Jogo da Memória de Pronomes

Desenvolvida por: Tacian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Análise linguística/semiótica

A atividade Jogo da Memória de Pronomes foi projetada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa dinâmica prática e lúdica de aprendizagem dos pronomes. Esta atividade visa a criação e jogo de um jogo da memória utilizando diferentes tipos de pronomes, como pessoais, possessivos e demonstrativos. Os alunos serão organizados em grupos e receberão cartões em branco para preencher: de um lado, escreverão pronomes e, do outro, frases ou imagens que os representem, estabelecendo uma relação de uso prático dos pronomes. A intenção é estimular a compreensão e o raciocínio sobre o uso correto dos pronomes na língua, promovendo debates sobre as frases reveladas durante o jogo. Através desse exercício, busca-se aprimorar não apenas o conhecimento linguístico, mas também competências sociais como trabalho em equipe, respeito pelo colega e empatia, permitindo aos alunos interagir e aprender uns com os outros.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão focados em promover uma compreensão prática e contextualizada dos pronomes na língua portuguesa. A atividade incentiva a leitura e interpretação crítica ao associar pronomes a imagens ou frases relacionadas. Os estudantes desenvolverão habilidades de escrita e oralidade ao formular frases e debater seu uso correto. Ao trabalhar em grupos, eles aprimorarão competências sociais essenciais, como a colaboração e a resolução de conflitos. O jogo de memória, além de ser um recurso lúdico, favorece a atenção, a concentração e a organização mental, atendendo também aos diferentes ritmos de aprendizagem.

  • Compreender e identificar diferentes tipos de pronomes na língua portuguesa.
  • Relacionar pronomes com seu uso em frases e contexto diário.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e diálogo em ambientes coletivos.
  • Estabelecer relações entre linguagem escrita e visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP05: Compreender e usar adequadamente pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos no contexto de produção de textos escritos e orais.
  • EF67LP09: Refletir sobre o uso dos pronomes no processo de coesão textual, de modo a garantir a continuidade de sentido nas produções textuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o reconhecimento e utilização prática de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Os alunos serão introduzidos às formas e funções desses pronomes através de exemplos contextualizados que facilitam a compreensão e aplicação prática. A atividade promove a associação entre elementos linguísticos e visuais, auxiliando no desenvolvimento da capacidade interpretativa dos alunos. Além disso, incentiva a prática de competência oral ao discutir as frases ou imagens escolhidas, reforçando a retenção de conhecimento de forma colaborativa e lúdica.

  • Reconhecimento dos tipos de pronomes.
  • Aplicação prática de pronomes em frases e contextos.
  • Associar elementos linguísticos a imagens.
  • Prática de habilidades orais em atividades de grupo.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula está alicerçada no aprendizado ativo, em que os alunos são incentivados a participar ativamente do processo educacional através de uma abordagem lúdica e colaborativa. Em pequenos grupos, os alunos construirão um jogo da memória e, por meio dessa prática, desenvolverão habilidades sociais e linguísticas. A opção por um jogo da memória foi feita para transformar o aprendizado em um processo agradável e motivador, que também atende alunos com diferentes necessidades educacionais, promovendo o engajamento e a retenção de informações.

  • Aprendizado ativo através de jogos educativos.
  • Trabalho em grupo para fomentar a interatividade.
  • Uso de recursos lúdicos para aumentar o engajamento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é dividido em duas aulas de 50 minutos cada, com o objetivo de garantir o fluxo pedagógico sem sobrecarregar os alunos. A primeira aula é destinada à introdução e construção dos materiais do jogo, permitindo que os alunos tenham um entendimento básico sobre pronomes antes de aplicá-los. A segunda aula envolve o jogo propriamente dito, onde os alunos colocarão em prática o conhecimento adquirido. A divisão permite facilitar o aprendizado gradual e gerar entusiasmo, pois os alunos terão tempo para preparar suas cartas e, posteriormente, testá-las com os colegas.

  • Aula 1: Introdução aos pronomes e criação dos cartões do jogo da memória.
  • Momento 1: Introdução aos Pronomes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de pronomes, ressaltando a importância deles na substituição de nomes em frases. Utilize o projetor para mostrar exemplos simples de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Engaje os alunos com perguntas dirigidas sobre o uso diário dos pronomes.

    É importante que o professor observe a compreensão dos alunos através de perguntas como: 'Quem pode me dar um exemplo de pronome pessoal?' Capture e incentive diferentes respostas.
    Para avaliação, observe atentamente a participação dos alunos e a espontaneidade das respostas.

    Momento 2: Discussão Interativa e Exemplo Visual (Estimativa: 10 minutos)
    Proponha uma discussão em grupo sobre como os pronomes são usados em textos ou diálogos do cotidiano. Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo descreva uma situação em que os pronomes poderiam ser eficazes. Permita que compartilhem suas situações no final.

    Oriente cada grupo a pensar de forma crítica, incentivando o diálogo colaborativo. Ofereça sugestões e exemplos visuais para apoiar o entendimento. Avalie o sucesso da atividade pela capacidade dos alunos de fornecer exemplos e participar ativamente nas discussões.

    Momento 3: Criação de Cartões do Jogo da Memória (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cartões em branco e canetas para cada grupo. Oriente os grupos a criar cartões com pronomes em um lado e uma frase ou imagem que os inclua no outro. Promova o uso criativo de imagens para representar pronomes, incentivando o vínculo entre linguagem visual e escrita.

    Observe se os alunos estão colaborando e dividindo responsabilidades na criação dos cartões. Incentive-os a discutir suas escolhas de frases e imagens enquanto trabalham. Avalie pela capacidade dos alunos de produzir cartões que conectem pronome e uso de maneira lógica.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback Inicial (Estimativa: 5 minutos)
    Permita que cada grupo compartilhe um ou dois cartões criados e explique suas escolhas para a turma. Proporcione um espaço para feedback dos colegas, promovendo uma análise construtiva do uso dos pronomes nas frases ou imagens escolhidas.

    É fundamental que o professor incentive um ambiente respeitoso onde todos os alunos se sintam à vontade para compartilhar. Avaliação será feita pela participação e capacidade de justificar as escolhas feitas.

  • Aula 2: Execução do jogo da memória e discussão das escolhas dos pronomes.
  • Momento 1: Revisão e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os tipos de pronomes abordados na aula anterior. Pergunte aos alunos se lembram de exemplos discutidos e incentive a participação. Reforce a importância dos pronomes no dia a dia. Disponha os grupos conforme a organização anterior e distribua os cartões do jogo da memória elaborados na última aula. Ofereça tempo para que revisem e possíveis ajustes sejam feitos.

    Momento 2: Instruções e Início do Jogo (Estimativa: 15 minutos)
    Explique as regras do jogo da memória: cada grupo colocará seus cartões virados para baixo num formato de matriz. Cada jogador, em sua vez, vira dois cartões, tentando pareá-los conforme o pronome e sua imagem ou frase correspondente. Se encontrar o par, recolhe os cartões e joga de novo; se não, vira-os novamente, e passa a vez para o próximo. É importante que você supervisione a atividade, assegurando que todos estejam compreendendo as regras e participando. Observe a interação entre os alunos, verificando se há colaboração e respeito pelas regras do jogo.

    Momento 3: Discussão Sobre Escolhas (Estimativa: 15 minutos)
    Após o término do jogo, reúna a turma e convide cada grupo a compartilhar algumas de suas combinações favoritas de pronomes e frases ou imagens, explicando a lógica de suas escolhas. Facilite uma discussão em classe sobre as diferentes formas de uso dos pronomes nos contextos apresentados. Incentive perguntas e novas interpretações dos casos revelados durante o jogo. Avalie a atividade pela capacidade dos alunos de justificar suas escolhas e pela participação na discussão.

    Momento 4: Feedback Construtivo e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que os alunos compartilhem o que aprenderam e como se sentiram durante o jogo e as discussões. Reforce os conceitos de cooperação e respeito discutidos. Colete feedback sobre a atividade para entender quais aspectos foram mais desafiadores ou divertidos. Conclua a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do aprendizado coletivo.

Avaliação

A avaliação será diversificada, incorporando observação prática, autoavaliação e feedbacks contínuos. O objetivo é notar o desenvolvimento cognitivo dos alunos na compreensão dos pronomes, bem como suas aptidões sociais nas interações em grupo. Os critérios incluem a precisão do uso dos pronomes, a capacidade de trabalhar em grupo, e a qualidade das discussões. Exemplo prático: Após a atividade, os grupos compartilham as frases criadas, enquanto o professor fornece feedback apontando pontos positivos e sugestões. Adaptação de critérios é providenciada, com ajustes para atender aos alunos com TDAH ou deficiência intelectual, como prazos diferenciados.

  • Observação prática de participação e colaboração.
  • Feedback contínuo sobre a precisão analítica do uso dos pronomes.
  • Autoavaliação dos alunos sobre a experiência do jogo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem materiais simples e acessíveis que não oneram o professor. São papéis em branco, canetas, simples imagens pré-selecionadas e eventualmente o uso de projetor para introdução teórica inicial sobre pronomes. A simplicidade dos materiais permite que eles sejam facilmente adaptados ou substituídos, promovendo flexibilidade e adequação às diversas condições dos alunos, como àqueles que necessitam de suporte visual extra ou que tenham dificuldade de concentração.

  • Cartões em branco e canetas.
  • Imagens para associar com os pronomes.
  • As imagens para associar com os pronomes podem ser encontradas em bancos de imagens online gratuitos, como o Unsplash ou o Pixabay, que oferecem diversas opções de ilustrações e fotos sem custos para uso educacional. Além disso, o professor pode buscar na internet por imagens licenciadas para uso não comercial, garantindo que o material seja adequado para a atividade em sala de aula. Recomenda-se baixar e imprimir estas imagens antes da aula, para que estejam prontas para uso. Em alternativa, é possível fazer uma coleta de revistas e jornais antigos para o uso de imagens impressas, permitindo que os alunos cortem e utilizem na criação dos cartões do jogo da memória. Caso a escola disponha de recursos como tablets ou computadores, as imagens também podem ser exibidas digitalmente. Para facilitar o acesso, o professor pode preparar previamente uma pasta compartilhada com as imagens selecionadas para que todos os grupos possam utilizá-las durante a atividade.

  • Projetor para introdução e explicação inicial.
  • Para ter acesso ao projetor para a introdução e explicação inicial da atividade, é recomendado que o professor faça um agendamento prévio com a coordenação ou administração da escola, verificando a disponibilidade do equipamento para as datas específicas da atividade. Na maioria das instituições de ensino, o projetor é normalmente armazenado em uma sala de equipamentos audiovisuais ou na biblioteca. Em alguns casos, o projetor pode estar fixo na própria sala de aula, dispensando a necessidade de deslocamento. O professor deverá garantir que a sala onde a aula será ministrada esteja equipada com o projetor ou planejar uma reserva para trazê-lo de outro ambiente. Se necessário, a escola pode proporcionar instruções sobre como operar o equipamento de forma eficaz. Caso a escola não possua um projetor disponível, será necessário considerar a possibilidade de emprestar o equipamento de outro local, como uma instituição parceira ou uma empresa que ofereça locação de equipamentos audiovisuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos dos inúmeros desafios enfrentados pelos professores, e sempre é essencial priorizar a inclusão. Sugere-se o uso de estratégias práticas para alunos com TDAH, como instruções claras divididas em partes sequenciais e intervalos curtos para atividades mais longas. Para alunos no espectro autista, permitir que se esforcem em suas áreas de interesse e usar hist-códigos sociais visuais pode ser benéfico. Para aqueles com deficiência intelectual, estratégias de repetição e simplificação de conceitos são valiosas. Essas abordagens acessíveis garantem que todos os alunos se beneficiem igualmente, sem causar um aumento nos custos ou no tempo de preparação dos educadores.

  • Divisão de tarefas em etapas curtas e claras para alunos com TDAH.
  • Uso de códigos sociais visuais para alunos no espectro autista.
  • Repetição e simplificação de conceitos para estudantes com deficiência intelectual.

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