Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Caça às Metáforas', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo das figuras de linguagem, com foco especial nas metáforas. Inicialmente, os estudantes recebem uma breve explicação sobre o que são metáforas e como elas se diferenciam de expressões literais. Em seguida, são divididos em pequenos grupos e lhes são entregues cartas contendo variadas frases. Algumas dessas frases contêm metáforas, enquanto outras são literais. Encoraja-se a discussão e o debate crítico dentro dos grupos para identificar e separar as metáforas das expressões literais, justificando suas escolhas. Cada grupo, após separar as frases, apresentará suas conclusões à turma, explicando a razão pela qual determinada frase foi considerada uma metáfora e destacando os efeitos de sentido que essa figura de linguagem adiciona à mensagem. Esta dinâmica de grupo não só promove a análise crítica do uso de metáforas no idioma, como também incentiva o trabalho em equipe, a argumentação e a capacidade de expressão verbal dos alunos.
O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender o uso de metáforas na língua portuguesa, diferenciando-as das expressões literais. Adicionalmente, pretende-se desenvolver habilidades analíticas críticas, promover o trabalho em grupo e aprimorar a capacidade de argumentação e expressão verbal dos estudantes. Ao final da atividade, os alunos deverão ser capazes de não apenas reconhecer metáforas em diferentes contextos, mas também de compreender o impacto e o efeito de sentido que essas figuras de linguagem trazem para o texto, ampliando assim sua competência leitora e escritora.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo das figuras de linguagem, com ênfase nas metáforas. Através de uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, os alunos terão a oportunidade de explorar o conceito, características e impacto das metáforas na construção de significados nos textos. Será dada especial atenção aos diferentes efeitos de sentido que as metáforas podem produzir, e como elas enriquecem a linguagem cotidiana e literária.
A metodologia desta atividade é baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, focada em promover o engajamento e a participação dos alunos através de uma dinâmica interativa. Neste cenário, o 'jogo' consiste na análise e classificação de frases, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Este método é complementado por discussões em grupo e apresentações, através das quais os alunos terão a oportunidade de expressar suas ideias, debater e colaborar uns com os outros.
Esta atividade possui uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos teóricos e será realizada a divisão de grupos. Na segunda aula, ocorrerão as discussões em grupo, a separação das frases e as apresentações finais.
A avaliação se dará através da participação ativa de cada aluno nas discussões em grupo e na capacidade de argumentação durante as apresentações. Será avaliado o entendimento sobre o que é uma metáfora, a habilidade de diferenciá-la de expressões literais, e a capacidade de analisar seus efeitos de sentido. Além disso, a colaboração e a interação dentro dos grupos também serão consideradas. O professor pode utilizar rubricas para avaliar esses aspectos, pontuando desde a identificação e segregação das frases até a qualidade e fundamentação das justificativas apresentadas.
Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes materiais e recursos: cartas ou pequenos papéis contendo as frases para análise, espaço de sala de aula que permita a formação de pequenos grupos, quadro para anotações gerais e um guia de figuras de linguagem para consulta. O uso de exemplos adicionais de metáforas projetadas pode enriquecer a discussão e servir como material de apoio.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula