Esta atividade prática permite aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorarem o mundo das propagandas publicitárias através de uma saída de campo em um centro comercial ou área com grande tráfego, focando na observação intensa de diferentes técnicas de persuasão e recursos linguísticos e visuais utilizados em propagandas. Equipados com fichas de anotação, os estudantes irão registrar jogos de palavras, metáforas, imagens, e especialmente o uso de verbos no imperativo, que são comumente empregados para incentivar o consumo. Seguindo a coleta de dados, os grupos serão encorajados a criar suas próprias propagandas em sala de aula, aplicando os conceitos observados. Este projeto culmina com uma apresentação, onde cada grupo discute as estratégias de persuasão que incorporou em sua propaganda, proporcionando uma rica troca de aprendizados sobre as técnicas publicitárias.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e compreender os diversos recursos linguísticos e visuais utilizados em propagandas publicitárias, bem como o uso estratégico de verbos no imperativo para persuadir o público. Almeja-se que, através da observação aplicada e da prática criativa, os estudantes adquiram habilidades analíticas e críticas em relação ao conteúdo e à forma das mensagens publicitárias, promovendo uma consciência maior sobre como as palavras e imagens são empregadas para influenciar decisões e comportamentos de consumo.
Este plano de aula aborda conceitos fundamentais de linguagem publicitária, focalizando na análise e criação de propagandas. Através da observação direta em ambientes reais e da prática criativa em sala de aula, os alunos serão introduzidos a diversos aspectos da comunicação persuasiva, incluindo jogos de palavras, metáforas, uso de imagens impactantes, e a escolha estratégica de verbos no imperativo. Além da análise crítica, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos no desenvolvimento de suas próprias peças publicitárias.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, incorporando uma saída de campo para observação real de propagandas, seguida por atividades mão-na-massa e aprendizagem baseada em projetos. Esta abordagem prática é projetada para engajar os alunos ativamente no processo de aprendizado, encorajando a observação, análise crítica e criatividade. Trabalhando em grupos, os estudantes irão colaborar na coleta de dados e na criação de suas próprias propagandas, facilitando a troca de ideias e o aprendizado coletivo.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente 2 horas. Na primeira sessão, realizaremos a saída de campo para observação das propagandas. Na segunda sessão, os alunos trabalharão em suas criações e prepararão as apresentações para debater as estratégias de persuasão utilizadas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, na qualidade analítica das anotações feitas, na criatividade e aplicabilidade das técnicas de persuasão nas propagandas criadas, bem como na capacidade de argumentação e discussão durante as apresentações. Será dada ênfase tanto ao processo de aprendizagem quanto aos produtos finais gerados. A participação em grupo e a colaboração também serão critérios importantes na avaliação.
Será necessário o uso de fichas de anotação durante a saída de campo para registrar as observações das propagandas. Em sala de aula, materiais como papel, canetas, marcadores, e recursos digitais (computadores ou tablets, caso disponíveis) serão utilizados para a criação das propagandas. Além disso, acesso a internet pode enriquecer a pesquisa de referências para as criações dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula