Piquenique do Singular e Plural

Desenvolvida por: Rubena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Substantivos: Singular e Plural

A atividade 'Piquenique do Singular e Plural' tem o intuito de desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a habilidade de transformar substantivos do singular para o plural. Ambientada em um piquenique fictício, a atividade demanda que cada aluno comece posse de cartas representando itens de piquenique no singular. A missão é negociar com seus colegas, trocando cartas, para completar sua lista de itens no plural. Essa dinâmica não apenas ensina a transformação gramatical relacionada aos substantivos, mas também promove interações sociais efetivas, o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e negociação, e reforça conceitos linguísticos por meio de prática lúdica. Este exercício incentiva a socialização, o trabalho em equipe e o entendimento linguístico, aproveitando um ambiente controlado e divertido para quebrar barreiras sociais e culturais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade visam a fortalecer a compreensão das regras gramaticais de singular e plural, promover habilidades sociais através das interações de troca e negociação cooperativa entre os alunos e estimular o uso correto das formas plurais dos substantivos de forma contextualizada. Isso cria um ambiente prático para que os alunos possam aplicar suas aprendizagens em linguagem numa atividade dinâmica que reflete interações reais e contribui para sua formação linguística plena.

  • Compreender as regras de transformação de substantivos do singular para o plural.
  • Promover a habilidade de negociação e troca em interação com os colegas.
  • Aplicar as formas corretas de plurais dos substantivos no contexto prático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar, em textos de diferentes gêneros, a flexão dos substantivos, adjetivos e verbos em gênero, número e grau, relacionando-a a hábitos de fala de diferentes grupos sociais, com base na variedade linguística.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarca a transformação de substantivos do singular para o plural, aspectos fundamentais da morfologia e ortografia, além de desenvolver as habilidades sociais necessárias para o trabalho em equipe. A promoção de competências linguísticas e sociais combina o conhecimento da língua portuguesa com a prática interativa, refletindo as diretrizes da BNCC para o desenvolvimento global do aluno.

  • Regras de formação do plural dos substantivos.
  • Aplicação prática de normas gramaticais em atividades interativas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através da interação em grupo.

Metodologia

A metodologia central da atividade gira em torno de metodologias ativas que promovem a aprendizagem através da interação e da resolução prática de desafios. O ambiente de piquenique fictício serve como um espaço seguro para experimentar e aplicar transformações gramaticais, enquanto as dinâmicas de troca incentivam a participação ativa e colaborativa dos alunos. Ao estimular o protagonismo estudantil, essa abordagem propõe um aprendizado envolvente que é simultaneamente social e cognitivo.

  • Aprendizagem através da prática e troca de cartas.
  • Protagonismo e interação social como base para o aprendizado.
  • Simulações de problemas reais em um ambiente controlado e educacional.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma define que a atividade aconteça em um tempo único de 60 minutos, permitindo uma exploração intensa e focada das regras do plural no contexto específico de uma atividade prática. Essa abordagem concentrada e direta ajuda a maximizar a efetividade da aprendizagem e garante que o tempo disponível seja aproveitado da melhor maneira, ao mesmo tempo em que proporciona espaço para feedback e ajuste das estratégias de ensino conforme necessário.

  • Aula 1: A introdução à atividade, explicação das regras do jogo, e realização da troca de cartas ocorrerão em um período de 60 minutos. Esse tempo incluirá também um momento de reflexão pós-atividade para discutir as experiências e aprendizados engranados.
  • Momento 1: Introdução e Explicação das Regras (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e contextualizando a atividade 'Piquenique do Singular e Plural'. Explique o objetivo principal, que é aprender a transformar substantivos do singular para o plural, e mencione os benefícios adicionais como desenvolver habilidades de comunicação e negociação. Esclareça as regras no quadro branco, garantindo que todos os alunos compreendam o que precisa ser feito. É importante que os alunos entendam que as cartas são itens de piquenique no singular e que precisam transformá-los em plural através de trocas.

    Momento 2: Dinâmica de Troca de Cartas (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua as cartas para os alunos e instrua-os a iniciar a troca. Oriente-os a interagir e negociar com os colegas, sempre utilizando corretamente as formas de plural para cada item. Circule pela sala, observando as interações e oferecendo suporte quando necessário. Motive os alunos a explicarem seus passos e pensamentos durante a troca para que possam exercitar a verbalização do raciocínio gramatical. Mantenha atenção aos alunos mais quietos, incentivando-os a participar.

    Momento 3: Reflexão e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Ao final da troca de cartas, reúna todos para uma discussão sobre o que aprenderam. Peça que os alunos compartilhem suas experiências, dificuldades e estratégias utilizadas. Pergunte sobre como aplicaram as regras de pluralidade e como se sentiram ao negociar com os colegas. Incentive o feedback entre pares e a autoavaliação. Utilize as plantas de discussão para guiar o diálogo, garantindo uma participação inclusiva de todos os alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio de observação prática, autoavaliação dirigida e feedback grupal, promovendo uma compreensão enriquecida das habilidades desenvolvidas. Cada aluno será observado quanto à sua capacidade de transformar substantivos em plurais corretamente, interagir e negociar de forma eficaz e refletir sobre sua própria prática, garantindo um ambiente inclusivo e de aprendizado contínuo.

  • Observação prática em sala de aula.
  • Autoavaliação do aluno sobre sua participação e aprendizado.
  • Feedback dos colegas e discussão grupal sobre as estratégias de negociação e aprendizagem realizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos para a atividade enfocarão materiais tangíveis facilmente disponíveis, como cartas impressas representando os itens do piquenique. Essa escolha intencional evita a necessidade de recursos digitais, alinhando-se aos desafios das diferentes condições dos alunos e promovendo uma experiência acessível e alinhada às necessidades da turma.

  • Cartas impressas com itens de piquenique no singular.
  • Plantas de discussão para reflexão e feedback pós-atividade.
  • Quadro branco para organização e esclarecimento das regras e objetivos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo as pressões sobre os professores, é fundamental assegurar que cada aluno tenha a oportunidade de participar plenamente. Para alunos com dificuldades de socialização, a atividade oferecerá apoio com papéis mais estruturados que possam facilitar interações seguras. Haverá incentivos para comunicação inclusiva e suporte ao desenvolvimento de estratégias entre pares. Para os alunos com baixa participação devido a restrições socioeconômicas, os materiais serão providos pela escola, sem custos para os alunos, e a atividade será desenhada para integrar contextos e interesses relevantes a eles, promovendo maior engajamento e participação.

  • Papéis de apoio mais estruturados para alunos com dificuldades de socialização.
  • Materiais providos sem custo adicional, assegurando equidade.
  • Construção de vínculos e estratégias de interação segura e respeitosa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo