Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental criarão podcasts individuais ou em pequenos grupos, nos quais declamarão poemas escolhidos por eles, seja de autores consagrados, seja de própria autoria. Cada podcast deve evidenciar a compreensão dos elementos linguísticos e paralinguísticos envolvidos na declamação, como ritmo, entonação, pausas, gestualidade e a inclusão de efeitos sonoros especiais, se desejarem, para enriquecer a apresentação. Os alunos ensaiarão suas declamações, receberão feedback dos colegas e do professor e, posteriormente, realizarão as gravações finais dos podcasts, que serão compartilhados com toda a classe. A atividade culminará em um campeonato, onde todos votarão nos podcasts que melhor capturam os efeitos de sentido e expressividade desejados. Esta iniciativa tem como objetivo não somente promover a apreciação da poesia, mas também desenvolver habilidades de expressão oral e estimular a criatividade dos alunos.
Os objetivos desta atividade envolvem familiarizar os alunos com a poesia através de métodos expressivos e interativos, incentivando a leitura, interpretação e declamação de poemas. Pretende-se desenvolver competências críticas e expressivas, possibilitando aos estudantes explorar e compreender os efeitos de sentido produzidos por diferentes recursos linguísticos e paralinguísticos. Além disso, espera-se estimular a criatividade dos alunos na escolha e na eventual criação de poemas, bem como na adição de efeitos especiais sonoros aos podcasts, explorando a expressividade e a sonoridade da língua.
A realização desta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os gêneros literários, especificamente a poesia, abordando suas formas fixas e livres. Ao mesmo tempo, favorece a prática da expressão oral e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação eficaz, como a modulação de voz, ritmo, entonação e a expressão corporal, valores essenciais para uma declamação impactante. Incentiva-se, ainda, a familiarização com tecnologias da informação e comunicação, por meio da gravação e edição de áudio, fortalecendo a competência digital dos estudantes.
Esta atividade será conduzida utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia central. Os alunos serão motivados a aprender e explorar a poesia e a expressão oral de maneira lúdica e criativa, transformando a declamação em um componente interativo e divertido. Incentiva-se a exploração de diversos recursos audíveis e visuais durante a preparação dos podcasts, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante. As etapas de preparação, ensaio, gravação e compartilhamento dos podcasts serão conduzidas de forma colaborativa, permitindo que os estudantes compartilhem feedbacks e sugestões, aprendendo coletivamente.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos explorarão e selecionarão os poemas, além de iniciar os ensaios e a discussão sobre os recursos de declamação. Na segunda aula, ocorrerá a gravação dos podcasts, seguida pelo compartilhamento das produções e pela realização do campeonato.
A avaliação será realizada com base na participação, criatividade, expressividade e no uso efetivo dos recursos linguísticos e paralinguísticos pelos alunos em seus podcasts. Será dada atenção especial à qualidade da gravação, à presença de efeitos sonoros criativos (quando utilizados) e à capacidade de engajar a audiência. Os alunos também participarão de uma votação para eleger os podcasts que melhor capturaram os efeitos de sentido e a expressividade propostos, promovendo assim a avaliação entre pares e a reflexão sobre os trabalhos realizados.
Para a realização desta atividade, será necessário utilizar um espaço equipado com dispositivos de gravação de áudio suficientes para a turma, computadores com softwares de edição de áudio para a adição de efeitos especiais, e acesso à internet para a busca e seleção de poemas. Além disso, é importante dispor de um ambiente virtual ou físico para o compartilhamento e a votação dos podcasts pelos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula