Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo jornalístico, assumindo o papel de repórteres mirins. Iniciaremos com uma breve explicação sobre a profissão de jornalista e as etapas envolvidas na produção de uma notícia. O objetivo é familiarizar os estudantes com o conceito de notícia, as características do texto jornalístico, bem como o processo de coleta, análise e divulgação de informações. Após essa introdução, os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde escolherão um evento recente ou uma situação de relevância dentro da escola ou comunidade local para noticiar. A atividade envolverá a prática de entrevistas, a pesquisa e a observação direta para coleta de dados, seguidas do planejamento e da redação de uma notícia, considerando os elementos básicos do texto jornalístico. Para concluir, os grupos terão a oportunidade de apresentar suas notícias para a classe em um formato de telejornal escolar, que pode ser tanto gravado quanto apresentado ao vivo, empregando habilidades de comunicação efetiva e trabalho em equipe.
A principal intenção desta atividade é possibilitar aos alunos a vivência prática do processo jornalístico, abrangendo desde a pesquisa inicial até a divulgação da notícia. Espera-se que, ao término, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar as características fundamentais do texto jornalístico, realizar entrevistas e coletar dados relevantes, além de trabalharem em equipe durante todo o processo. Também é objetivo desta aula estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos, fomentando ainda mais suas habilidades comunicativas tanto na escrita quanto na oralidade.
O conteúdo abordado oferece aos alunos um panorama sobre o jornalismo, enfatizando a importância da notícia e o processo de sua produção. Discutiremos como uma notícia é gerada, desde a identificação de um evento noticioso dentro do contexto escolar ou comunitário, passando pela coleta de informações via pesquisa e entrevistas, até a redação e apresentação de uma reportagem. Assim, a atividade não apenas abrange aspectos linguísticos, como a estrutura e estilo do texto jornalístico, mas também habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.
A metodologia 'Mão-na-massa' será uma peça chave nesta atividade, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. Os alunos serão incentivados a explorar e investigar o ambiente escolar ou sua comunidade, coletar dados e transformá-los em uma narrativa jornalística interessante. A divisão em grupos facilitará a distribuição de tarefas e promoverá habilidades sociais importantes. A elaboração do telejornal escolar servirá como prática de síntese e conferirá aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas habilidades de comunicação oral e visual perante o público.
A carga horária total das duas sessões é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a introdução ao mundo jornalístico e formação dos grupos. A segunda aula será destinada à confecção das notícias e preparação da apresentação final.
A avaliação da atividade se dará por meio da análise do processo e do produto final. Será avaliada a capacidade de colaboração dentro do grupo, a adequação e uso dos elementos do texto jornalístico, a qualidade da pesquisa e dos dados coletados, bem como a criatividade e clareza na apresentação final do telejornal. Usaremos um critério de avaliação baseado em rubricas, detalhando os diferentes aspectos do projeto jornalístico, para que os alunos conheçam os critérios e possam se autoavaliar em conjunto com a avaliação do professor.
Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem acesso à internet para pesquisas, câmera ou smartphone para gravações, computadores para redação das notícias e edição dos vídeos, caso seja necessário. Adicionalmente, materiais de escritório como papel, canetas e gravadores de áudio para entrevistas também serão úteis. Uma sala de aula que possa acomodar apresentações e um espaço adequado para as gravações são essenciais.
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