Hora do Rádio: Programa de Entrevistas

Desenvolvida por: Valden… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade

Esta aula envolve a criação de um programa de rádio fictício pelos alunos do 6º ano. Cada dupla ou trio se encarregará de desenvolver uma entrevista, exercitando papéis de entrevistador e entrevistado. Os alunos escolherão temas relevantes de seu interesse, prepararão perguntas e encenarão entrevistas, que ao término serão apresentadas a toda a turma. Este tipo de atividade visa não apenas a prática de habilidades de comunicação verbal, mas também a escuta ativa, cooperação em grupo, criatividade e adaptação a diferentes situações de diálogo. Além disso, os alunos terão a oportunidade de abordar temas interdisciplinares que podem incluir ciências sociais, história ou qualquer outra área atraente para eles. O exercício reforçará a capacidade de formular perguntas profundas e seguir linhas de raciocínio durante uma entrevista, o que é essencial para o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na prática e aperfeiçoamento das habilidades de expressão oral, por meio da simulação de um programa de rádio no qual os alunos desempenham papéis de entrevistador e entrevistado. A atividade promove o desenvolvimento da capacidade de formular e expressar ideias, a estruturação de argumentos e a utilização de vocabulário diversificado em contextos de diálogo. Além disso, incentiva a criatividade e estimula competências de colaboração, já que os alunos deverão trabalhar em duplas ou trios. A experiência em seguir uma linha de perguntas e respostas reforça a habilidade de interpretação crítica e comunicação eficaz, alinhando-se com as diretrizes educacionais que visam um ensino integral e interdisciplinar.

  • Desenvolver habilidades de comunicação verbal em contextos estruturados.
  • Promover a capacidade de formular e responder perguntas de forma coerente e relevante.
  • Estimular a criatividade e a cooperação em atividades em grupo.
  • Aprimorar a habilidade de escuta ativa e interpretação crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP20: Planejar, com a ajuda do professor, entrevistas com perguntas relevantes sobre fatos e episódios conhecidos pela turma, utilizando vocabulário adequado.
  • EF69LP21: Promover discussões interpretativas e inferências a partir de textos orais e multimodais, considerando contextos e conhecimentos prévios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolvido nesta atividade abrange práticas de expressão oral, com ênfase na elaboração e condução de entrevistas. Os alunos terão que desenvolver habilidades para estruturar uma série de perguntas coerentes e a conduzir uma conversa seguindo regras básicas de apresentação, como a introdução e encerramento adequado das entrevistas. Além disso, o programa de rádio permitirá a eles explorar suas competências em interpretação de temas sociais variados, adaptando suas perguntas de acordo com o interlocutor e o tema em questão. Tal prática fortalece a comunicação efetiva e o pensamento crítico, essenciais para a formação básica de estudantes do Ensino Fundamental.

  • Práticas de expressão oral em formato de entrevista.
  • Elaboração de perguntas e condução de diálogos.
  • Interpretação e discussão de temas sociais e culturais diversificados.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade prioriza a prática e a interação, estabelecendo um espaço onde os alunos possam experimentar e aprimorar suas habilidades de comunicação verbal de maneira lúdica e interativa. Promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa, os alunos são incentivados a trabalhar conjuntamente na preparação de suas entrevistas, um processo que também desenvolve habilidades sociais como cooperação e respeito mútuo. A metodologia também estimula a aprendizagem baseada em projetos e problemas, pois os alunos terão que resolver como estruturar a entrevista e como abordar os assuntos de forma interessante e compreensível para o público.

  • Aprendizagem baseada em projetos e problemas.
  • Trabalho colaborativo em duplas ou trios.
  • Exercício de papéis de entrevistador e entrevistado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade pedagógica está planejada para ser executada em uma única aula de 210 minutos, o que permite um desenvolvimento aprofundado e detalhado das atividades propostas. Durante este tempo, a aula será dividida em etapas claras, desde a introdução da atividade e explicação das etapas a serem realizadas, até a preparação, execução e apresentação das entrevistas. Este cronograma contínuo garante que os alunos tenham tempo suficiente para se envolver em cada parte do processo, desde a formulação das perguntas até a interpretação e apresentação final, assegurando que cumpram os objetivos pedagógicos propostos.

  • Aula 1: Introdução, explicação da atividade, preparação das entrevistas, execução e apresentação final.
  • Momento 1: Introdução e Explicação da Atividade (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e introduzindo a ideia de criação de um programa de rádio fictício. Explique de forma clara o objetivo da atividade e como ela será conduzida. Utilize exemplos de programas de entrevista conhecidos para ilustrar o formato. É importante que os alunos compreendam a diferença entre os papéis de entrevistador e entrevistado.

    Momento 2: Formação de Grupos e Escolha de Temas (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a se organizarem em duplas ou trios, garantindo que cada grupo tenha a liberdade de escolher um tema de interesse. Permita que circulem ideias e discutam entre si antes de tomar uma decisão. Explique a importância de escolher temas relevantes e instigue a criatividade dos alunos para abordagens diversificadas.

    Momento 3: Preparação das Entrevistas (Estimativa: 60 minutos)
    Acompanhe os grupos enquanto desenvolvem suas perguntas para a entrevista. Incentive-os a formularem questões que instiguem respostas aprofundadas e promovam uma discussão rica. Ofereça apoio na revisão das perguntas e sugira novos direcionamentos se necessário. É uma boa prática observar se todos os alunos estão envolvidos nas discussões.

    Momento 4: Ensaio das Entrevistas (Estimativa: 45 minutos)
    Permita que cada grupo ensaie suas entrevistas. Ofereça feedback construtivo sobre a clareza das perguntas e respostas e sugira melhorias. Ajude os alunos a perceberem a importância da linguagem corporal e tom de voz durante a apresentação. Garanta que todos os alunos participem e se sintam confortáveis nos papéis escolhidos.

    Momento 5: Apresentação Final das Entrevistas (Estimativa: 45 minutos)
    Facilite um espaço confortável para as apresentações. Incentive os alunos a ouvir atentamente as apresentações dos colegas, destacando a escuta ativa como parte do processo de aprendizado. Após cada apresentação, promova um espaço para perguntas e feedbacks entre os grupos. Avalie a participação e o desempenho baseado no engajamento e criatividade demonstrados durante a atividade.

Avaliação

A avaliação será conduzida por meio de observação e feedback, focando na participação dos alunos, na qualidade das perguntas formuladas, e na clareza e coesão das respostas dadas durante as entrevistas. Será incentivado o auto e cofeedback, onde os alunos poderão refletir sobre sua própria performance e a dos seus colegas, promovendo uma visão crítica e construtiva. Também será utilizado feedback formativo, oferecendo aos alunos orientações sobre possíveis melhorias. A avaliação considerará o empenho no trabalho em equipe, a capacidade de seguir o formato da atividade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação.

  • Observação direta da participação dos alunos.
  • Feedback formativo e construtivo dos professores.
  • Coavaliação entre os alunos após as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários recursos simples e de fácil acesso. Cada grupo deverá ter papel e caneta para anotar as perguntas e respostas, além de um dispositivo de gravação simples, como um celular, para as simulações de rádio, mas este último é opcional. Tais recursos visam auxiliar no processo de escrita e gravação das entrevistas, permitindo que os alunos revisem suas performances e estejam cientes de suas habilidades de comunicação. A simplicidade dos recursos também assegura que a atividade seja de fácil implementação sem oneramento financeiro significativo.

  • Papel e caneta para anotações.
  • Dispositivo de gravação (opcional).
  • Espaço para apresentação com disposição confortável.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a carga desafiadora que os professores suportam, e queremos fornecer-lhes estratégias práticas e acessíveis para assegurar a inclusão de todos os alunos. Embora não existam alunos com deficiências específicas nesta turma, é essencial manter um ambiente equitativo e inclusivo. Para isso, encorajamos práticas como a adaptação de discursos, para simplificar linguagens complexas se necessário, e a possível reorganização do espaço para facilitar a comunicação entre todos os alunos. Desta forma, o foco é assegurar que a atividade seja acessível e equitativa para todos, mantendo a atenção em cada necessidade individual que possa surgir.

  • Adaptação das linguagens complexas se necessário.
  • Reorganização do espaço para melhorar a comunicação.
  • Atenção às necessidades individuais durante a atividade.

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