Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Samili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Jornalísticos

Nesta atividade, intitulada 'Detetives de Notícias', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades de leitura crítica e compreensão textual, envolvendo-se profundamente com diferentes gêneros jornalísticos. Divididos em grupos, cada um receberá envelopes contendo fragmentos de diversas notícias misturadas. O desafio proposto é trabalhar coletivamente para ordenar e classificar essas peças, montando cada notícia de forma correta e identificando o gênero jornalístico ao qual pertence. Após a montagem das notícias, espera-se que cada grupo escolha uma para apresentar aos colegas, discutindo sobre sua relevância e enquadramento no contexto jornalístico. Esta atividade não só promove a colaboração e o trabalho em equipe, mas também permite que os alunos desenvolvam uma visão crítica sobre as informações veiculadas pela imprensa, além de familiarizá-los com a estrutura e peculiaridades dos diversos gêneros jornalísticos, enfatizando a centralidade da notícia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise crítica entre os estudantes, através do envolvimento ativo com gêneros jornalísticos diversos. Fomenta-se, assim, não só o reconhecimento e a diferenciação entre os gêneros, mas também a capacidade dos alunos de avaliar a relevância e a veracidade das notícias em um contexto maior de mídia e informação. Espera-se que, por meio da prática colaborativa, os estudantes aprimorem sua capacidade de trabalho em equipe e comunicação, elementos fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos mais informados, críticos e responsáveis.

  • Diferenciar os gêneros jornalísticos
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Estimular o trabalho em equipe e a prática colaborativa
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica da informação
  • Reconhecer a importância da centralidade da notícia no jornalismo

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06LP02
  • description": Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

Conteúdo Programático

No contexto deste plano de aula, o conteúdo programático é focado nos gêneros jornalísticos, abrangendo a análise e compreensão das características que distinguem uma notícia de outros formatos jornalísticos. Além disso, busca-se desenvolver uma compreensão crítica acerca da importância da notícia no jornalismo e na disseminação de informações confiáveis, promovendo a educação midiática como um pilar fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

  • Identificação e diferenciação de gêneros jornalísticos
  • Estrutura e elementos característicos de uma notícia
  • Importância e impacto da notícia na sociedade
  • Análise crítica de fontes de informação

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos aprendam de maneira ativa através da resolução de problemas em um contexto lúdico. Ao classificar e montar as notícias corretamente, os estudantes aplicarão conhecimentos prévios e novos de maneira colaborativa, favorecendo a compreensão através da prática e do diálogo. Esta abordagem promove não apenas o aprendizado efetivo em relação aos gêneros jornalísticos, mas também habilidades socioemocionais importantes como trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos.

  • Divisão em grupos para estimular o aprendizado colaborativo
  • Manipulação física de pedaços de notícias para reforçar o entendimento
  • Discussions em grupo para compartilhar insights e aprendizados
  • Apresentação dos resultados como forma de validação do aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida em momentos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Inicialmente, haverá uma breve explicação sobre os objetivos e a dinâmica. Após isso, os alunos terão a maior parte do tempo para a montagem e discussão das notícias em seus grupos. Finalmente, cada grupo apresentará uma notícia, seguindo-se um momento de debate e reflexão sobre o aprendizado.

  • Introdução aos objetivos e regras da atividade (10 min)
  • Montagem e classificação das notícias em grupos (35 min)
  • Apresentações dos grupos e discussão (15 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizado e na contribuição individual e coletiva ao longo da atividade. Os alunos serão avaliados com base na precisão na montagem e classificação das notícias, na qualidade da apresentação e na capacidade de argumentação e reflexão durante as discussões. A participação ativa, colaboração entre membros do grupo e o empenho na resolução de desafios apresentados também serão critérios importantes. Esta abordagem permite uma avaliação holística, valorizando o esforço e o progresso dos alunos no desenvolvimento das competências propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários envelopes contendo peças de notícias impressas, divididas de forma a garantir que cada grupo tenha acesso a fragmentos de diferentes notícias misturadas. Além disso, será útil dispor de um espaço amplo que permita a formação e trabalho dos grupos com conforto. Recursos como lousa ou projetor para a apresentação das instruções iniciais e esclarecimento de eventuais dúvidas também serão importantes.

  • Envelopes com fragmentos de notícias
  • Espaço amplo para trabalho em grupo
  • Lousa ou projetor para instruções
  • Folhas de papel e canetas para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo