Criando um Universo: Da Fantasia à Realidade

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Narrativas Ficcionais

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão imersos no maravilhoso mundo da criação literária, com o objetivo de transformar contos de fadas em terror e suspense. Individualmente, eles terão a oportunidade de escolher um  conto de fadas , repleto de seres mágicos e cenários extraordinários, em uma história que se passe em um cenário mais assustador, com personagens e situações que poderiam ser dignas de um filme de terror. Durante o processo, os estudantes serão incentivados a discutir e planejar cuidadosamente os elementos essenciais de suas histórias, como enredo, personagens, contexto temporal e espacial, e o ponto de vista do narrador. Um enfoque especial será dado ao uso adequado dos tempos verbais para a narração de eventos passados, bem como à exploração de técnicas criativas para começar a narração e integrar diálogos, visando enriquecer a trama. Após a elaboração das histórias, cada aluno entregará seu trabalho para o professor, gerando um ambiente propício à análise crítica e ao feedback construtivo entre os mesmos. Esta etapa promoverá a troca de ideias e o aprimoramento das habilidades narrativas dos alunos, incentivando a reflexão sobre a importância dos diversos elementos que compõem uma narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de escrita narrativa dos alunos, abordando aspectos fundamentais da construção de uma narrativa, como a criação de personagens convincentes, o desenvolvimento de enredos cativantes, e a ambientação precisa em termos de tempo e espaço. Além disso, pretende-se promover a prática do uso adequado dos tempos verbais em narrativas de fatos passados e a aplicação de técnicas para iniciar histórias e integrar diálogos. Através da apresentação e discussão em grupo, os alunos terão a chance de desenvolver habilidades de análise crítica e comunicação, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizagem e a apreciação pela diversidade de ideias e estilos de escrita.

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de narrativas ficcionais.
  • Desenvolver habilidades de escrita, com ênfase na construção de personagens, enredos e cenários.
  • Promover o uso correto dos tempos verbais na narração de eventos.
  • Fomentar habilidades de análise literária e feedback construtivo entre os pares.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade pedagógica, os alunos aprenderão sobre os principais elementos que compõem uma narrativa ficcional e a importância de cada um para a construção de uma história coesa e envolvente. Através da divisão em grupos e da escolha entre escrever um conto de fantasia ou uma história realista, eles serão conduzidos a explorar diversos aspectos da escrita criativa, incluindo o desenvolvimento de personagens multidimensionais, a estruturação de enredos dinâmicos, e a criação de cenários detalhados. Além disso, a atividade visa aprimorar o domínio dos alunos sobre os tempos verbais em narrações, assim como enriquecer suas técnicas narrativas com a inclusão de diálogos e diferentes aberturas de histórias.

  • Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
  • Uso dos tempos verbais em narrativas de fatos passados.
  • Técnicas de escrita criativa para iniciar histórias e integrar diálogos.
  • Diferenças entre narrativas de fantasia e realistas.
  • Colaboração e feedback construtivo em grupo.

Metodologia

A metodologia desta atividade foi cuidadosamente planejada para promover uma aprendizagem ativa e colaborativa. Iniciaremos com uma breve exposição teórica sobre a estrutura e os elementos essenciais de uma narrativa, seguida de uma atividade de brainstorming em grupo para escolha do tema e delineamento dos principais aspectos do conto. Em sequência, os grupos desenvolverão suas histórias, recebendo suporte para a aplicação das técnicas narrativas discutidas. Ao final, haverá momentos reservados para a apresentação das histórias, análise e feedback entre os grupos, incentivando uma reflexão sobre as escolhas narrativas e fomentando uma rica troca de experiências e ideias.

  • Exposição teórica sobre narrativas e seus elementos.
  • Brainstorming em grupo para escolha do tema e planejamento da história.
  • Elaboração das narrativas em grupos com suporte do docente.
  • Apresentação das histórias criadas e troca de feedbacks.
  • Análise coletiva focando nas técnicas narrativas e elementos da história.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, acontecerá a introdução dos conceitos, a divisão dos grupos e o início do planejamento das histórias. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento final das narrativas e às apresentações dos grupos, seguidas de feedbacks e discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, e planejamento inicial.
  • Aula 2: Desenvolvimento das histórias, apresentações e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focada no processo de aprendizagem e na habilidade de aplicar as técnicas narrativas aprendidas. Cada grupo será avaliado com base na criatividade, coerência, e riqueza de detalhes de sua narrativa, bem como na eficácia do uso dos tempos verbais e na integração de diálogos. Além disso, será considerada a participação individual nos debates e na troca de feedbacks, visando incentivar a análise crítica e a colaboração. Exemplos de critérios incluirão: originalidade e criatividade da história; uso correto e criativo dos tempos verbais; qualidade e integração de diálogos; participação ativa e construtiva durante as discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como quadro branco, marcadores, papel, lápis e borrachas para o esboço inicial das ideias. Também será útil o acesso a computadores ou tablets, caso os alunos prefiram digitar suas histórias. Recomenda-se a disponibilidade de livros e contos exemplares para inspiração, além de acesso a materiais online sobre técnicas de escrita criativa. A utilização de um projetor para as apresentações finais das histórias também é aconselhável, facilitando o compartilhamento com toda a turma e enriquecendo a experiência de feedback.

  • Quadro branco e marcadores para brainstorming.
  • Papel, lápis e borracha para esboços e anotações.
  • Computadores ou tablets para redigir as histórias.
  • Livros e materiais online sobre escrita criativa.
  • Projetor para apresentações das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo