Caça-Palavras: Explorando a Gramática

Desenvolvida por: Eduarda (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise linguística e semiótica

Nesta gincana educativa, intitulada 'Caça-Palavras: Explorando a Gramática', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental são convidados a participar de uma atividade dinâmica e interativa, onde explorarão diferentes espaços da escola em busca de pistas escondidas. Essas pistas estão diretamente ligadas ao conteúdo programático de Língua Portuguesa, englobando temas como classes gramaticais, funções sintáticas e figuras de linguagem. Esta atividade tem como base metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, e também envolve estratégias como Sala de Aula Invertida e Roda de Debate. Ao promover uma busca ativa pelo conhecimento, os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe, refletir sobre os conteúdos de forma crítica e aplicar seus conhecimentos de maneira prática e lúdica. Cada grupo, munido de um mapa marcando os locais de interesse, deverá encontrar as pistas e resolver os desafios propostos. Ao término da gincana, espera-se que os alunos apresentem suas descobertas e debatam as respostas encontradas, em uma grande roda de conversa, onde poderão compartilhar conhecimentos, dúvidas e percepções acerca da atividade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta gincana é propiciar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, onde os alunos possam vivenciar de forma prática e lúdica o estudo da língua portuguesa. Visa-se, sobretudo, aprimorar o conhecimento dos alunos sobre classes gramaticais, funções sintáticas e figuras de linguagem, além de desenvolver habilidades de interpretação de textos, trabalho em equipe e pensamento crítico. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas produções textuais e no dia a dia, percebendo a importância da análise linguística e semiótica para a compreensão do mundo ao seu redor.

  • Identificar diferentes classes gramaticais.
  • Analisar funções sintáticas dentro de orações.
  • Reconhecer e utilizar diversas figuras de linguagem.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a leitura crítica e o pensamento analítico.

Conteúdo Programático

A gincana propõe trabalhar conteúdos significativos para o desenvolvimento linguístico dos alunos, trazendo para o cenário educacional atividades que transcendem a sala de aula convencional. Por meio desta, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a aplicabilidade dos temas da disciplina de Língua Portuguesa em situações reais e lúdicas, favorecendo a construção de conhecimento de maneira mais significativa e duradoura.

  • Classes gramaticais
  • Funções sintáticas
  • Figuras de linguagem
  • Interpretação de texto
  • Produção textual

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade engaja os alunos por meio de estratégias de aprendizagem ativa, como a Aprendizagem Baseada em Jogos e Projeto. Promovendo a interdisciplinaridade, estimula-se o uso da Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate para o compartilhamento e construção conjunta dos conhecimentos adquiridos. Esta abordagem permite que os estudantes sejam os protagonistas do seu processo de aprendizagem, favorecendo uma educação mais interativa e significativa.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogões
  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira sessão, haverá a organização dos grupos, explicação da gincana e início da caça aos enigmas. Na segunda sessão, os alunos continuam a busca pelas pistas restantes, seguida de compartilhamento das soluções encontradas e realização de uma Roda de Debate para discussão conjunta.

  • Sessão 1: Introdução, formação dos grupos e início da gincana.
  • Sessão 2: Continuação da gincana, compartilhamento das descobertas e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o envolvimento e contribuição de cada participante durante a atividade. Serão avaliadas as habilidades de resolução de problemas, colaboração em equipe, argumentação e capacidade de análise. Pontos serão atribuídos com base na precisão e criatividade das respostas encontradas. Ao final, um feedback coletivo será dado, destacando os pontos positivos e as áreas para melhoria, com foco no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta gincana, serão necessários diversos materiais e recursos que auxiliarão na execução das atividades propostas e na mobilização dos alunos pelo ambiente escolar. Esses recursos são fundamentais para garantir a eficácia da aprendizagem e o engajamento dos estudantes.

  • Mapas da escola com as localizações das pistas
  • Fichas com as questões e desafios
  • Material para anotações (cadernos, canetas)
  • Câmeras ou celulares para registro das atividades
  • Acesso à internet para pesquisas, caso necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo