Repórteres do Bairro

Desenvolvida por: Neide … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração e Conhecimento do Entorno

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na cultura e história de seu bairro, transformando-se em verdadeiros repórteres. Eles serão divididos em pequenos grupos e realizarão uma saída de campo pelo bairro da escola. Cada grupo terá a missão de investigar um aspecto específico do local, como sua história, curiosidades, personalidades marcantes, entre outros. Para isso, farão uso de entrevistas, fotografias e outras formas de coleta de dados. Após a exploração, os estudantes retornarão à sala de aula para compilar as informações coletadas em uma reportagem detalhada. Este trabalho poderá ser apresentado de maneira oral, como uma reportagem televisiva, ou escrita, mimetizando o estilo de artigos de jornal ou posts de blog. A atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, narrativa e apresentação, além de fomentar a valorização da comunidade local e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das competências de pesquisa, interpretação de dados, escrita criativa, narrativa e comunicação oral entre os alunos. Será uma oportunidade para que eles possam aplicar conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática, além de estimular a curiosidade, o senso crítico e a percepção sobre o ambiente ao seu redor. Espera-se que, ao fim desta atividade, os estudantes sejam capazes de organizar e sintetizar informações de forma clara e objetiva, produzir textos e apresentações coesas, e valorizar a história e cultura local, reconhecendo-a como parte integrante de sua própria história.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações.
  • Praticar técnicas de entrevista e fotografia.
  • Aprimorar a capacidade de escrita e narrativa.
  • Fomentar habilidades de apresentação oral e produção de conteúdo digital.
  • Valorizar o conhecimento sobre a comunidade local.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. No eixo de Língua Portuguesa, os estudantes praticarão leitura, escrita, oralidade e uso das mídias. Em História, eles explorarão o passado do bairro, aprendendo sobre seus eventos significativos e figuras históricas. A Geografia contribui na compreensão espacial do bairro e sua configuração urbana atual. Elementos de Arte e Tecnologia também serão integrados, à medida que os alunos criam representações visuais e digitais de suas descobertas. Esta abordagem interdisciplinar favorece uma compreensão holística do bairro e seus componentes.

  • Técnicas de pesquisa e entrevista.
  • Redação jornalística e postagem em blogs.
  • Princípios básicos de fotografia.
  • Apresentação oral eficaz.

Metodologia

Esta atividade se constrói na

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo