A atividade 'Mestre das Histórias' propõe um envolvimento lúdico e colaborativo na arte de contar histórias, onde cada estudante, de forma sequencial, contribui com um elemento novo para a narrativa iniciada por um colega, sob a supervisão do professor. A base desta atividade consiste no desenvolvimento da escuta ativa, expressão criativa e trabalho em equipe. Ao longo da atividade, os alunos serão encorajados a empregar aspectos linguísticos e paralinguísticos apropriados, integrando esses elementos para enriquecer sua história. Ao final, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história para a turma, praticando não apenas a narração, mas também a expressividade e a interpretação dramática, transformando a sala de aula em um palco para suas criações coletivas. Esta dinâmica visa promover um ambiente de aprendizado ativo, onde os estudantes podem explorar e desenvolver suas habilidades narrativas, escuta ativa e colaboração em grupo, ao mesmo tempo que se divertem construindo algo juntos.
O objetivo dessa atividade pedagógica é promover habilidades de escuta ativa, criatividade narrativa, colaboração e trabalho em equipe. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender a importância da coesão e coerência textual em narrativas coletivas, além de praticar o uso adequado de aspectos linguísticos e paralinguísticos em suas falas. Através da criação coletiva de histórias, os estudantes podem melhorar suas habilidades de comunicação, aprender a valorizar as contribuições de cada membro do grupo e praticar a arte da narrativa em um contexto lúdico e formativo.
Esta atividade insere-se no conteúdo programático de Língua Portuguesa, abrangendo aspectos de produção textual, narração, coesão e coerência, além de trabalhar com aspectos linguísticos e paralinguísticos na comunicação. Pela sua natureza interativa, promove competências transversais como trabalho em equipe, escuta ativa e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, elementos fundamentais no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental.
A metodologia aplicada é a Aprendizagem Baseada em Jogos, se aproveitando da dinâmica de grupo e estímulo à criatividade mediante a construção coletiva de histórias. A atividade promove a interação social e a aprendizagem através da experiência compartilhada, onde o conteúdo é explorado de maneira prática e significativa. A atenção é dada ao processo de criação e narração, com ênfase na expressividade e na colaboração entre os alunos.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade, formação dos grupos e início da construção das histórias. A segunda aula será dedicada à conclusão das histórias e apresentações.
A avaliação considerará a participação ativa de cada aluno no processo de criação da história, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade demonstrada na contribuição para a narrativa e a expressividade na apresentação final. Será dada ênfase ao respeito pelos turnos de fala, a coerência e coesão da história desenvolvida e o uso de aspectos linguísticos e paralinguísticos. A avaliação será formativa, proporcionando feedbacks construtivos para encorajar o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem um ambiente de sala de aula propício para trabalho em grupo e apresentações, materiais para anotações das histórias, como papel e caneta, e dispositivos de gravação para capturar as apresentações, proporcionando assim uma ferramenta adicional para feedback e avaliação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula