Repórteres Mirins

Desenvolvida por: Maríli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Jornalismo e Mídia

O projeto 'Repórteres Mirins' é uma atividade prática e interativa, projetada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na produção de notícias reais, aplicando conceitos básicos do jornalismo. Os alunos serão divididos em equipes, e cada uma será responsável por identificar, pesquisar e reportar uma notícia sobre eventos ocorrendo na escola ou temas de interesse geral. Este projeto estimula o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, entrevista, escrita jornalística e colaboração, promovendo ao mesmo tempo um entendimento mais profundo dos meios de comunicação e sua influência na sociedade. Os alunos aprenderão a usar a terceira pessoa, verbos no tempo presente e manter coesão e precisão textual, características essenciais do gênero jornalístico. Cada equipe apresentará sua notícia, que será avaliada com base no conteúdo, coesão e precisão.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Repórteres Mirins' visa desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental habilidades essenciais relacionadas à comunicação, compreensão leitora e expressão escrita, conforme orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Especificamente, pretende-se que os alunos aprendam a estruturar uma notícia, utilizando características do gênero jornalístico, como a objetividade, o uso da terceira pessoa e a organização textual que privilegia a informação mais relevante. Também objetiva-se fomentar a habilidade de pesquisa e entrevista, estimulando a curiosidade e a busca por informações verificáveis. Além disso, a atividade visa promover a capacidade de trabalho em equipe e a articulação de ideias de forma coesa e coesa.

  • Identificar as características essenciais do gênero jornalístico
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista
  • Escrever notícias claras, objetivas e coesas
  • Trabalhar em equipe para articular ideias
  • Apresentar e defender suas notícias de forma coerente

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

Conteúdo Programático

A essência do jornalismo é comunicar notícias de forma clara, precisa e imparcial, o que faz desse projeto uma excelente oportunidade pedagógica. Os alunos irão explorar elementos como o lide, que resume os pontos cruciais da notícia, aprendendo sobre a hierarquização da informação. A atividade também envolverá o uso de tecnologias, como gravação de áudios para entrevistas e uso de processadores de texto para a redação das notícias, refletindo a convergência de mídias no jornalismo moderno.

  • Características do gênero jornalístico
  • Estrutura de uma notícia
  • Técnicas de entrevista e pesquisa
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Uso da tecnologia no jornalismo

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' é fundamental nesta atividade, pois permite que os alunos sejam os principais agentes de seu aprendizado, colocando em prática as habilidades aprendidas em sala de aula. Eles vivenciarão o processo jornalístico de ponta a ponta, desde a identificação de um tema, passando pela coleta de informações via pesquisa e entrevistas, até a escrita e apresentação das notícias. Esta abordagem prática é essencial para o desenvolvimento de competências previstas na BNCC e para estimular o interesse dos alunos pelo mundo do jornalismo.

  • Formação de equipes para fomentar a colaboração
  • Seleção de temas e planejamento da pesquisa
  • Realização de entrevistas e coleta de informações
  • Redação das notícias seguindo a estrutura do gênero jornalístico
  • Apresentação das notícias para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão equipes e começarão a pesquisa. A segunda sessão será dedicada à redação, revisão e apresentação das notícias.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de equipes, seleção de temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, redação das notícias, revisão e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade das notícias produzidas, considerando a aderência às características do gênero jornalístico, como a clareza, objetividade e precisão do texto. Será considerado também o processo de trabalho em equipe, a profundidade da pesquisa realizada e a habilidade de realizar entrevistas. A apresentação das notícias contribuirá para a nota final, avaliando a capacidade dos alunos de comunicar suas ideias claramente e defender seu trabalho. Critérios adicionais incluem a originalidade da reportagem, o uso eficaz da tecnologia na apresentação, e o respeito pelas normas de citação e referência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação das notícias, e um gravador ou smartphone com capacidade de gravação para as entrevistas. Adicionalmente, pode-se usar softwares de edição de texto e apresentação para melhorar a qualidade visual das notícias durante a apresentação. Materiais de papelaria como canetas, papel e pranchetas podem ser úteis durante as fases de pesquisa e entrevistas.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou tablets
  • Gravador ou smartphone para entrevistas
  • Software de edição de texto
  • Materiais de papelaria

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo