Nesta atividade única e interativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão verdadeiros exploradores da língua, embarcando em uma aventura literária e cultural pela sua cidade ou bairro. Equipados com cadernos de anotação, câmeras ou celulares, eles serão encorajados a mergulhar na riqueza histórica, cultural e linguística de sua própria comunidade. Divididos em pequenos grupos, esses jovens exploradores entrevistarão moradores, visitarão bibliotecas comunitárias, praças e pontos culturais significativos para coletar histórias locais, lendas e tradições orais. Eles irão descobrir, primeiramente, as camadas narrativas que compõem o tecido de sua cidade, coletando poemas, cantigas e outras formas de expressão oral. Posteriormente, em um ambiente de sala de aula transformado, compartilharão suas descobertas, engajando-se em atividades de reconto oral ou escrita criativa. Isso permitirá que explorem técnicas de leitura, análise linguística e produção de textos, enquanto valorizam as particularidades linguísticas de sua região. A atividade tem como objetivo não apenas enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos com o mundo real e histórico ao seu redor, mas também fomentar um sentimento de conexão e apreciação pela diversidade cultural e linguística.
Os principais objetivos desta aventura literária e cultural visam proporcionar aos alunos uma profunda imersão na riqueza histórica e cultural de sua própria comunidade. Busca-se incentivar habilidades como leitura crítica, escuta ativa, entrevista, investigação e análise linguística, assim como fomentar a criatividade através da escrita criativa e do reconto oral. Os estudantes aprenderão a valorizar as tradições orais e a diversidade linguística, reconhecendo a importância da preservação da memória cultural. Além disso, esta atividade pretende desenvolver competências sociais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e respeito pelas diversas formas de expressão cultural.
A jornada proposta engloba uma série de atividades que irão mobilizar conhecimentos prévios dos alunos e introduzir novas competências ligadas à língua portuguesa, história local e expressões culturais. Irão desde a preparação para as entrevistas, passando pela exploração ativa do ambiente urbano, até o compartilhamento das histórias coletadas e a produção de material criativo. Este conteúdo está firmemente alinhado aos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, oferecendo uma base sólida e contextualizada para o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais dos estudantes.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade permite que os alunos assumam um papel central em sua aprendizagem, transformando-se em exploradores ativos de seu ambiente. Através da saída de campo, entrevistas com moradores e visitas a locais de importância cultural, os estudantes irão coletar material direto para análise e reinterpretação em sala de aula. Esta abordagem promove a aprendizagem baseada em projetos, onde o conhecimento é construído a partir de experiências reais e concretas, e a atividade mão-na-massa, incentivando a participação ativa e a exploração criativa dos conteúdos coletados.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula é destinada à preparação e à saída de campo para coleta de dados. A segunda aula focará no compartilhamento das informações coletadas, discussões em grupo e na produção de texto ou reconto oral das histórias.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando na participação ativa durante a saída de campo, a qualidade das interações durante as entrevistas, a habilidade de trabalhar em equipe, a profundidade da análise linguística e a criatividade na reinterpretação das histórias coletadas. Espera-se que os alunos demonstrem comprometimento com o projeto, respeito pelas fontes de suas informações e habilidade em comunicar suas descobertas de maneira clara e criativa. A produção textual final ou a apresentação do reconto oral constituirá parte significativa da avaliação, devendo refletir o entendimento do aluno sobre o material coletado, bem como sua capacidade de criar uma narrativa envolvente e coesa.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que facilitem a saída de campo e a coleta de informações, bem como materiais de apoio para a fase de análise e produção textual. Isso inclui, mas não se limita a, cadernos de anotação, dispositivos móveis para registro fotográfico e de áudio, acesso à internet para pesquisas complementares, e materiais de escrita para a fase de produção textual. A disponibilidade de um espaço adequado para as apresentações em sala de aula também é fundamental.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula