Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Ariani… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mídia e Informação

Na atividade 'Detetives de Notícias', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a exercitar suas habilidades analíticas e críticas diante do consumo de informações. A era digital em que vivemos está inundada de notícias e informações de diversas fontes, nem sempre confiáveis. Esta atividade prática tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de discernir entre diferentes tipos de informação, entender a importância da verificação de fatos e reconhecer tendências e viéses nas mídias. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será dado um conjunto de notícias sobre um mesmo evento, mas oriundas de diferentes canais de mídia. Eles deverão comparar e contrastar as notícias, identificar diferenças e semelhanças, discutir a confiabilidade das fontes e, por fim, apresentar suas descobertas para a classe. Essa apresentação promoverá um rico debate sobre o consumo crítico de notícias, destacando a importância da audiência em contestar e questionar o que é consumido, além de enfatizar a necessidade de uma leitura atenta e questionadora frente às diversas fontes de informação.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa cultivar no aluno a capacidade de analisar criticamente as notícias, distinguir entre fato e opinião, e avaliar a confiabilidade das fontes de informações. Através deste exercício, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura, interpretação e argumentação, fundamentais tanto para o sucesso acadêmico quanto para sua formação enquanto cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Ensinará também a importância de uma postura crítica em relação aos meios de comunicação, capacitando-os a fazer escolhas informadas sobre quais notícias compartilhar e em quais fontes confiar.

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de diferentes fontes de informação.
  • Promover a capacidade de identificar opiniões e fatos dentro de um texto jornalístico.
  • Capacitar os alunos a entender e questionar a confiabilidade das fontes de informação.
  • Incentivar o diálogo e a argumentação fundamentada entre os alunos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará temas como tipos de mídia, estruturas de notícias, viéses de informações, o papel do leitor no cenário midiático e a importância da verificação de fatos. Exploraremos esta temática através da análise de notícias reais, fomentando nos alunos o pensamento crítico e a percepção da complexidade que envolve o jornalismo e a disseminação de informações na era digital.

  • Tipos de mídia e suas características
  • Estrutura e elementos de uma notícia
  • Identificação de viéses e avaliação de confiabilidade
  • Técnicas de verificação de fatos

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem metodológica ativa, combinando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade promoverá uma imersão dos alunos na realidade do jornalismo e da construção de notícias, desde a coleta de informações até a disseminação para o público. O trabalho em grupo e o diálogo serão incentivados como ferramentas de aprendizado coletivo e construção do conhecimento.

  • Saída de Campo para visitar uma redação de jornal ou estúdio de televisão
  • Análise comparativa de notícias como atividade prática
  • Roda de Debate para discussão das descobertas e conclusões
  • Construção de uma notícia pelos alunos em uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Simulação de role-playing em Aprendizagem Baseada em Jogos para entender o papel da mídia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives de Notícias' será executada ao longo de 4 aulas de 50 minutos, dedicando-se a última aula inteiramente à apresentação dos grupos e debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos
  • Aula 2: Saída de Campo e início da análise de notícias
  • Aula 3: Continuação da análise e preparação para as apresentações
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta a participação individual e em grupo ao longo de toda a atividade. Será avaliada a capacidade dos alunos de realizar análises críticas das notícias, a qualidade do diálogo e da argumentação na Roda de Debate, bem como a coesão e coerência na apresentação dos resultados. Considerar-se-á também a criatividade e o uso de evidências durante a elaboração de suas próprias notícias. Exemplos de critérios incluem a profundidade da análise de confiabilidade das fontes, a capacidade de distinguir fatos de opiniões, e a clareza na comunicação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa de notícias, materiais para a Saída de Campo (transporte e permissões, se necessário), além de materiais de apoio como jornais, revistas, e acesso a bancos de dados de notícias online. A utilização de softwares de apresentação e ferramentas digitais de criação de conteúdo será essencial para a apresentação dos trabalhos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Jornais e revistas impressos e online
  • Transporte para Saída de Campo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo