Esta atividade propõe um debate envolvendo todos os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre as enchentes no município de Rio Grande, visando ao desenvolvimento da oralidade e reflexão crítica. Os estudantes serão divididos em grupos que representarão diferentes perspectivas: moradores afetados, autoridades municipais e ambientalistas. Inicialmente, o professor fará uma introdução sobre o histórico das enchentes na região, destacando suas causas e consequências devastadoras. Em seguida, cada grupo deverá elaborar argumentos que defendam suas posições, considerando também as possíveis soluções para mitigar ou resolver o problema das enchentes. A atividade culminará em uma roda de debate, onde cada equipe apresentará seus pontos de vista, fomentando assim uma discussão rica e construtiva entre os alunos. Esta proposta busca não somente incentivar e desenvolver a análise crítica dos alunos sobre problemas ambientais locais, mas também desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e trabalho em equipe.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos uma oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação oral através de um debate estruturado, ao mesmo tempo que promovem o pensamento crítico e a capacidade de pesquisa. Os estudantes aprenderão a argumentar com base em evidências, desenvolver empatia por diferentes perspectivas e colaborar com seus pares para construir argumentos sólidos e soluções viáveis. Além disso, espera-se que os alunos adquiram maior consciência sobre os impactos ambientais das enchentes e como as decisões municipais e comportamentos individuais podem contribuir para a resolução ou o agravamento desses problemas.
A investigação e discussão sobre as enchentes no município de Rio Grande proporcionará aos alunos uma compreensão integrada de temas ambientais, geográficos e sociais. Ao explorar as causas, impactos e soluções para as enchentes, eles irão interligar conhecimentos em ciências naturais, geografia, cidadania e responsabilidade social. Este conteúdo programático visa não apenas o entendimento da problemática ambiental em estudo, mas também o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação consciente e crítica dos alunos na sociedade.
A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa, incluindo Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão incentivados a pesquisar, discutir em grupos e apresentar seus argumentos, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. O uso da Roda de Debate permite que todos expressem suas opiniões e aprendam com as diferentes perspectivas. A preparação para o debate envolverá pesquisa e discussão em grupos, aplicando a metodologia de Sala de Aula Invertida, onde os alunos vêm preparados para discutir e debater em classe.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, discussão inicial e organização dos grupos de trabalho. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate e à reflexão final sobre o aprendizado.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa e no debate, considerando a qualidade dos argumentos apresentados, o uso de evidências para subsidiar as discussões, o respeito às regras do debate e a colaboração entre os membros do grupo. Será valorizada a capacidade de ouvir e considerar pontos de vista diferentes, assim como a criatividade na proposição de soluções. O feedback verbal será dado ao final da atividade, com pontos de destaque e áreas para melhoria.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação, dispositivo de som para amplificar as vozes durante o debate, além de artigos, relatórios e estudos de caso sobre enchentes que serão providenciados pelo professor. Outros materiais didáticos, como vídeos e infográficos, também poderão ser utilizados para enriquecer a discussão e oferecer diferentes perspectivas sobre o tema.
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