Detetives das palavras

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

A atividade 'Detetives das palavras' tem como objetivo colocar os alunos no papel de investigadores, ao entenderem a importância dos verbos dentro das orações em textos. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, a proposta é que os alunos realizem uma pesquisa prévia, em casa, acerca do papel dos verbos nas estruturas oracionais e a importância destes na construção de sentidos. Em sala de aula, os alunos formam grupos para trabalhar colaborativamente na análise de um texto previamente selecionado. Os alunos terão de identificar e destacar os verbos, discutindo suas funções. Através desse trabalho conjunto, será possível desenvolver a leitura crítica, ao mesmo tempo em que se interpreta e discute a estrutura de orações. Essa atividade é especialmente desenhada para desenvolver a habilidade EF07LP04 da BNCC, que visa o reconhecimento do verbo como núcleo das orações. A proposta, além de fortalecer a construção do conhecimento linguístico, facilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais ao engajar os alunos em debates colaborativos e críticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são estruturar a capacidade do aluno em reconhecer a importância do verbo como núcleo das orações, fortalecer a competência de análise e interpretação crítica de textos, e promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas através da exploração colaborativa. A atividade incentiva a pesquisa autônoma inicial, preparando os alunos para trabalharem de forma mais profunda com o conteúdo em sala de aula. Essa abordagem promove habilidades essenciais como a leitura crítica e a capacidade de articular argumentos, permitindo aos estudantes compreender a função estrutural dos verbos em diversas construções textuais.

  • Identificar o verbo como núcleo das orações.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise textual.
  • Promover o trabalho colaborativo e discussão em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP32: Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • EF07LP04: Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca principalmente no estudo dos verbos e suas funções dentro das orações. Para isso, serão incluídas atividades que incentivam a identificação e classificação dos verbos, bem como a análise de suas funções sintáticas. A atividade promoverá a leitura e a interpretação de textos, explorando a relação entre estrutura oracional e significado. Além disso, a proposta inclui a integração de habilidades de pesquisa e discussão, resultando em um aprendizado abrangente que incorpora a análise linguística de forma prática e aplicada.

  • Identificação e classificação de verbos em diferentes contextos textuais.
  • Análise de funções sintáticas e semânticas dos verbos.
  • Leitura crítica e interpretação de textos.

Metodologia

A metodologia escolhida para esta atividade é a Sala de Aula Invertida, permitindo que os estudantes tomem iniciativa no aprendizado e cheguem à aula preparados para aplicar o conhecimento que adquiriram de forma prévia. A atividade colaborativa em grupo é fundamental para promover a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades sociais como a mediação de conflitos e a inclusão. Alunos discutirão suas descobertas e trabalharão para identificar e contextualizar as funções dos verbos em textos, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e contextualizado.

  • Sala de Aula Invertida para introdução do conteúdo teórico pré-aula.
  • Trabalho colaborativo em grupo para análise prática e discussão de textos.
  • Apresentações e debates para compartilhamento de descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma única aula de 60 minutos focada inteiramente na análise prática e colaborativa dos textos trazidos pelos alunos. Durante essa aula, o professor atuará como mediador e facilitador, guiando os alunos nas discussões e incentivando o debate respeitoso entre eles. O uso de uma abordagem de uma única sessão intensiva contribui para a imersão no tema e a consolidação dos conceitos abordados, permitindo uma melhor retenção e aplicação prática do conteúdo teórico previamente estudado.

  • Aula 1: Análise prática e discussão de textos em grupos, com foco no verbo como núcleo das orações.
  • Momento 1: Revisão e Ativação do Conhecimento Prévio (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve revisão sobre os conceitos de verbo que os alunos estudaram em casa. Permita que os alunos compartilhem ideias e resumos de suas pesquisas. Incentive perguntas e esclareça dúvidas para garantir que todos tenham um bom entendimento inicial. Sugira exemplos práticos para ilustrar os conceitos.

    Momento 2: Formação de Grupos e Apresentação do Texto (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes e distribua o texto selecionado. Explique que cada grupo deve analisar o texto, identificando os verbos e suas funções nas orações. É importante que cada aluno tenha funções definidas dentro do grupo, como leitor, anotador, analisador e apresentador, para favorecer a colaboração e a responsabilidade coletiva.

    Momento 3: Análise Colaborativa do Texto (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos trabalhem autonomamente na análise do texto, enquanto você circula pela sala oferecendo suporte e direcionamento onde necessário. Observe se os alunos estão destacando os verbos corretamente e discutindo suas funções. Intervenha com perguntas direcionadas para estimular um pensamento crítico, como 'Como o verbo contribui para o sentido geral da oração?'.

    Momento 4: Apresentação dos Resultados e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas para a classe. Promova um espaço de discussão onde os alunos possam fazer perguntas, complementar ou mesmo desafiar as análises dos colegas, sempre respeitando as opiniões diversas. Avalie a capacidade dos alunos de argumentar e justificar suas análises, bem como o engajamento durante as discussões.

    Momento 5: Reflexão e Autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma breve reflexão guiada sobre o que aprenderam, a importância do verbo em uma oração e como o trabalho em grupo contribuiu para isso. Peça que os alunos façam uma autoavaliação rápida sobre sua participação e o que poderiam melhorar em futuras atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, é valioso organizar grupos heterogêneos, onde os alunos possam aprender com as diversidades de pensamento e ritmo dos colegas. Considere também preparar materiais de apoio visuais ou auditivos para alunos que possam ter dificuldades de aprendizagem. Durante as apresentações, incentive explicações claras e pausadas para que todos possam acompanhar a discussão. Adapte o texto selecionado, se necessário, para que esteja acessível a todos os níveis de leitura presentes na turma. Ofereça suporte adicional em casos de necessidade e esteja sempre atento às interações para promover um ambiente acolhedor e inclusivo.

Avaliação

A avaliação deste plano de aula será baseada no desempenho individual e coletivo dos alunos durante a atividade prática. Divergindo dos métodos tradicionais, a avaliação busca capturar a capacidade dos alunos em identificar verbos e discuti-los em suas funções. Algumas opções para realizar essa avaliação incluem: a) Observação direta em sala, para avaliar a participação ativa e o engajamento durante as discussões de grupo. Critérios notam o respeito entre colegas, a capacidade de expor opiniões de forma clara, e a habilidade de ouvir e integrar perspectivas alheias; b) Autoavaliação, onde os alunos refletem por escrito sobre suas contribuições e aprendizados ao final da atividade, permitindo que o professor entenda suas percepções; c) Feedback dos pares, incentivando alunos a oferecerem aos colegas insights sobre suas respectivas participações e performances, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. Flexibilidade nos métodos de avaliação permitirá ajustes apropriados para as necessidades individuais, com um enfoque particular em feedback contínuo e crescimento ao longo do tempo.

  • Avaliação de participação e engajamento nas discussões.
  • Autoavaliação pelo aluno sobre suas contribuições e aprendizados.
  • Feedback dos pares sobre a participação e envolvimento no processo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade buscam promover a integração de diversas fontes e o apoio ao uso das tecnologias educacionais. Livros didáticos e materiais impressos fornecerão suporte textual inicial, enquanto ferramentas digitais poderão ser utilizadas para organizar e esquematizar informações relevantes pesquisadas anteriormente. Recomenda-se ainda o uso de quadro branco para visualização compartilhada de achados pelos grupos. Adicionalmente, plataformas online podem propiciar a continuidade da discussão e compartilhamento de insights após a aula, incentivando sempre a coerência e qualidade da informação trabalhada.

  • Textos impressos e digitais sobre a estrutura oracional e uso de verbos.
  • Plataformas online para pesquisa e compartilhamento de informações.
  • Quadro branco para organização de ideias em classe.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo dos desafios cotidianos enfrentados pelos professores, é vital apresentar estratégias de inclusão e acessibilidade eficientes e de baixo custo. Embora a turma não possua necessidades específicas de inclusão, propõe-se que atividades diversas sejam adotadas para garantir participação igualitária. O professor poderá diversificar a forma de apresentação de conteúdo, equilibrando suportes visuais e auditivos de maneira a contemplar diferentes estilos de aprendizagem. A dinâmica de grupos heterogêneos incentivará o respeito à diversidade de pensamentos e experiências, com o potencial de destacar habilidades de liderança e empatia entre os seus membros. Tais ações não apenas ampliam a equidade educacional, mas também preparam os alunos para uma convivência em um mundo diverso.

  • Diversificação na apresentação de conteúdo (visuais e auditivos).
  • Formação de grupos heterogêneos para debate e troca de experiências.
  • Suporte à diversidade de estilos de aprendizagem nos métodos de ensino.

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