Viajantes do Tempo

Desenvolvida por: Célia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Modos verbais e tempos históricos

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental entrarão no fascinante mundo das viagens no tempo, criando diários de bordo imaginários. Através desta jornada literária, eles irão 'visitar' diferentes épocas históricas, desde o Egito Antigo até o futuro, documentando suas experiências em relatos escritos. O objetivo central é explorar a rica diversidade dos modos verbais - indicativo, subjuntivo e imperativo - ajustando seu uso conforme o contexto temporal e a intenção comunicativa de cada 'viagem'. Divididos em grupos, os estudantes terão a oportunidade de imergir em períodos diferentes, empregando de maneira criativa os conhecimentos linguísticos adquiridos. Após a elaboração dos diários, haverá uma dinâmica de compartilhamento com a classe, possibilitando um debate acerca das nuances dos modos verbais em contextos variados, enriquecendo assim, não apenas o aprendizado gramatical, mas também a percepção histórica e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo fundamental aprofundar o conhecimento dos alunos a respeito dos modos verbais em português, através de um método prático e envolvente que transcende a tradicional memorização de regras. Miramos no desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, enquanto proporcionamos um contexto rico para o emprego consciente dos modos verbais, alinhado aos contextos históricos explorados. Adicionalmente, buscamos cultivar nos estudantes uma apreciação pelas diversas épocas históricas e suas contribuições ao mundo contemporâneo, fortalecendo também suas competências de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e apresentação oral.

  • Identificar e aplicar corretamente os modos verbais, conforme o contexto temporal e a intenção comunicativa.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão pessoal.
  • Aprofundar conhecimentos sobre diferentes períodos históricos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de discussão e análise crítica.
  • Apresentar de forma oral e escrita as descobertas e conhecimentos adquiridos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará nos modos verbais em português - indicativo, subjuntivo e imperativo - explorando como essas formas podem variar segundo o tempo, a intenção comunicativa e o contexto. Atravessando o véu do tempo, a turma explorará ambientes históricos diversos, desde antigos a futurísticos, entendendo não apenas a gramática, mas também o pano de fundo cultural e sociais desses períodos.

  • Modos verbais: indicativo, subjuntivo, imperativo.
  • Tempos verbais e suas aplicações.
  • Contextos históricos: Egito Antigo, Renascimento, Futuro.
  • Escrita criativa e expressão pessoal.
  • Apresentação e debate.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será o coração desta atividade. Isso significa que os estudantes serão os principais atores na construção do conhecimento, com o professor atuando como mediador. Cada grupo receberá uma época histórica para explorar e 'visitar' em seus diários de bordo. Essa imersão nos diferentes períodos históricos através da escrita criativa permite uma aprendizagem significativa dos modos verbais, enquanto cultivamos a pesquisa, o trabalho colaborativo e as habilidades de apresentação.

  • Formação de grupos por afinidade de interesse em períodos históricos.
  • Pesquisa sobre o contexto histórico selecionado.
  • Escrita coletiva do diário de bordo.
  • Apresentação dos diários para a classe.
  • Debate sobre o uso dos modos verbais.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é projetada para ser executada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos da atividade, formarão os grupos e iniciarão suas pesquisas e escritas dos diários. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita, apresentações dos diários de bordo e ao debate em classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, início da pesquisa e da escrita dos diários.
  • Aula 2: Conclusão dos diários, apresentações e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, precisão no uso dos modos verbais de acordo com o contexto, entendimento e pesquisa do contexto histórico, habilidades de trabalho em equipe e eficácia na comunicação durante as apresentações. Cada critério será pontuado, e a participação no debate também será levada em conta. A avaliação buscará reconhecer o esforço coletivo e individual, fornecendo feedback construtivo a todos os estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados que possibilitem a pesquisa e a criação dos diários. Isso inclui acesso à biblioteca ou à internet para pesquisa sobre os períodos históricos, materiais de escrita como cadernos ou documentos digitais para elaboração dos diários, além de recursos audiovisuais para as apresentações em sala.

  • Acesso à internet ou biblioteca para pesquisa.
  • Cadernos, papéis ou computadores para escrita dos diários.
  • Recursos audiovisais para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo