Repórteres das Fábulas

Desenvolvida por: Nara P… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fábulas e sua moral

Nesta atividade, transformaremos a sala de aula em uma efervescente redação de jornal onde cada aluno será um repórter investigativo. O objetivo é mergulhar nas fábulas clássicas e desvendar através de entrevistas com personagens, interpretados pelos próprios colegas, o 'porquê' das lições morais por trás de cada história. Alunos formularão perguntas e conduzirão entrevistas, simulando um cenário jornalístico real, o que envolverá pesquisa, formulação de perguntas coerentes e tomada de notas. Esta abordagem não apenas aprimora a compreensão leitora e incentiva o pensamento crítico, como também promove habilidades essenciais de comunicação e escrita jornalística.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nas crianças a habilidade de formular perguntas pertinentes, respeitar os turnos de fala e praticar a tomada de notas de forma eficaz. Através da simulação de entrevistas com personagens de fábulas, esperamos que os alunos consigam compreender melhor as lições morais dessas histórias e sua aplicabilidade na vida real. Este exercício pretende também aprimorar habilidades comunicativas, tanto na forma escrita quanto verbal, e estimular a análise crítica e reflexiva sobre os temas abordados.

  • Desenvolver habilidades de comunicação verbal e escrita
  • Promover o respeito aos turnos de fala durante as discussões
  • Estimular o pensamento crítico e analítico a respeito das lições morais das fábulas
  • Aprimorar a habilidade de tomar notas e identificar informações principais
  • Incentivar a pesquisa e formulação de perguntas coerentes e adequadas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

Esta atividade promove o estudo das fábulas e sua moral, através da prática de entrevistas e escrita de artigos, focando no desenvolvimento de habilidades de comunicação e análise crítica. Os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e interpretar as mensagens contidas nas fábulas, enquanto trabalham habilidades importantes para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Compreensão e interpretação de fábulas
  • Formulação de perguntas para entrevistas
  • Coleta de informações e tomada de notas
  • Respeito aos turnos de fala e escuta ativa
  • Produção de artigos baseados nas entrevistas

Metodologia

Com a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade simula um ambiente de redação de jornal, promovendo a interação direta dos alunos com o conteúdo das fábulas. Os alunos trabalharão em grupos, assumindo papéis de repórteres e personagens, incentivando o aprendizado dinâmico. A metodologia ativa estimula o engajamento, a criatividade e a colaboração, essenciais para o sucesso da atividade.

  • Simulação de redação de jornal
  • Entrevistas com personagens das fábulas
  • Elaboração de perguntas e coleta de informações
  • Produção de artigos jornalísticos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, focaremos na introdução da atividade, pesquisa sobre as fábulas e formulação de perguntas. Na segunda aula, realizaremos as entrevistas e a redação dos artigos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, pesquisa sobre fábulas e formulação de perguntas
  • Aula 2: Realização das entrevistas e redação dos artigos

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade das perguntas formuladas, respeito aos turnos de fala, eficácia na tomada de notas, e na produção do artigo final. Será valorizada a profundidade da análise crítica em relação às lições morais das fábulas, além da clareza, coerência e criatividade presentes nos artigos produzidos. Feedbacks serão fornecidos destacando os pontos de excelência e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à biblioteca de fábulas, materiais de papelaria para anotação, dispositivos para gravação das entrevistas (opcional) e um espaço adequado para simulação do ambiente de redação. Isso proporcionará uma experiência mais autêntica e engajadora para os alunos.

  • Coleção de fábulas
  • Materiais de papelaria (cadernos, canetas)
  • Dispositivos de gravação (gravadores ou smartphones)
  • Espaço apropriado para simulação de redação jornalística

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo