Substantivos no Jogo da Memória!

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

Nesta atividade de Língua Portuguesa destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizamos a dinâmica do jogo da memória para explorar o conceito e as flexões dos substantivos. O principal propósito é promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, favorecendo a compreensão das variações de gênero e número dos substantivos a partir de um jogo em duplas. Este método ajuda os estudantes a reconhecer padrões linguísticos e fornece uma base sólida para o desenvolvimento da linguagem escrita e falada. Ao trabalhar em duplas, os alunos têm a oportunidade de colaborar e discutir as respostas, enriquecendo o aprendizado por meio da socialização e do trabalho em equipe, fundamentais a essa faixa etária. Além disso, essa atividade permite que os alunos desenvolvam habilidades de observação, memória e lógica, essenciais para o aprendizado linguístico e para o desenvolvimento cognitivo nesta fase escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula busca criar um ambiente de aprendizagem colaborativa e dinâmica, onde os alunos do 6º ano possam explorar e entender as variações de substantivos quanto ao gênero e número de forma lúdica através do jogo da memória. O objetivo é assegurar que os alunos desenvolvam não só a compreensão gramatical, mas também habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação. Além disso, a atividade proporciona um espaço para que alunos com diferentes capacidades cognitivas possam aprender uns com os outros, aproveitando suas diversidades e potencializando a aprendizagem conjunta em um ambiente respeitoso e inclusivo.

  • Compreender a função e as flexões dos substantivos na Língua Portuguesa.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
  • Aprimorar a capacidade de observação e memória por meio de atividades lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

Conteúdo Programático

Explorar a gramática através de um enfoque prático e interativo permite que os alunos do 6º ano assimilem os conceitos de forma mais eficiente. Ao utilizar um jogo de cartas ilustradas para ensinar substantivos e suas flexões, o conteúdo se torna mais acessível e relevante para os alunos, conectando a aprendizagem teórica com uma experiência tátil e visual. A proposta pedagógica é integrada com a BNCC, priorizando a análise gramatical e incentivando os alunos a identificarem e categorizarem substantivos em diferentes situações do cotidiano, facilitando a internalização dos conceitos linguísticos fundamentais de forma prática e interativa.

  • Identificação de substantivos e suas flexões.
  • Desenvolvimento de habilidades linguísticas por meio de jogos.
  • Integração de conceitos teóricos e práticos.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve o uso de metodologias ativas que permitem um aprendizado profundo ao engajar os alunos em atividades práticas. O jogo da memória é a peça central desta dinâmica, possibilitando que os alunos interajam diretamente com o conteúdo. Esse método estimula a aprendizagem baseada em problemas e promove a interação social. A escolha de atividades colaborativas, como a aprendizagem em duplas, faz com que os alunos construam conhecimento juntos e se integrem mais efetivamente com os colegas, desenvolvendo também suas habilidades de colaboração e comunicação. Tudo isso é conduzido em linha com as diretrizes da BNCC, visando o desenvolvimento das competências previstas para o 6º ano.

  • Aplicação de jogos educativos.
  • Aprendizagem colaborativa em duplas.
  • Metodologias ativas de ensino.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está estruturado em uma aula de 60 minutos, durante a qual os alunos participarão de uma breve introdução teórica seguida pelo jogo prático. A aula se inicia com uma exposição dialogada sobre os aspectos gramaticais dos substantivos e rapidamente transita para a aplicação prática por meio da dinâmica do jogo. Esta abordagem traz um equilíbrio entre teoria e prática, permitindo que os alunos tenham a oportunidade de aplicar imediatamente o que aprendem em sala de aula, garantindo um melhor encadeamento e fluxo de ensino.

  • Aula 1: Exposição dialogada e prática com o jogo da memória sobre o uso e flexões de substantivos.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Substantivos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e a importância dos substantivos na língua portuguesa. Utilize um quadro para listar exemplos de substantivos, enfocando suas flexões de gênero e número. Pergunte aos alunos por exemplos de substantivos que conheçam e discuta suas observações. Explique a dinâmica do jogo da memória que será realizado depois.

    Momento 2: Demonstração do Jogo da Memória (Estimativa: 10 minutos)
    Faça uma breve demonstração do jogo da memória no tablado ou mesa, utilizando cartões ilustrados com substantivos. Explique como o jogo pode ajudar a identificar as flexões e entender melhor o uso dos substantivos. Mostre as regras básicas e permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas.

    Momento 3: Prática do Jogo da Memória em Duplas (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em duplas e distribua os cartões de memória. Cada dupla deverá jogar, tentando encontrar pares de substantivos e suas flexões correspondentes. Observe as interações e intervenha, se necessário, para esclarecer dúvidas e encorajar discussões sobre as escolhas dos alunos. Durante o jogo, peça aos alunos que anotem substantivos que acharam mais difíceis ou confusos para discutir no final.

    Momento 4: Discussão e Feedback Final (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para uma discussão final. Peça aos alunos que compartilhem suas experiências durante o jogo e discutam quaisquer dificuldades encontradas. Ofereça feedback sobre o desempenho observado, destacando o trabalho em equipe e o raciocínio lógico empregado. Conclua relembrando a importância dos substantivos e suas flexões, e sua aplicação prática no cotidiano.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, assegure um ambiente de jogo organizado e permita pausas curtas para ajudar na concentração. Utilize cartões mais visuais e chamativos para atrair sua atenção. Para alunos no espectro autista, forneça instruções claras e objetivas, e permita que escolham suas duplas, caso se sintam mais confortáveis. Auxilie na adaptação das duplas para promover uma experiência mais colaborativa. Para alunos com deficiência intelectual, use simplificações visuais nos cartões e forneça apoio adicional durante o jogo, talvez emparelhando-os com colegas que possam incluir e apoiar. Motive o time com reforços positivos constantes e celebre pequenos sucessos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de observação e feedback contínuo durante o jogo, verificando como os alunos aplicam o conhecimento adquirido na prática e colaboram uns com os outros. O objetivo é acompanhar o uso correto dos conceitos linguísticos aprendidos e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e resolução de problemas. Os critérios de avaliação incluirão a identificação correta das flexões dos substantivos, a capacidade de trabalhar em conjunto e o uso efetivo de estratégias de memória. Um exemplo prático seria observar como as duplas identificam e categorizam card do jogo de forma correta e colaborativa. Para alunos com necessidades específicas, as adaptações nos critérios de avaliação permitirão ajustamentos que reconheçam esforços e progressos individuais, utilizando feedback construtivo e contínuo para apoiar o progresso.

  • Observação do trabalho em equipe e aplicação do conhecimento.
  • Feedback contínuo e adaptado às necessidades individuais.
  • Critérios de avaliação ajustados para inclusão e apoio ao progresso.

Materiais e ferramentas:

Os materiais para a atividade englobam cartões ilustrativos com substantivos, permitindo uma prática eficaz e interativa dos conceitos. A simplicidade destes recursos não os faz menos eficazes, valorizando a criatividade e o aproveitamento máximo dos materiais disponíveis. A abordagem pedagógica é usar recursos que não só facilitem o entendimento, mas que também sejam facilitadores de interação, compreensão e aprendizado entre os alunos, estando sempre alinhados aos objetivos de aprendizagem e ajustados para serem utilizados por todos, inclusive alunos com diferentes necessidades.

  • Cartões de memória ilustrados com substantivos.
  • Material visual para suporte didático.
  • Recursos que promovam interatividade e aprendizado colaborativo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das várias responsabilidades dos professores, mas é fundamental garantir que as aulas sejam inclusivas e acessíveis para todos os alunos. Para alunos com TDAH, recomendamos a criação de grupos pequenos e tarefas claramente estruturadas para facilitar o foco e a organização. Para alunos no espectro autista leve, proporcionar uma estrutura clara e previsível na atividade pode ajudar na adaptação. Já para alunos com deficiência intelectual, a atividade pode ser adaptada com apoio adicional e explicações simplificadas, garantindo que todos tenham a oportunidade de compreender e participar plenamente. Manter uma comunicação clara e ser receptivo às dúvidas dos alunos permitirá que todos sintam-se acolhidos e respeitados em seu processo de aprendizado.

  • Estratégias para manter o foco e organização de alunos com TDAH.
  • Atividades com estrutura clara para alunos no espectro autista.
  • Apoio adicional e explicações simplificadas para deficiência intelectual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo