Nesta atividade, intitulada 'Escritores por um Dia', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar sua criatividade e habilidades de escrita ao se aventurarem no papel de escritores. Antes da aula, os estudantes serão orientados a ler um conto ou poema de um autor renomado, servindo como base para uma atividade prática de recriação e compreensão literária. Durante a aula, será realizada uma discussão inicial sobre os principais elementos do texto lido, such as os temas, personagens, cenário, e a mensagem ou sentimento geral transmitido pelo autor. Após essa troca de ideias, os alunos serão desafiados a 'entrar na mente do autor', trabalho que envolve escrever uma continuação para o texto original, criar uma história paralela que coexista com o enredo principal ou, ainda, desenvolver um novo texto inspirado no mesmo tema. Esta etapa tem como objetivo não apenas incentivar a expressão criativa entre os jovens, mas também aprimorar sua capacidade de análise e interpretação literária. Ao final da aula, os alunos participarão de uma atividade de leitura compartilhada, apresentando suas criações e discutindo as diferentes interpretações e abordagens adotadas por cada participante.
Através desta atividade, os alunos exercitarão habilidades essenciais relacionadas à compreensão leitora e produção textual dentro do contexto literário. O objetivo é permitir que desenvolvam uma habilidade crítica em relação aos elementos que compõem um texto literário, como tema, personagem e enredo, e que possam explorar nuances da escrita criativa ao tentar 'entrar na mente' de autores consagrados. Espera-se que, ao final, os estudantes estejam mais aptos a identificar aspectos centrais de diferentes gêneros literários, refletir sobre a intenção do autor e, por sua vez, aplicar esses conhecimentos na construção de seus próprios textos.
O conteúdo programático coberto por esta atividade englobam análise textual, compreensão de elementos literários do texto, como tema, personagens, cenário e construções narrativas, e o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa. A discussão inicial aprofundará a experiência de leitura dos alunos, enquanto a tarefa de recriação textual tão desafiada para aplicar de forma prática o entendimento desses conceitos, promovendo assim uma imersão mais profunda nas técnicas literárias exploradas.
Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, essa atividade propõe uma dinâmica em que os estudantes assumem papel central em seu processo de aprendizagem. Inicia-se com a leitura individual prévia, seguida de discussão guiada em sala, para então partirmos para a criação textual. Tal abordagem favorece uma participação mais ativa dos alunos, que trarão suas próprias interpretações e criatividade para a aula, fomentando uma discussão rica em diferentes perspectivas. A etapa de criação textual pressupõe um papel mais exploratório, onde cada estudante será autor e crítico, enquanto a leitura compartilhada serve como momento de reflexão conjunta sobre os processos criativos individuais.
A atividade será organizada em três aulas de 40 minutos cada. A primeira aula dedicará tempo à discussão do texto-base; a segunda aula será destinada à escrita criativa; e a terceira aula englobará a leitura compartilhada e análise das criações dos estudantes, permitindo uma reflexão conjunta sobre o trabalho realizado.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, a habilidade de compreender e interpretar o texto-base, bem como a criatividade e coerência na escrita do texto. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de incorporar os elementos analisados do texto original em suas criações, e como eles articulam suas ideias durante a leitura compartilhada. Feedback construtivo será oferecido, visando ao desenvolvimento contínuo do estudante.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias do texto-base para leitura prévia, quadro branco e marcadores para a anotação de ideias-chave durante a discussão, papel e caneta para a escrita criativa dos alunos, e um ambiente propício à leitura compartilhada e discussão, que pode ser a própria sala de aula adaptada para favorecer o diálogo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula