Na atividade 'Detetives de Notícias', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a exercitar suas habilidades analíticas e críticas diante do consumo de informações. A era digital em que vivemos está inundada de notícias e informações de diversas fontes, nem sempre confiáveis. Esta atividade prática tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de discernir entre diferentes tipos de informação, entender a importância da verificação de fatos e reconhecer tendências e viéses nas mídias. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será dado um conjunto de notícias sobre um mesmo evento, mas oriundas de diferentes canais de mídia. Eles deverão comparar e contrastar as notícias, identificar diferenças e semelhanças, discutir a confiabilidade das fontes e, por fim, apresentar suas descobertas para a classe. Essa apresentação promoverá um rico debate sobre o consumo crítico de notícias, destacando a importância da audiência em contestar e questionar o que é consumido, além de enfatizar a necessidade de uma leitura atenta e questionadora frente às diversas fontes de informação.
Este projeto visa cultivar no aluno a capacidade de analisar criticamente as notícias, distinguir entre fato e opinião, e avaliar a confiabilidade das fontes de informações. Através deste exercício, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura, interpretação e argumentação, fundamentais tanto para o sucesso acadêmico quanto para sua formação enquanto cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Ensinará também a importância de uma postura crítica em relação aos meios de comunicação, capacitando-os a fazer escolhas informadas sobre quais notícias compartilhar e em quais fontes confiar.
O conteúdo programático abordará temas como tipos de mídia, estruturas de notícias, viéses de informações, o papel do leitor no cenário midiático e a importância da verificação de fatos. Exploraremos esta temática através da análise de notícias reais, fomentando nos alunos o pensamento crítico e a percepção da complexidade que envolve o jornalismo e a disseminação de informações na era digital.
Utilizaremos uma abordagem metodológica ativa, combinando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade promoverá uma imersão dos alunos na realidade do jornalismo e da construção de notícias, desde a coleta de informações até a disseminação para o público. O trabalho em grupo e o diálogo serão incentivados como ferramentas de aprendizado coletivo e construção do conhecimento.
A atividade 'Detetives de Notícias' será executada ao longo de 4 aulas de 50 minutos, dedicando-se a última aula inteiramente à apresentação dos grupos e debate.
A avaliação será processual e levará em conta a participação individual e em grupo ao longo de toda a atividade. Será avaliada a capacidade dos alunos de realizar análises críticas das notícias, a qualidade do diálogo e da argumentação na Roda de Debate, bem como a coesão e coerência na apresentação dos resultados. Considerar-se-á também a criatividade e o uso de evidências durante a elaboração de suas próprias notícias. Exemplos de critérios incluem a profundidade da análise de confiabilidade das fontes, a capacidade de distinguir fatos de opiniões, e a clareza na comunicação das descobertas.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa de notícias, materiais para a Saída de Campo (transporte e permissões, se necessário), além de materiais de apoio como jornais, revistas, e acesso a bancos de dados de notícias online. A utilização de softwares de apresentação e ferramentas digitais de criação de conteúdo será essencial para a apresentação dos trabalhos.
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