Mestre das Histórias

Desenvolvida por: Cynthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Grupo

A atividade 'Mestre das Histórias' propõe um envolvimento lúdico e colaborativo na arte de contar histórias, onde cada estudante, de forma sequencial, contribui com um elemento novo para a narrativa iniciada por um colega, sob a supervisão do professor. A base desta atividade consiste no desenvolvimento da escuta ativa, expressão criativa e trabalho em equipe. Ao longo da atividade, os alunos serão encorajados a empregar aspectos linguísticos e paralinguísticos apropriados, integrando esses elementos para enriquecer sua história. Ao final, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história para a turma, praticando não apenas a narração, mas também a expressividade e a interpretação dramática, transformando a sala de aula em um palco para suas criações coletivas. Esta dinâmica visa promover um ambiente de aprendizado ativo, onde os estudantes podem explorar e desenvolver suas habilidades narrativas, escuta ativa e colaboração em grupo, ao mesmo tempo que se divertem construindo algo juntos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade pedagógica é promover habilidades de escuta ativa, criatividade narrativa, colaboração e trabalho em equipe. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender a importância da coesão e coerência textual em narrativas coletivas, além de praticar o uso adequado de aspectos linguísticos e paralinguísticos em suas falas. Através da criação coletiva de histórias, os estudantes podem melhorar suas habilidades de comunicação, aprender a valorizar as contribuições de cada membro do grupo e praticar a arte da narrativa em um contexto lúdico e formativo.

  • Promover escuta ativa e colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a construção coletiva de narrativas.
  • Praticar a expressividade oral e interpretação dramática.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e uso de aspectos linguísticos adequados.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no conteúdo programático de Língua Portuguesa, abrangendo aspectos de produção textual, narração, coesão e coerência, além de trabalhar com aspectos linguísticos e paralinguísticos na comunicação. Pela sua natureza interativa, promove competências transversais como trabalho em equipe, escuta ativa e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, elementos fundamentais no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental.

  • Produção textual e narração de histórias
  • Coesão e coerência em textos
  • Uso de aspectos linguísticos e paralinguísticos
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas e emocionais

Metodologia

A metodologia aplicada é a Aprendizagem Baseada em Jogos, se aproveitando da dinâmica de grupo e estímulo à criatividade mediante a construção coletiva de histórias. A atividade promove a interação social e a aprendizagem através da experiência compartilhada, onde o conteúdo é explorado de maneira prática e significativa. A atenção é dada ao processo de criação e narração, com ênfase na expressividade e na colaboração entre os alunos.

  • Organização dos alunos em grupos pequenos
  • Escolha de temas pelo professor
  • Construção coletiva das narrativas
  • Apresentação dramatizada das histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade, formação dos grupos e início da construção das histórias. A segunda aula será dedicada à conclusão das histórias e apresentações.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da construção das histórias em grupo.
  • Aula 2: Conclusão das histórias e apresentações para a turma.

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa de cada aluno no processo de criação da história, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade demonstrada na contribuição para a narrativa e a expressividade na apresentação final. Será dada ênfase ao respeito pelos turnos de fala, a coerência e coesão da história desenvolvida e o uso de aspectos linguísticos e paralinguísticos. A avaliação será formativa, proporcionando feedbacks construtivos para encorajar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem um ambiente de sala de aula propício para trabalho em grupo e apresentações, materiais para anotações das histórias, como papel e caneta, e dispositivos de gravação para capturar as apresentações, proporcionando assim uma ferramenta adicional para feedback e avaliação.

  • Papel e caneta para anotações
  • Dispositivos de gravação de áudio/vídeo
  • Espaço adequado para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo