Festival de Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica, METONÍMIA, METÁFORA

A atividade 'Festival de Figuras de Linguagem' se concentrará na criação de peças teatrais curtas ou esquetes de humor que utilizem metonímias e metáforas. Este projeto, desenvolvido para o 7º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo incentivar os alunos a compreender e aplicar essas figuras de linguagem de forma criativa. Divididos em pequenos grupos, os estudantes discutirão coletivamente sobre a melhor forma de incorporar essas figuras nas falas dos personagens de suas peças. Após a fase de ensaio, cada grupo apresentará sua criação para os demais colegas, permitindo uma troca rica de feedbacks sobre a eficácia e criatividade no uso das metonímias e metáforas. Esse exercício não só aprimora o domínio linguístico dos alunos, mas também trabalha habilidades sociais, como a cooperação, respeito às opiniões diferentes e a liderança em espaços colaborativos. Ao engajá-los numa tarefa prática que combina interpretação cênica e análise de linguagem, os alunos têm a oportunidade de exercer competências críticas, como interpretação textual e conexão prática com conceitos de linguagem, aumentando sua autonomia e senso de responsabilidade dentro do ambiente acadêmico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e aplicar metonímias e metáforas em contextos criativos, promovendo uma compreensão mais profunda das figuras de linguagem. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de colaboração, ao trabalharem em grupo, e de comunicação oral, ao apresentarem suas esquetes. A atividade também pretende estimular o pensamento crítico, pois os alunos precisarão refletir sobre o uso apropriado das figuras de linguagem para transmitir mensagens e provocar efeitos específicos.

  • Identificar e utilizar metonímias e metáforas em contextos criativos das peças.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral ao apresentar esquetes.
  • Promover a cooperação e trabalho em equipe durante a criação das peças.
  • Estimular o pensamento crítico ao analisar o uso das figuras de linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP42: Empregar, nas suas produções, metonímias e metáforas de modo a construir conotações e aprimorar o sentido de expressividade do texto.
  • EF69LP43: Compreender e discutir, em grupo, as funções das figuras de linguagem no texto, exercendo argumentação sobre a sua eficácia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no ensino das figuras de linguagem, especificamente metonímias e metáforas, e sua aplicabilidade na linguagem oral e escrita. Os alunos explorarão essas figuras em contexto criativo, usando-as como ferramenta expressiva em esquetes teatrais. Esse estudo promoverá uma compreensão mais aprofundada de como as figuras de linguagem são usadas para enriquecer o texto e comunicar ideias de maneira mais eficaz. Através de práticas colaborativas, a abordagem interdisciplinar se fará presente, pois aspectos de comunicação, interpretação e expressão artística se inter-relacionam, impulsionando a maturação de competências fundamentais do ensino básico.

  • Conceito e aplicação de metonímia e metáfora.
  • Expressão oral e dramatização.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Interpretação crítica de textos.
  • Aplicação criativa de figuras de linguagem.

Metodologia

A metodologia da atividade integra a aprendizagem baseada em projetos e a roda de debate para promover um ambiente dinâmico de ensino. A aprendizagem baseada em projetos permitirá que os alunos trabalhem colaborativamente em suas esquetes, aplicando conceitos teóricos em práticas reais e significativas. A roda de debate, por sua vez, proporcionará um espaço seguro para discussão e avaliação crítica, promovendo a troca de ideias e reforçando a habilidade de argumentar e respeitar diferentes opiniões. Essas metodologias ativas ajudam a engajar os alunos, tornando o aprendizado mais participativo e centrado no aluno, facilitando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia e a negociação.

  • Aprendizagem baseada em projetos para fomentar trabalho colaborativo.
  • Roda de debate para estimular a reflexão crítica e o respeito mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está desenvolvido para ser executado em uma aula de 60 minutos, adotando metodologias ativas. Durante esse tempo, os alunos formarão grupos e serão introduzidos às regras de criação das esquetes usando metonímias e metáforas. As atividades práticas ocorrem em sequência, primeiro com a fase de planejamento e discussão, passando para ensaios, e, finalmente, para apresentação e debate. A dinâmica da aula é cuidadosamente pensada para maximizar o tempo e mantê-los concentrados e envolvidos com a temática, mesmo diante das limitações de tempo e recursos tecnológicos.

  • Aula 1: Os alunos serão divididos em grupos para discutir e planejar esquetes, focando nas definições e usos criativos de metonímias e metáforas. Após isso, seguirão para os ensaios e as apresentações.
  • Momento 1: Introdução às Figuras de Linguagem (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula introduzindo o conceito de metonímia e metáfora. Utilize exemplos simples e pertinentes ao cotidiano dos alunos, como ferro para trem e estrela para alguém muito talentoso. Proponha uma breve discussão para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre esses conceitos. É importante que os estudantes sintam-se à vontade para compartilhar seus próprios exemplos.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco integrantes. Instrua-os a discutir e planejar juntas esquetes teatrais que incorporem ao menos uma metáfora e uma metonímia. Peça para que cada grupo registre suas ideias principais em um papel reciclado. Durante esse tempo, circule entre os grupos para oferecer orientações e sugestões. Se necessário, auxilie os grupos a selecionar uma ideia e organizá-la de forma clara.

    Momento 3: Ensaios de Esquetes (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos passem para o espaço designado para os ensaios, onde poderão praticar a dramatização. Durante os ensaios, encoraje os alunos a expressar suas ideias de forma oral e a experimentar diferentes formas de apresentar suas figuras de linguagem. Observe se todos os integrantes estão participando ativamente e ofereça feedbacks construtivos para melhorar a clareza e criatividade das esquetes.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo apresentará sua esquete para o restante da turma. Após cada apresentação, reserve alguns minutos para que os colegas forneçam feedback positivo e sugestões de melhoria. Oriente os alunos a focar em como as metonímias e metáforas foram utilizadas e qual foi o seu impacto no contexto cênico. Finalize com uma reflexão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos, destacando a importância da criatividade e colaboração.

Avaliação

O processo de avaliação utilizará métodos diversificados para garantir um feedback abrangente e construtivo. A avaliação sumativa será aplicada através da observação das apresentações finais, na qual a criatividade e eficácia no uso das figuras de linguagem serão mensuradas. Os critérios incluirão a clareza na comunicação, a colaboração em grupo e a originalidade do conteúdo. Além disso, avaliação formativa será realizada por meio de feedback contínuo durante as discussões e ensaios, permitindo ajustes e estímulos personalizados, especialmente para alunos que necessitam de apoio diferenciado. A aplicação prática das figuras de linguagem, bem como o engajamento durante as atividades, servirão como parâmetros de avaliação.

  • Objetivo: Avaliar criatividade e eficácia das figuras de linguagem.
  • Critérios: Clareza na comunicação, colaboração em grupo, originalidade.
  • Exemplo Prático: Observação durante apresentações, uso de feedback contínuo.

Materiais e ferramentas:

Recursos e materiais da atividade deverão ser basicamente papel reciclado e canetas para que as ideias possam ser registradas, além de espaço físico que permita ensaios e apresentações, promovendo um ambiente acolhedor e colaborativo. Será importante que o professor estimule a criatividade com base nos conteúdos já conhecidos deles, como músicas ou cenas de livros ou filmes, sem incorrer em custos ou a necessidade de adaptação tecnológica. A acústica da sala e disposição dos móveis deverão favorecer a atenção e a circulação durante as atividades, sem necessitar de rearranjos complexos.

  • Papel reciclado e canetas para anotações e roteiros.
  • Espaço físico adequado para ensaios e apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a tarefa de assegurar inclusão e acessibilidade para todos os alunos pode ser desafiadora, mas é imperativo criarmos um ambiente onde cada estudante sinta-se representado e respeitado. Para alunos com TDAH, é necessário prever pausas curtas durante as atividades, além de instruções claras e objetivas, dividindo tarefas complexas em etapas menores. Para estudantes com deficiência intelectual, simplificar a linguagem e utilizar exemplos concretos durante as explicações pode ser bastante eficaz. Além disso, o envolvimento de todos nas rodas de discussão é uma oportunidade de promover a diversidade e o respeito, fornecendo aos alunos a chance de vivenciar a empatia e a inclusão diariamente.

  • Adaptação de instruções para alunos com TDAH, dividindo tarefas.
  • Simplificação da linguagem e uso de exemplos concretos para deficiência intelectual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo