Escrevendo Opiniões: Diário da Discordância!

Desenvolvida por: Érica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica, Produção de textos

Nesta aula, os alunos são introduzidos à leitura crítica de textos argumentativos, como artigos de opinião e resenhas críticas. A atividade foi criada para desenvolver habilidades de análise e produção textual. Os alunos terão a oportunidade de discutir e expor suas opiniões, identificando teses e argumentos chave, o que os ajudará a construir suas próprias reflexões. Após a leitura e reunião das informações, cada aluno será incentivado a expressar suas próprias ideias ao escrever um texto dissertativo curto sobre um tema atual. A atividade será concluída com trocas entre pares para uma leitura crítica e feedback por escrito, promovendo tanto o autoconhecimento quanto o desenvolvimento das habilidades de expressão e análise textual.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa estimular o pensamento crítico e argumentativo dos alunos ao explorar textos com diferentes opiniões e argumentos. Ao identificar teses em textos de artigo de opinião e resenha, os alunos são encorajados a desenvolver faculdades analíticas de maneira prática e significativa. A produção de seu próprio texto dissertativo promove o exercício da expressão clara e lógica de pensamentos, enquanto a troca de textos e feedback entre pares promova a autoavaliação e colegas, um aspecto importante ao desenvolver habilidades sociais e a competência de comunicação interpessoal.

  • Identificar teses e principais argumentos em textos argumentativos.
  • Exercer a habilidade de leitura crítica e análise textual.
  • Produzir um texto dissertativo simples, expressando opiniões pessoalmente formuladas.
  • Desenvolver habilidades sociais através de trocas de feedback com os colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.
  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado em uma abordagem prática e exploratória da leitura e análise de textos argumentativos. Os alunos terão contato com diferentes gêneros textuais e serão guiados a compreender sua estrutura, linguagem e a função retórica. Essa exploração permitirá que os alunos identifiquem e analisem teses e argumentos de forma crítica. Em seguida, o foco será na produção escrita, onde os alunos aplicarão o que aprenderam ao escrever suas próprias opiniões, usando argumentos sustentados. Este plano de aula será uma introdução ideal às bases do pensamento crítico, articulação de ideias e empatia na interpretação de pontos de vista diversos, que são centrais às habilidades comunicacionais no século XXI.

  • Leitura de textos argumentativos (artigos de opinião e resenhas críticas).
  • Identificação de teses e argumentos principais.
  • Escrita de texto dissertativo com opinião pessoal.
  • Troca de textos para feedback e discussão crítica.

Metodologia

Para garantir que os alunos estejam engajados de forma ativa na aula, diversas metodologias serão utilizadas para facilitar múltiplos formatos de aprendizado. O ensino será centrado no aluno, com ênfase na interação direta e colaborativa. A discussão de ideias será enriquecida por debates em pares ou em pequenos grupos que fomentam a colaboração e discussão respeitosa de diferentes pontos de vista. Além disso, a produção de texto envolve a prática autorreflexiva que instiga a autorregulação do aprendizado e a autonomia na produção de conteúdo. As estruturas para feedback são enriquecidas com a crítica construtiva pelos colegas, criando um ambiente de confiança para opiniões divergentes e aprendizado mútuo.

  • Discussão em pares e grupos pequenos para análise de textos.
  • Exercício de escrita colaborativa e individual.
  • Feedback construtivo entre pares.
  • Apoio ao aprendizado autônomo e iniciativa pessoal.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer durante uma única aula de 60 minutos, proporcionando uma experiência completa e integrada de leitura, escrita e feedback. Sendo uma atividade inicial para o desenvolvimento dessas competências, concentra-se em promover o interesse e engajamento inicial dos alunos com atividades de leitura crítica e escrita em um tempo planejado e gerido cuidadosamente. Durante o cronograma da aula, todas as etapas importantes são cobertas de modo a proporcionar um aprendizado coerente e relevante, garantindo que os alunos possam refinar suas habilidades de análise e escrita em um espaço seguro e estruturado.

  • Aula 1: Leitura de textos, discussão dos argumentos, produção de texto e troca de feedback.
  • Momento 1: Introdução e leitura dos textos argumentativos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos e contextualize a importância da leitura crítica. Distribua os textos argumentativos selecionados (artigos de opinião e resenhas críticas) e oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa. Incentive-os a sublinhar ou anotar argumentos que considerem os principais.

    Momento 2: Discussão em pares sobre os argumentos identificados (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em pares para discutirem os argumentos que identificaram. Instrua-os a focarem na identificação de teses e argumentos principais. Circule pela sala, ouvindo as discussões e intervindo para esclarecer dúvidas ou incentivar uma análise mais aprofundada.

    Momento 3: Produção de texto dissertativo (Estimativa: 20 minutos)
    Após a discussão, oriente os alunos a redigir um breve texto dissertativo com suas opiniões sobre o tema tratado. Encoraje-os a usarem argumentos dos textos lidos como base para suas opiniões, estruturando uma tese clara. Ofereça auxílio individualizado, caso necessário, garantindo que todos os alunos avancem.

    Momento 4: Troca de textos e feedback entre pares (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que troquem seus textos com um colega para uma leitura crítica. Oriente que anotem um feedback construtivo, focando em coerência, clareza dos argumentos e contribuição pessoal. Ao final, promova uma discussão sobre o que aprenderam com o texto do colega. Reforce a importância do respeito às opiniões e incentive o uso de sugestões para melhoria.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, mantenha um intérprete de LIBRAS disponível durante a exposição dos textos e discussões. Utilize recursos visuais, como apresentações de slides com textos e imagens, para auxiliar na compreensão. Para alunos com transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, simplifique as instruções e forneça exemplos claros. Alternativamente, ofereça versões resumidas dos textos e garanta um ambiente tranquilo e organizado para a produção textual. Sempre que possível, dê tempo adicional para a realização das atividades e permita que alunos com dificuldades registrem seus feedbacks de forma oral.

Avaliação

A avaliação será diversificada e sustentará o desenvolvimento das habilidades críticas e comunicativas dos alunos. Primeiramente, será aplicada uma Avaliação Formativa, focada no processo de aprendizado e nas interações entre os alunos. O objetivo é observar como os estudantes analisam textos, formulam suas teses e partilham suas impressões. Para isso, os critérios incluirão a capacidade de identificação dos aspectos fundamentais dos textos (argumentos principais, coesão e coerência) e a clareza na expressão de opiniões. Uma Amostra Prática de estrutura pode ser a observação direta do professor, tomando notas sobre as interações dos alunos, discussões em grupo e colaborações nas atividades. Paralelamente, o Feedback Construtivo entre pares fomentará a autoavaliação e reflexões adicionais sobre o próprio trabalho. Os alunos terão a oportunidade de não somente receber comentários de seus colegas, mas também desenvolver habilidades de avaliação crítica ao comentar sobre o trabalho dos outros. Os critérios para essa avaliação incluirão a habilidade dos alunos de fornecer feedback detalhado e construtivo, reconhecimento claro das ideias dos pares e a capacidade de adaptar seu texto a partir do feedback recebido. Finalmente, a Avaliação Somativa considerará a entrega final do texto dissertativo, focando nos aspectos de argumentação, coerência e impacto do texto. Exemplos práticos englobam a utilização de rubricas detalhadas para avaliar conteúdos, organização, estilo e gramática dos textos.

  • Avaliação Formativa das interações e discussões.
  • Feedback Construtivo de pares para autoavaliação.
  • Avaliação Somativa do texto final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos a serem empregados nesta atividade são cuidadosamente selecionados para apoiar o aprendizado dos alunos e facilitar sua participação ativa e efetiva. Disponibilizar textos variados e apropriados para o nível de compreensão dos alunos é essencial e funcionará como base para análise e produção textual. Além disso, o uso de dicionários e ferramentas online poderá ajudar na ampliação do vocabulário e compreensão textual. O ambiente de sala de aula precisa ser propício à discussão e reflexão, o que inclui arranjar os assentos de forma a facilitar a interação em pares ou grupos. Além de materiais físicos e escritos, ferramentas multimídia podem apoiar alunos com necessidades específicas, oferecendo modalidades alternativas de aprendizado, como audiovisuais. Tais esforços garantem que o espaço de aula seja dinâmico, interativo e ajustado às necessidades dos estudantes, promovendo um aprendizado inclusivo e enriquecedor sem exigir recursos onerosos.

  • Textos argumentativos selecionados (artigos de opinião e resenhas críticas).
  • Dicionários e ferramentas de tradução online.
  • Folhas para escrita e registro de feedback.
  • Ambiente de sala de aula flexível para discussão.
  • Recursos audiovisuais para alunos com necessidades especiais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios, mas é fundamental garantir que a sala de aula seja inclusiva e acessível para todos. Para alunos com deficiência auditiva, o uso de intérprete de LIBRAS e legendagem em vídeos podem ser úteis. Materiais visuais e gráficos também podem ajudar na comunicação. Para alunos com transtorno do espectro autista, estruturas claras e previsíveis nas atividades são essenciais. Métodos mais discretos, como cartões de sinalização, podem ajudar na comunicação. Alunos com deficiência intelectual podem se beneficiar de instruções simplificadas e apoio individual, quando necessário. Para todos, incentivar a prática de dinâmicas de grupo inclusivas, onde cada aluno sente-se valorizado e seguro, é crucial para promover a interação e a cooperação. Sinais de alerta, como desatenção persistente ou dificuldade em seguir atividades, devem ser considerados, e a comunicação regular com as famílias garante suporte contínuo. Adaptar materiais avaliativos, quando necessário, em formato e tempo, e oferecer opções de respostas múltiplas ou alternativas são formas efetivas de apoio. É importante monitorar cada aluno de forma individualizada e ajustar estratégias constantemente, avaliando sua eficácia por meio de progresso observado ou melhorias observáveis determinadas por métodos de documentação e monitoramento deliberados e consistentes.

  • Uso de intérprete de LIBRAS e recursos visuais para alunos com deficiência auditiva.
  • Observação de estruturas previsíveis e calmantes para alunos com TEA.
  • Instruções simplificadas e suporte individual para alunos com deficiência intelectual.
  • Comunicação e feedback adaptados para promover engajamento e conforto entre todos os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo