Minha Vida em Memes

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

A atividade busca explorar a criação de memes como forma de expressão pessoal, aproveitando o universo digital com o qual os alunos já estão familiarizados. Na primeira aula, os alunos aprenderão o conceito de memes, suas características e como são utilizados para representar eventos do cotidiano de forma humorística e crítica. Será feita uma introdução sobre as estruturas linguísticas, como substantivo, adjetivo e verbo, que compõem essas peças de comunicação viral. Na segunda aula, os alunos colocarão em prática os conceitos aprendidos criando seus próprios memes. O tema das produções pode girar em torno do ano letivo ou expectativas para as férias, o que permitirá que explorem sua criatividade e capacidade de síntese, além de possibilitar uma significativa troca de ideias sobre seus sentimentos e emoções. Isso estará alinhado com o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção de texto, além de promover a expressão criativa e desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e autorregulação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam integrar o desenvolvimento de competências linguísticas e socioemocionais em um formato que seja atraente e significativo para os alunos. Ao compreenderem e criarem memes, os alunos exercitarão a leitura crítica, a capacidade de síntese e a criatividade, além de trabalharem de forma colaborativa, discutindo suas produções e refletindo sobre seus impactos e mensagens. Isso promove não só o aprendizado da língua e da semiótica, mas também fortalece habilidades como empatia, resiliência e autorregulação ao expressar e receber feedback sobre temas pessoais de forma respeitosa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos multimodais.
  • Exercitar a criatividade na produção de textos e imagens.
  • Praticar o uso de estruturas linguísticas como substantivos, adjetivos e verbos.
  • Promover a expressão de ideias e sentimentos de forma responsável e crítica.
  • Fortalecer a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP16: Identificar e usar as classes gramaticais (substantivo, adjetivo e verbo) na produção de textos.
  • EF67LP19: Analisar e produzir textos de diferentes gêneros digitais, como memes, avaliando sua função e características.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange tanto aspectos linguísticos quanto socioemocionais através da leitura, análise e produção de memes. Os alunos serão introduzidos aos elementos fundamentais da análise linguística – como uma breve revisão dos conceitos de substantivo, adjetivo e verbo – e à semiótica, o estudo dos signos e seus significados, elementos centrais na concepção de um meme. A atividade também explorará a produção textual de forma prática e vivencial, conectando a aprendizagem aos interesses e realidades dos estudantes. A prática colaborativa incentivará o desenvolvimento de empatia e autorregulação emocional, essenciais para a convivência harmoniosa no ambiente escolar e fora dele.

  • Conceito e análise de memes como textos multimodais.
  • Revisão de substantivo, adjetivo e verbo.
  • Elementos da semiótica e análise linguística.
  • Prática da expressão criativa através de meios digitais.

Metodologia

A metodologia adotada integra teoria e prática com foco em trabalhos colaborativos, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. A primeira parte da atividade será de exposição teórica e discussão sobre os memes, utilizando exemplos para fomentar uma compreensão crítica. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, analisando os memes em pequenos grupos e compartilhando suas percepções com a turma. Na segunda parte, os alunos serão desafiados a criar seus próprios memes, aplicando conceitos linguísticos e expressivos aprendidos previamente, estimulando assim sua capacidade de inovação e sintonia com a cultura digital.

  • Exposição dialogada e análise de exemplos de memes.
  • Trabalho em grupo para interpretação e discussão.
  • Produção prática individual e em grupo de memes.
  • Apresentação e feedback coletivo sobre as criações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado em duas aulas de 70 minutos, cada uma com um foco específico para equilibrar teoria e prática. A primeira aula será dedicada à introdução e análise dos memes, permitindo que os alunos compreendam sua estrutura e função antes de se engajarem na produção criativa. Na segunda aula, o foco será total na criação e compartilhamento de memes, permitindo que os alunos expressem suas perspectivas de forma inovadora. Esta estrutura permite que os alunos internalizem as informações de maneira sequencial e interativa, culminando em uma atividade prática que solidifica seu aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e análise de memes (70 minutos).
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Memes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por memes. Permita que expressem e compartilhem suas ideias para ativar o conhecimento prévio. Em seguida, explique o conceito de memes como textos multimodais que combinam imagem e texto para transmitir uma mensagem de forma humorística ou crítica. Utilize um projetor e computador para apresentar exemplos variados de memes, destacando suas características principais. É importante que observe se os alunos compreendem a função dos memes como veículos de comunicação.

