e o preconceito linguístico, integrando essas ideias de forma prática e interativa através do jogo de tabuleiro personalizado. O conteúdo programático inclui posterirmente uma fase de pesquisa e preparação dos slides, onde os alunos aplicarão as técnicas de boa visualização e organização do conteúdo conforme orientação da BNCC.
A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, a qual permitirá uma experiência imersiva e participativa. O uso do jogo de tabuleiro como estratégia principal visa não somente tornar o aprendizado mais engajador, mas também facilitar a compreensão prática dos temas abordados. A fase de preparação e apresentação dos slides pelos alunos será guiada, com feedbacks construtivos, incentivando a aplicação dos conhecimentos de maneira criativa e reflexiva.
A atividade total será ministrada em uma aula de 60 minutos, propiciando aos alunos tempo adequado para engajamento no jogo de tabuleiro e na discussão inicial e final sobre as variedades linguísticas no Brasil.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação e o envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Durante o jogo, observaremos as habilidades de raciocínio, colaboração e comunicação entre os membros do grupo. As apresentações serão avaliadas com base na coerência e clareza das informações apresentadas, bem como na criatividade e na habilidade de aplicar as técnicas recomendadas pela BNCC para a organização do conteúdo e visualização. Será dada uma atenção especial à reflexão dos alunos sobre as diferentes variedades linguísticas e ao reconhecimento e combate ao preconceito linguístico.
Para a execução desta atividade, será necessário o uso de um jogo de tabuleiro 'Detetives da Língua', criado especificamente para este fim, cartas de perguntas e respostas, um computador ou tablet com acesso a software de apresentação de slides para cada grupo, além de acesso à internet para a pesquisa de informações adicionais durante a preparação das apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula