Montando o Palco com Dom Quixote

Desenvolvida por: Cleide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Teatro e Literatura

Nesta atividade interdisciplinar, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no mundo da literatura e do teatro através de uma experiência única de adaptação da obra clássica 'Dom Quixote de la Mancha' para o formato teatral. Em grupos, os alunos escolherão capítulos ou trechos da obra para desenvolver seus roteiros, prestando especial atenção à caracterização de personagens, cenários, e às dinâmicas das falas, transformando o texto narrativo em diálogos vivos e ações teatrais. A atividade estimulará a criatividade, o trabalho em equipe, e o desenvolvimento de habilidades lingüísticas e artísticas, permitindo aos alunos explorar diversas variações linguísticas e contextos culturais presentes na obra, enquanto adaptam suas linguagens para o entendimento de seu público. Este projeto visa não apenas a compreensão aprofundada de uma das maiores obras da literatura mundial, mas também oferece uma experiência prática de produção textual, dramaturgia, e apreciação artística, incentivando a expressão individual e coletiva dentro do espaço escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e aprofundada de conceitos literários e teatrais, fomentando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura, interpretação, produção textual e expressão criativa. Através da adaptação de um clássico literário para o teatro, os alunos exercitarão a capacidade de trabalhar em grupo, debater ideias, elaborar argumentos e expressar-se artisticamente. Será uma oportunidade valiosa para que os estudantes vivenciem o processo criativo desde a concepção até a execução, aprendendo sobre elementos fundamentais da dramaturgia como roteiro, personificação de personagens, construção de cenários e uso de linguagem apropriada ao contexto e ao público.

  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual.
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas e personagens.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de expressão e argumentação.
  • Introduzir conceitos básicos de dramaturgia e teatro.
  • Apropriação e ressignificação de obras literárias em novos contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é construído para englobar tanto elementos literários quanto teatrais, proporcionando aos alunos uma compreensão integrada desses campos. Abordaremos a estrutura da narrativa de 'Dom Quixote', incluindo análise de personagens, temas e cenários, e como estes podem ser adaptados para o palco. A atividade também enfatizará a importância das rubricas teatrais, o uso de linguagem e variações linguísticas adequadas à dramaturgia, e a expressão corporal e vocal dos personagens. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos tenham uma percepção ampliada da riqueza da obra original e de como elementos literários podem ser transpostos e reinventados no contexto teatral.

  • Análise literária de 'Dom Quixote de la Mancha'.
  • Fundamentos da dramaturgia: roteiro, personagens e cenários.
  • Técnicas de adaptação de texto literário para peça teatral.
  • Variações linguísticas e expressão artística no teatro.
  • Execução e apresentação de roteiro teatral.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para facilitar uma aprendizagem ativa, onde os alunos serão os principais protagonistas em todos os estágios do projeto. Inicialmente, haverá uma introdução teórica ao tema e aos objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a seleção dos trechos da obra e a discussão inicial das ideias para a adaptação. Cada grupo desenvolverá seu roteiro teatral, engajando-se ativamente nas etapas de planejamento, textualização, e revisão. Este processo será apoiado por discussões em grupo, pesquisas sobre a época e o contexto da obra, e exercícios de dramatização. A atividade culminará com a apresentação dos roteiros adaptados, permitindo que os alunos experimentem a encenação e a interpretação de suas criações.

  • Apresentação do contexto histórico-cultural de 'Dom Quixote'.
  • Divisão dos alunos em grupos para discussão e seleção de trechos.
  • Criação do roteiro teatral com ênfase em rubricas e caracterização de personagens.
  • Revisão coletiva dos roteiros e ajustes finais.
  • Preparação e execução das peças teatrais pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 3 sessões de 40 minutos cada, ao longo de uma semana. Na primeira sessão, será feita a introdução ao projeto e a divisão dos grupos. A segunda sessão será dedicada ao desenvolvimento dos roteiros e discussão das ideias em grupo. Na terceira e última sessão, os grupos realizarão os ensaios finais e as apresentações das peças para a turma.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos roteiros teatrais.
  • Aula 3: Ensaio e apresentação das peças.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e processual, considerando a participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto. Serão avaliados a criatividade, o empenho na pesquisa e adaptação dos trechos, a colaboração dentro dos grupos, a qualidade dos roteiros produzidos, e a apresentação final das peças. Critérios específicos incluem a coerência e fidelidade à obra original adaptada, a eficácia na expressão das características dos personagens e cenários, e a clareza das rubricas. Comentários construtivos serão fornecidos para incentivar a reflexão e o aprimoramento das habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários recursos como cópias da obra 'Dom Quixote de la Mancha', espaço adequado para as apresentações teatrais, materiais para escrita e desenho (lápis, papel, cartolinas), e dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais. Equipamento para reprodução de áudio pode ser útil para ensaios e apresentações finais. Materiais de cenário e vestuário podem ser improvisados pelos próprios alunos, incentivando soluções criativas e econômicas.

  • Cópias de 'Dom Quixote de la Mancha'.
  • Espaço de sala de aula ou auditório para apresentações.
  • Materiais de escrita e desenho.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Equipamento de áudio para reprodução e ensaio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo