A Arte da Persuasão

Desenvolvida por: Jairo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Persuasão e Argumentação

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar profundamente a arte da persuasão, utilizando uma abordagem baseada em metodologias ativas de aprendizagem. Eles serão introduzidos a uma variedade de textos argumentativos, incluindo artigos de opinião, anúncios publicitários e campanhas de conscientização, como um meio de analisar e compreender as estratégias utilizadas para persuadir e influenciar opiniões. Através da análise desses textos, os estudantes aprenderão sobre o uso eficaz de escolhas lexicais, metáforas e técnicas argumentativas. Em seguida, trabalhando em grupos, os alunos terão o desafio de criar suas próprias campanhas persuasivas sobre temas de relevância social, utilizando os conceitos e recursos estudados durante as aulas. Essas campanhas podem ser desenvolvidas em diferentes formatos, como artigos escritos, vídeos curtos ou pôsteres, fornecendo uma plataforma para que os alunos apliquem praticamente os conhecimentos adquiridos. A apresentação e avaliação dessas campanhas permitirão que os alunos demonstrem sua compreensão sobre a utilização consciente dos recursos persuasivos e sua habilidade em influenciar opiniões de maneira eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano a oportunidade de compreender e aplicar os princípios da persuasão e da argumentação eficaz em uma variedade de contextos. Eles irão desenvolver habilidades críticas de análise de texto, com foco na identificação de estratégias persuasivas, escolhas lexicais e o uso de metáforas. Além disso, os alunos serão encorajados a criar campanhas persuasivas próprias, o que contribuirá para o aprimoramento de suas habilidades de comunicação, criatividade e trabalho em equipe. Este processo de aprendizagem ativa visa não apenas desenvolver competências linguísticas, mas também promover uma compreensão mais profunda dos mecanismos através dos quais a linguagem pode ser utilizada para influenciar e moldar opiniões.

  • Analisar e compreender textos argumentativos variados.
  • Identificar estratégias de persuasão, como escolhas lexicais e uso de metáforas.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação eficaz.
  • Criar campanhas persuasivas sobre temas de relevância social.
  • Trabalhar em equipe para aplicar o conhecimento em projetos práticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
  • EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

Os alunos estudarão conceitos fundamentais da argumentação e persuasão, explorando como diferentes estratégias textuais podem influenciar o receptor da mensagem. Serão abordados elementos como escolhas lexicais, o papel das metáforas na comunicação e a construção de argumentos sólidos. Através da análise de diversos tipos de textos argumentativos, os estudantes irão identificar e entender o uso de recursos persuasivos, tal como a importância do contexto e da audiência na formulação de argumentos eficazes.

  • Conceitos de argumentação e persuasão.
  • Estratégias textuais e escolhas lexicais.
  • O papel das metáforas na comunicação.
  • Análise de textos argumentativos.
  • Criação de campanhas persuasivas.

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. Os alunos serão divididos em grupos para promover a colaboração e serão encorajados a participar ativamente de cada etapa do aprendizado, desde a análise de textos até a criação e apresentação de suas próprias campanhas persuasivas. Discussões em classe, trabalho em equipe e reflexões individuais guiarão os alunos na compreensão e aplicação dos conceitos estudados.

  • Análise de textos argumentativos em sala de aula.
  • Discussões guiadas sobre estratégias de persuasão.
  • Trabalho em grupo para criação de campanhas.
  • Utilização de tecnologia para a produção de materiais persuasivos.
  • Apresentação e avaliação das campanhas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 30 aulas de 40 minutos cada, totalizando 20 horas de carga horária. As aulas serão organizadas de forma a combinar teoria e prática, proporcionando aos alunos tempo suficiente para explorar os conceitos, desenvolver as campanhas e preparar suas apresentações.

  • Aula 1-3: Introdução à persuasão e argumentação.
  • Aula 4-10: Análise de textos argumentativos.
  • Aula 11-15: Planejamento das campanhas em grupo.
  • Aula 16-20: Desenvolvimento das campanhas.
  • Aula 21-25: Preparação das apresentações.
  • Aula 26-30: Apresentação e avaliação das campanhas.

Avaliação

A avaliação será baseada na análise crítica dos textos, na criatividade e no impacto das campanhas criadas pelos grupos, bem como em sua capacidade de trabalhar em equipe e de usar eficazmente os recursos persuasivos estudados. A apresentação das campanhas também será avaliada, considerando a clareza, a organização e a persuasão. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, visando o desenvolvimento das habilidades de argumentação e comunicação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário acesso a recursos como computadores com conexão à internet, softwares de edição de texto e vídeo, projetor para apresentações e material de papelaria para a criação de pôsteres. Artigos de opinião, anúncios publicitários e exemplos de campanhas de conscientização também serão utilizados como material didático.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de texto e vídeo.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Material de papelaria para criação de pôsteres.
  • Exemplos de textos argumentativos.

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