A atividade Expedição por Gêneros Literários tem como objetivo imergir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no vasto mundo dos gêneros literários. Através desta experiência, eles serão divididos em equipes, onde cada uma ficará responsável por explorar um gênero literário pré-determinado pelo professor, como: contos de terror, lendas brasileiras, narrativas de aventura, entre outros. Os alunos realizarão leituras selecionadas que exemplifiquem o gênero atribuído e, a seguir, trabalharão juntos para identificar e apresentar as principais características, temas predominantes e autores notáveis de cada gênero. Esta exploração culminará em uma rica roda de debate, permitindo aos alunos compartilhar suas descobertas e promovendo um intercâmbio profundo de interpretações, experiências e preferências literárias. Esta dinâmica busca não somente aprofundar o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre os diversos gêneros literários, mas também estimular o pensamento crítico, a expressão oral, a colaboração e o respeito pelas diferentes opiniões.
Os objetivos desta atividade estão centrados em promover a leitura autônoma; estimular a interpretação e a expressão oral dos alunos; fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelas opiniões alheias; e proporcionar um conhecimento abrangente sobre os distintos gêneros literários. Por meio dessa expedição pedagógica, esperamos que os alunos sejam capazes de identificar as peculiaridades de cada gênero, reconhecendo seus temas, estruturas e autores mais emblemáticos. Desejamos, ademais, que desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese e apresentação, além de promover a ampliação de seu repertório literário e cultural.
O programa desta atividade contemplará o estudo dos diversos gêneros literários, abordando suas características específicas, contextos históricos, principais autores e obras representativas. Serão explorados, de maneira crítica e criativa, os recursos estilo e temas recorrentes que definem cada gênero. Esta abordagem multidisciplinar, além de enfatizar a importância da literatura enquanto expressão artística e cultural, visa a proporcionar aos alunos um panorama diversificado do universo literário.
Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate como estrutura central desta atividade. Inicialmente, os alunos serão agrupados e a eles serão atribuídos os gêneros literários. Seguir-se-á um período de pesquisa e leitura, durante o qual os estudantes precisarão compilar informações sobre o gênero designado. Após essa imersão, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, utilizando recursos visuais e digitais para enriquecer a exposição. Concluídas as apresentações, será realizada uma roda de debate, fomentando a discussão, a partilha de opiniões e o aprofundamento do conhecimento adquirido sobre os diversos gêneros literários.
A atividade será desenvolvida ao longo de 3 aulas de 40 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos gêneros literários e a divisão de grupos. Na segunda aula, os alunos dedicar-se-ão à pesquisa e preparação de suas apresentações. Por fim, a terceira aula será destinada às apresentações e à roda de debate.
A avaliação se dará por meio da observação atenta dos critérios de pesquisa, coesão de equipe, qualidade e criatividade das apresentações, além da participação efetiva na roda de debate. Serão avaliados: o entendimento expresso sobre o gênero literário específico, a capacidade de argumentação e apresentação das principais ideias, e a participação e interação com as contribuições dos colegas durante o debate. Pontos extras podem ser atribuídos pela inovação na apresentação e pela profundidade da análise realizada. Exemplos práticos de avaliação incluem a síntese coerente das características do gênero, a identificação de autores e obras relevantes, e o engajamento construtivo durante o debate.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à biblioteca ou fontes online confiáveis para a pesquisa, materiais para a preparação de apresentações (como papel, canetas, computadores e projetor) e um espaço adequado para a realização da roda de debate. Recursos digitais, como plataformas de vídeo e apresentações, também serão valorizados, permitindo que os alunos explorem formas criativas de apresentar suas descobertas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula