Debate de Personagens

Desenvolvida por: Sofia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fábulas e Argumentação

A atividade 'Debate de Personagens' visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizado centrada na análise e interpretação de diferentes fábulas. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a identificar opiniões e fatos no discurso dos personagens das histórias, desenvolvendo, assim, uma leitura crítica. Ao assumir o papel dos personagens em um debate, terão a oportunidade de exercitar a argumentação e o respeito às diferentes perspectivas, fomentando habilidades sociais essenciais. O propósito é promover uma compreensão mais profunda das fábulas, por meio de uma abordagem prática e envolvente, que conecte habilidades cognitivas como a distinção entre fato e opinião e a formação de argumentos bem estruturados, ao mesmo tempo em que fortalece competências socioemocionais como empatia e autonomia. Ao final, os alunos não só terão uma visão mais clara das lições morais apresentadas pelas fábulas, mas também entenderão a importância de respeitar e valorizar opiniões divergentes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são focados no desenvolvimento de competências críticas relacionadas à interpretação de textos e ao uso da oralidade de maneira estruturada. Ao conduzir debates em que assumem o papel de personagens de fábulas, os alunos praticarão a distinção entre fato e opinião, lidando com as nuances do discurso oral. A atividade busca também fortalecer as habilidades de leitura crítica, incentivando os alunos a analisar as mensagens subjacentes nas narrativas, além de proporcionar um espaço para que apresentem suas reflexões de maneira lógica e coerente. Por meio dessa dinâmica, espera-se que os alunos não apenas aprimorem suas capacidades interpretativas, mas também desenvolvam maior confiança na exposição de ideias e na defesa de pontos de vista, sempre respeitando o diálogo com os pares.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica, distinguindo entre fato e opinião em textos.
  • Fortalecer a prática da argumentação oral por meio da assunção de papéis de personagens.
  • Fomentar o respeito e a consideração por diferentes perspectivas durante debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
  • EF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está voltado principalmente para o uso da linguagem oral e escrita, com foco especial no gênero textual das fábulas. Os alunos explorarão as estruturas características das fábulas, como a moral da história e o uso de personagens animais para transmitir ensinamentos. Esse estudo detalhado permitirá que eles identifiquem e analisem opiniões e fatos nas narrativas, compreendendo como a escolha das palavras e o contexto impactam o sentido do texto. Além disso, a aula proporcionará uma introdução prática à prática da argumentação, com os alunos assumindo papéis e debatendo com base nas perspectivas dos personagens, o que contribuirá para o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação efetiva e estruturação de discursos, integrando teorias linguísticas e narrativas com atividades práticas.

  • Gênero textual: Fábulas.
  • Estrutura e características das narrativas.
  • Identificação e análise de opiniões e fatos.
  • Prática de argumentação e debate.

Metodologia

Esta atividade utilizará metodologias ativas para engajar os alunos em um processo de aprendizagem onde eles são os protagonistas. Através da leitura compartilhada de fábulas e debates criativos, a aula empregará estratégias que valorizam a interação e a colaboração, proporcionando um ambiente de aprendizagem rica e dinâmica. Cada aluno terá a oportunidade de se expressar e ouvir os demais, promovendo uma troca significativa de ideias que amplie a compreensão coletiva sobre o tema. As metodologias escolhidas incluem a roda de conversa para debater e discutir, além de técnicas de role-playing para incentivar a empatia e a interpretação das opiniões expressas pelos personagens, integrando aspectos cognitivos e socioemocionais do aprendizado.

  • Leitura compartilhada de fábulas.
  • Role-playing com personagens das fábulas.
  • Roda de conversa para debate de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para que a atividade ocorra em uma aula de 40 minutos, proporcionando um tempo adequado para exposição, interação e reflexão dos alunos. A primeira etapa consiste em uma introdução ao tema e à leitura das fábulas, seguido por um momento de discussão orientada sobre os elementos identificados nas histórias. Na etapa final, será realizado o debate, onde os alunos assumirão seus personagens e defenderão seus pontos de vista. Esse tempo bem distribuído permitirá que desde a introdução ao tema até as conclusões sejam exploradas de forma abrangente e eficaz, sem causar sobrecarga aos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao gênero fábula, leitura compartilhada e debate com personagens.
  • Momento 1: Introdução ao Gênero Fábula (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula proporcionando um breve resumo sobre o que são fábulas, enfocando suas características principais, como a presença de uma moral ou lição e personagens geralmente antropomorfizados. Permita que os alunos compartilhem exemplos de fábulas que conhecem. É importante que você crie um ambiente acolhedor para estimular a participação de todos os alunos. Observe se os alunos estão entendendo os conceitos básicos e faça questões simples para garantir a compreensão.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de uma Fábula (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua cópias de uma fábula curta e realize a leitura em voz alta com os alunos. Faça pausas estratégicas para discutir o enredo e as ações dos personagens. Permita que os alunos leiam partes em voz alta se desejarem. Incentive-os a identificar palavras ou conceitos que não compreendem e intervenha com explicações quando necessário. Acompanhe a participação dos alunos e verifique se conseguem identificar o tema central da fábula.

    Momento 3: Debate com Personagens (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada grupo um personagem da fábula lida. Peça aos alunos que discutam dentro dos grupos o ponto de vista de seus personagens, identificando o que eles consideram fato e opinião. Depois, convide um representante de cada grupo para apresentar o ponto de vista do personagem em um debate simulado. Permita que os alunos questionem e façam observações sobre as opiniões apresentadas pelos colegas. Conduza o debate garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que o respeito esteja sempre presente. Avalie os alunos com base na clareza de argumentação e respeito às opiniões dos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos com TDAH, ofereça materiais visuais, como imagens dos personagens, para ajudar a manter o foco durante as atividades. Proporcione intervalos breves entre as atividades para ajudar a gerenciar inquietações. Com alunos no espectro autista, forneça instruções claras e previsíveis, incluindo passos das atividades por escrito ou em pictogramas. Garanta um ambiente tranquilo, evitando estímulos excessivos que possam causar desconforto. Para alunos com transtornos de ansiedade, crie um ambiente acolhedor onde eles se sintam à vontade para participar, sem pressão. Permita que contribuam em um papel de apoio ou em um grupo menor e ofereça feedback positivo encorajador sempre que possível.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, proporcionando ao professor diferentes maneiras de verificar a compreensão e a aplicação dos conceitos pelos alunos. Uma opção é a avaliação formativa durante o debate, observando o envolvimento dos alunos, a clareza e a coerência dos argumentos apresentados, e a capacidade de ouvir e interagir com os colegas de forma respeitosa. O professor pode utilizar um checklist para monitorar essas interações e fornecer feedback imediato. Outra possibilidade é pedir aos alunos que produzam uma breve reflexão escrita ao final da atividade, destacando o que aprenderam e como perceberam a discussão. Esse tipo de avaliação ajuda a consolidar o aprendizado e oferece ao professor insights sobre os entendimentos individuais dos alunos. Adaptações para alunos com necessidades específicas devem ser feitas, permitindo, por exemplo, que a produção escrita seja substituída por uma gravação em áudio com as reflexões, caso necessário.

  • Avaliação formativa durante debates.
  • Produção de reflexão escrita ou em áudio.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Debate de Personagens' visam oferecer suporte tanto à leitura quanto à interação entre os alunos. Textos de fábulas serão fornecidos, preferencialmente em formato acessível que contemple diferentes níveis de leitura, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente da atividade. Recursos de áudio ou vídeo também podem ser integrados, permitindo uma abordagem multisensorial do conteúdo. A sala de aula deve estar organizada de forma a permitir a configuração em círculo, propícia ao debate e à troca de ideias. Além disso, o uso de quadros ou flipcharts para anotar pontos de discussão relevantes e ajudá-los a visualizar os argumentos apresentados enriquecerá o processo de ensino-aprendizagem.

  • Textos de fábulas em formato acessível.
  • Recursos audiovisuais (opcional).
  • Quadro branco ou flipchart para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o dia a dia do professor é carregado de desafios, e incluir estratégias de inclusão e acessibilidade pode demandar tempo e adaptação. Contudo, ofereceremos soluções práticas e viáveis para que todos os alunos possam participar integralmente da atividade. Para alunos com TDAH, será benéfico distribuir tarefas claras e curtas, utilizando suportes visuais para ajudar na manutenção do foco. Já para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), adaptar o ambiente, mantendo-o previsível e organizando antecipadamente a interação social pode ser de grande ajuda. No caso dos alunos que enfrentam transtornos de ansiedade, criar um espaço seguro, onde eles sintam que suas opiniões são valorizadas, é essencial. Diretrizes práticas incluem ajustar expectativas quanto à participação verbal, proporcionando alternativas como a expressão por meio da escrita ou do uso de tecnologias assistivas. Monitorar individualmente o progresso dos alunos e fomentar a inclusão no grupo são práticas que poderão ser feitas sem custos adicionais e com pouco impacto ao cronograma escolar.

  • Tarefas curtas e claras para alunos com TDAH.
  • Ambientes previsíveis e organizados para alunos com Transtorno do Espectro Autista.
  • Espaço seguro e acolhedor para alunos com transtornos de ansiedade.
  • Alternativas de expressão verbal e escrita, com uso de tecnologias assistivas quando necessário.

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