    Momento 2: Análise de Estruturas Linguísticas (Estimativa: 20 minutos)
    Aprofunde a discussão introduzindo as estruturas linguísticas presentes nos memes, como substantivos, adjetivos e verbos. Distribua materiais visuais guias que ilustrem como essas estruturas são utilizadas nos exemplos apresentados anteriormente. Facilite a interação dos alunos em pares para que analisem os exemplos, identifiquem as estruturas e discutam como o texto contribui para o significado do meme. Sugira que cada dupla escolha um meme e destaque suas estruturas linguísticas em voz alta, promovendo um momento de aprendizado coletivo.

    Momento 3: Discussão em Grupo e Interpretação (Estimativa: 20 minutos)
    Promova uma discussão em grupo para incentivar a interpretação dos memes apresentados. Divida os alunos em pequenos grupos e permita que compartilhem suas impressões sobre como os memes refletem eventos do cotidiano e transmitem mensagens socialmente críticas. Destaque a importância de respeitar diferentes pontos de vista e oriente a conduzir as discussões de forma colaborativa e respeitosa. É essencial fomentar a empatia e a capacidade de dialogar.

    Momento 4: Atividade de Leitura e Análise Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua diferentes memes impressos, e peça aos alunos para realizarem uma análise individual, considerando tanto o texto quanto a imagem, e identificando as mensagens e emoções transmitidas. Oriente-os a escrever pequenas reflexões sobre o que o meme comunica e como se sentem em relação a ele. Avalie a capacidade dos alunos de interpretar textos multimodais através de uma leitura crítica e criativa. Forneça feedback imediato, destacando pontos fortes e áreas de melhora.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com Transtorno do Espectro Autista, ofereça apoio visual claro e estruturas rígidas durante as atividades de discussão em grupo, que podem ser difíceis devido ao ambiente menos estruturado. Para alunos com deficiência intelectual, use um vocabulário simples e clareza nas instruções. Ofereça exemplos modelos que possam seguir. Alunos com transtornos de ansiedade podem se beneficiar de um ambiente de aprendizagem positivo e encorajador; permita que contribuam nas discussões de acordo com seu conforto, sem forçá-los a falar em público. Incentive o uso de conceitos em que se sintam confiantes e reforce positivamente suas contribuições para manter a autoestima alta.

  • Aula 2: Criação prática de memes (70 minutos).
  • Momento 1: Planejamento e Tema dos Memes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisando os conceitos de memes discutidos na aula anterior. Explique que os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios memes. Oriente-os a refletir sobre os temas propostos: ano letivo ou expectativas para as férias. Reforce a importância de combinar estratégia e criatividade na escolha dos temas.

    Permita que os alunos discutam em duplas ou trios para explorar ideias e compartilhar seus sentimentos em relação aos temas propostos. É importante que o professor se movimente pela sala, auxiliando as discussões e fornecendo sugestões quando necessário. Avalie o entendimento dos alunos pelo envolvimento nas discussões e clareza das ideias partilhadas.

    Momento 2: Produção dos Memes (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a utilizarem os computadores ou tablets com acesso à internet para procurar imagens ou criar suas próprias ilustrações que sirvam de base para os memes. Ofereça opções de ferramentas online gratuitas para criação de memes, seguras e adequadas para a faixa etária. Enquanto trabalham, observe se os alunos estão utilizando substantivos, adjetivos e verbos de forma criativa e correta.

    É aconselhável que o professor incentive a troca de ideias entre os alunos, mantendo um ambiente de colaboração saudável. Assista para garantir que o conteúdo dos memes seja apropriado e que as mensagens sejam claras e bem elaboradas. Avalie o progresso dos alunos pela capacidade de integrar texto e imagem num todo coeso e expressivo.

    Momento 3: Exposição e Feedback dos Memes (Estimativa: 20 minutos)
    Organize uma roda de apresentações onde cada aluno ou grupo mostre seus memes para a turma, utilizando o projetor se possível. Estimule a turma a oferecer feedbacks construtivos, focando nos elementos linguísticos e criatividade. Oriente os alunos a serem respeitosos e encorajadores durante a avaliação de seus colegas.

    O papel do professor é vital para moderar os feedbacks, garantindo que sejam positivos e que forneçam insights úteis para melhorias. Aproveite a oportunidade para destacar aspectos positivos, abordar possíveis melhorias e assegurar a compreensão das estruturas linguísticas. A avaliação deve focar na criatividade, coesão entre texto e imagem, e clareza da mensagem.

    Momento 4: Reflexão e Autoavaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula solicitando que os alunos façam uma breve autoavaliação escrita sobre seu processo criativo e o conteúdo que produziram. Pergunte: O que aprendi com esta atividade? Como me senti ao criar e apresentar um meme?. Incentive-os a refletirem sobre as críticas recebidas e a ponderar sobre o que poderiam fazer diferente.

    Reforce a importância da autoavaliação como ferramenta de aprendizado contínuo. Colete as autoavaliações para ter uma ideia do impacto da atividade sobre o desenvolvimento dos alunos. Avalie essa etapa pela sinceridade e profundidade das reflexões, mais do que por uma medida quantitativa de acerto ou erro.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com Transtorno do Espectro Autista, assegure que haja um roteiro visual do que será feito durante a aula. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique as instruções e ofereça exemplos modelares frequentemente. Adapte as ferramentas digitais para que sejam acessíveis e intuitivas para esses alunos. Para aqueles com transtornos de ansiedade, crie um ambiente de apoio e encorajamento ao permitir que escolham quando e como participar das discussões e apresentações. Reforce positivamente cada contribuição e acomode a participação em pares ou grupos pequenos se lhes for mais confortável.

Avaliação

Para avaliar o desempenho dos alunos, diferentes metodologias serão aplicadas, garantindo diversidade e inclusão. Uma das estratégias será a autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seus aprendizados e fornecerão feedback sobre suas próprias produções. Isso é crucial para impulsionar a autorreflexão e encorajar a melhoria contínua. Além disso, será aplicada uma avaliação por pares, em que os estudantes avaliarão as produções dos colegas, reforçando a capacidade de análise crítica e respeitosa. Finalmente, o professor poderá conduzir a avaliação formativa com base em observações durante as apresentações dos memes, destacando a criatividade, uso correto dos conceitos linguísticos e capacidade de comunicação. Esta abordagem multifacetada não apenas garante a verificação do aprendizado, mas também incentiva os alunos a participarem de seu próprio processo educacional de forma ativa e engajada.

  • Autoavaliação dos processos e produtos criativos.
  • Avaliação por pares focando na crítica construtiva.
  • Observação e feedback formativo do professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade visam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e incluir todos os estudantes. Serão utilizados projetores e computadores para apresentação de exemplos de memes, além de acesso à internet para pesquisas rápidas. Esses recursos facilitarão a compreensão do conteúdo e darão suporte à produção dos memes. Materiais visuais já preparados servirão como guias para os alunos que necessitam de maior apoio. Ferramentas digitais gratuitas para criação de memes também serão disponibilizadas, assegurando que todos os alunos tenham acesso igualitário às atividades, sem custos adicionais.

  • Projetor e computador.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Ferramentas gratuitas para criação de memes.
  • Materiais visuais guias.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço que os professores enfrentam diariamente e é fundamental promover um ambiente de sala de aula inclusivo e acessível, ajustando a prática pedagógica às necessidades dos alunos. Para alunos com transtorno do espectro autista, recomenda-se a utilização de rotinas claras e previsíveis com a aplicação de dicas visuais e linguagem concisa. No caso de alunos com deficiência intelectual, fornecer materiais de apoio visual e aumentar o uso de exemplos concretos facilitará a compreensão dos conceitos. Além disso, para os estudantes com transtornos de ansiedade, a criação de um ambiente acolhedor, com abordagens que diminuam a pressão, ajudará a estimular a participação, como discussões em pequenos grupos antes das apresentações gerais. Monitorar a interação e oferecer apoio contínuo são essenciais, assim como adaptar o ritmo das atividades à necessidade dos alunos. Em todas estas medidas, o uso da comunicação com a família para discutir avanços e desafios dos alunos se manterá como um ponto de apoio crítico.

  • Rotinas claras para alunos com TEA.
  • Materiais concretos e visuais para alunos com deficiência intelectual.
  • Ambiente de baixo estresse para alunos com ansiedade.
  • Comunicação contínua com as famílias.

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