Na atividade Fábrica de Histórias, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar sua criatividade e expressividade através da leitura, escrita e dramatização. A partir da leitura compartilhada de exemplos selecionados de gêneros literários como contos de aventura, mistério e fantasia, eles discutirão as características principais e elementos narrativos que definem cada gênero. Posteriormente, em grupos pequenos, os estudantes terão a oportunidade de escrever suas próprias histórias, inspiradas nos exemplos estudados, e realizar dramatizações dessas narrativas. Esta abordagem prática permitirá não apenas o desenvolvimento da leitura expressiva e habilidades de narração de histórias, mas também aprimorará a interpretação de textos por meio da performance. Os alunos poderão escolher gravar suas apresentações, oferecendo uma ótima oportunidade para revisão e autoavaliação da expressividade e fluência na narração. A atividade se propõe a ser um espaço dinâmico de aprendizado, onde a imaginação e a criatividade dos alunos são valorizadas e estimuladas.
O objetivo dessa atividade é fomentar nos alunos habilidades essenciais não só para a área de Língua Portuguesa, mas para o seu desenvolvimento integral como leitores críticos e produtores criativos de texto. Pretende-se desenvolver a capacidade de leitura expressiva, estimulando a interpretação e a imaginação; promover o trabalho colaborativo na criação coletiva de histórias, fomentando habilidades sociais e de comunicação; e introduzir elementos de dramatização como meio de expressão artística e ferramenta de compreensão textual. Afinal, ao interpretarem personagens e narrativas, os alunos engajam-se ativamente com o texto, explorando diferentes interpretações e possibilidades narrativas.
A atividade Fábrica de Histórias cobrirá a estrutura e características dos contos de aventura, mistério e fantasia, explorando elementos como enredo, personagens, cenário e clímax. Introduzirá técnicas de leitura expressiva e fundamentos da dramatização, enquanto promove a análise e discussão de textos literários. Além disso, abordará conceitos de trabalho em grupo e uso de tecnologias digitais para gravação de apresentações, visando uma apreciação crítica e construtiva dos trabalhos realizados.
Utilizaremos uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão divididos em grupos pequenos para fomentar um ambiente colaborativo. A Roda de Debate será aplicada para discutir as leituras e planejar as dramatizações, oferecendo um espaço de troca rica de ideias e perspectivas. Essas metodologias ativas priorizam a participação efetiva dos alunos no processo de aprendizagem, permitindo que eles assumam o papel de protagonistas na construção de seus conhecimentos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução dos gêneros literários, leitura compartilhada e início do planejamento das narrativas. Na segunda aula, os alunos realizarão as dramatizações de suas histórias, podendo também optar por gravar suas apresentações.
A avaliação será formativa, levando em consideração a participação dos alunos durante as atividades, a criatividade e originalidade das narrativas criadas, a expressividade e fluência na leitura e dramatização, assim como a capacidade de trabalho em equipe. Cada apresentação será analisada com base na clareza da narrativa, respeito aos elementos do gênero literário escolhido e na utilização dos feedbacks recebidos para aprimoramento do projeto. Pretende-se que essa avaliação contribua para o desenvolvimento gradual dos alunos nesses aspectos, oferecendo feedback construtivo e encorajamento.
Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos como livros e textos dos gêneros literários abordados, espaço adequado para as dramatizações, câmera ou dispositivos móveis para as gravações das apresentações e materiais para cenografia e figurinos, que podem ser improvisados pelos alunos. A utilização de tecnologias digitais será essencial para a gravação e posterior análise das apresentações, promovendo um olhar crítico sobre a performance e a narrativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula