Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental atuarão como 'Detetives da Mídia'. Em pequenos grupos, receberão a missão de investigar diferentes reportagens de um mesmo evento, utilizando diversas fontes e mídias como jornais online, vídeos e podcasts. Esta experiência visa aprimorar a capacidade dos alunos de analisar criticamente as informações veiculadas na mídia, identificar diferenças nas narrativas, no uso da linguagem e nos recursos multimídia empregados por diferentes fontes. Eles investigarão como cada aspecto pode moldar ou influenciar a percepção do público sobre o fato noticiado. A culminância do projeto ocorrerá na 'Conferência de Detetives', um evento onde os grupos apresentarão suas descobertas, discutindo as análises realizadas e refletindo sobre o papel crítico que os consumidores de mídia devem exercer na sociedade. Esta atividade enfatiza a importância da literacia mediática na era digital, promovendo habilidades essenciais de leitura, interpretação e análise crítica.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a desenvolver uma compreensão crítica sobre como as notícias são apresentadas nas diferentes mídias e como isso pode influenciar a interpretação dos fatos pelo público. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e analisar as estratégias discursivas e recursos multimídia utilizados pelas mídias, reconhecendo a importância da diversidade de fontes para uma visão mais ampla dos eventos. Além disso, o projeto visa estimular habilidades de colaboração, comunicação e apresentação ao trabalhar em grupo e durante a conferência final.
O conteúdo programático abrangerá a análise de notícias e reportagens, focando em como diferentes formatos midiáticos apresentam um mesmo evento. Este estudo propiciará a reflexão sobre as narrativas construídas na mídia, comparando o uso da linguagem, as escolhas editoriais e os recursos multimídia. Será dada ênfase aos processos de elaboração da notícia, à importância do consumo crítico da mídia e às estratégias para identificar fake news.
Adotaremos metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, trabalhando em grupos, realizarão uma investigação crítica das notícias, promovendo a colaboração e o debate. A Sala de Aula Invertida será usada para proporcionar um primeiro contato com o conteúdo em casa, enquanto a classe se concentrará na discussão, análise e construção coletiva do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciarão a pesquisa em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas análises e prepararão a apresentação para a 'Conferência de Detetives'.
A avaliação será baseada na participação dos alunos, na qualidade da análise crítica realizada sobre as notícias, na habilidade de trabalhar em equipe e na apresentação final na conferência. Serão considerados critérios como a profundidade da análise, a habilidade de identificar diferentes perspectivas e recursos midiáticos e a clareza na comunicação das descobertas. Exemplos serão dados para ilustrar como uma análise aprofundada pode ser diferenciada de uma superficial, orientando os alunos na expectativa de qualidade do trabalho.
Para o desenvolvimento da atividade, serão utilizadas reportagens e notícias reais de diversos formatos (textos, vídeos, podcasts), além de ferramentas digitais para a pesquisa e apresentação final. A seleção de recursos focará na diversidade de fontes e perspectivas, proporcionando uma ampla visão do evento analisado.
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