Jogo das Frases Mágicas

Desenvolvida por: Natáli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística e semiótica: Sujeito e predicado

A atividade 'Jogo das Frases Mágicas' tem como principal objetivo auxiliar os alunos do 7º ano na compreensão e aplicação prática da estrutura básica da oração em Língua Portuguesa, especificamente sujeito e predicado. Através de uma abordagem lúdica, os estudantes interagirão com cartas que contêm partes distintas de sentenças. Primeiramente, eles devem formar frases corretas, promovendo o entendimento da morfossintaxe de maneira prática e divertida. Posteriormente, com as frases formadas, criarão uma narrativa, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de conectar ideias. Esta atividade não só reforça o entendimento gramatical, como também incentiva o trabalho colaborativo, a comunicação eficaz e o respeito às contribuições dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado integrado e dinâmico.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula destina-se a engajar os alunos em atividades que reforçam suas habilidades de identificação e construção de frases corretas em Língua Portuguesa, aplicando os conceitos de sujeito e predicado. Além de solidificar o conhecimento morfossintático, busca desenvolver habilidades de criação textual e expressão escrita. Ao permitir que os alunos trabalhem em grupos, também fomenta habilidades sociais e colaborativas, importantes nessa etapa do aprendizado.

  • Entender e aplicar a estrutura básica da oração: sujeito, predicado e complemento.
  • Desenvolver habilidades de construção e interpretação textual.
  • Promover a colaboração e interação entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de contar histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
  • EF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra em aprofundar a análise morfossintática através do entendimento prático da estruturação de frases. Os alunos irão explorar a formação correta de orações a partir da combinação de sujeito, predicado e complementos. Esta escolha pedagógica busca não apenas o reconhecimento e compreensão desses elementos gramaticais, mas também o desenvolvimento de habilidades linguísticas integradas por meio da criatividade e produção textual em grupo. Além disso, trabalharão a partir de estratégias de aprendizado ativo, estimulando o pensamento crítico e a criatividade.

  • Análise e aplicação da estrutura básica da oração.
  • Formação e combinação de sujeito, predicado e complementos.
  • Produção de textos a partir de frases formadas.
  • Desenvolvimento da habilidade de contar histórias criativas.

Metodologia

A metodologia proposta prioriza o aprendizado ativo e colaborativo, utilizando um jogo de cartas como ferramenta para a prática morfossintática. Inicia-se com o uso da Aprendizagem Baseada em Jogos como estratégia para engajar os alunos de maneira divertida e interativa, permitindo que eles aprendam através de erros e acertos no processo de formação de frases. Em seguida, a Atividade Mão-na-massa fomenta o desenvolvimento criativo dos alunos, incentivando-os a utilizar as frases corretas formadas para elaborar narrativas, explorando a criatividade e a expressão pessoal. Esta combinação metodológica garante variedade, dinamismo e engajamento na aprendizagem.

  • Uso de jogo de cartas para aprendizado lúdico.
  • Formação de grupos para resolver desafios e criar narrativas.
  • Promover discussão e reflexão sobre as frases formadas.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a criatividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão participar do 'Jogo das Frases Mágicas', que permitirá o desenvolvimento inicial da habilidade de identificar e estruturar elementos da frase. A Aula 1 foca na Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando uma introdução vivenciada à análise da frase. Na segunda aula, a atividade avançará para um estágio mais criativo e exploratório, onde os estudantes utilizarão as frases construídas para compor histórias, empregando a metodologia da Atividade Mão-na-massa. Esta aula permitirá que demonstrem criatividade e aplicação prática dos conceitos estudados, terminando com uma apresentação das histórias criadas pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução e prática da estrutura da oração através do 'Jogo das Frases Mágicas'.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo das Frases Mágicas (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente a atividade do dia, explicando seu objetivo principal: a formação correta de frases para compreender a estrutura da oração. Mostre o conjunto de cartas e as três categorias: sujeito, predicado e complemento. É importante que os alunos entendam que o objetivo é aprender brincando. Permita que tirem dúvidas antes de começar. Observe se todos entenderam a dinâmica do jogo antes de prosseguir.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4-5 alunos. É essencial promover a interação entre os estudantes. Incentive a diversidade ao formar os grupos, misturando alunos com diferentes habilidades para enriquecer o aprendizado colaborativo. Explique que o trabalho coletivo é uma parte importante da atividade de hoje.

    Momento 3: Jogando e Formando Sentenças (Estimativa: 20 minutos)
    Entregue um conjunto de cartas para cada grupo. Explique que deverão formar sentenças corretas e completas usando uma carta de cada categoria (sujeito, predicado, complemento). Circule pela sala, ajudando os grupos a tirar dúvidas e a refletir sobre a coerência das frases formadas. Sugira que eles conversem sobre as escolhas de cada grupo e promovam uma discussão saudável sobre as diferentes possibilidades.

    Momento 4: Reflexão e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os grupos a partilharem algumas das frases formadas. Promova uma discussão sobre as diferenças e semelhanças nas construções das frases de cada grupo. Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na atividade. Avalie, por meio de observação, se compreenderam a estrutura básica da oração.

    Momento 5: Encerramento e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Agradeça a participação dos alunos e forneça feedback sobre a atividade. Peça que eles compartilhem o que mais gostaram na dinâmica e como poderiam melhorar na próxima vez. Incentive a autoavaliação, perguntando o que aprenderam sobre trabalho em equipe e criatividade. Reforce a importância da colaboração e da comunicação eficaz.

  • Aula 2: Utilização das frases formadas para criação de histórias em grupo, incentivando expressão e criatividade.
  • Momento 1: Retomada das Frases Formadas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recordando aos alunos o que foi aprendido na aula anterior, revisando as frases formadas com o 'Jogo das Frases Mágicas'. Peça para que em seus grupos releiam as frases que criaram. É importante que os alunos lembrem rapidamente das estruturas gramaticais vistas. Incentive a participação de todos, garantindo que tenham compreendido bem o conceito de sujeito, predicado e complemento antes de seguir para a criação das histórias.

    Momento 2: Introdução à Criação de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que agora, cada grupo deve usar as frases formadas para criar uma narrativa curta. Destaque que a atividade valoriza a criatividade e a coerência dentro de uma história. Forneça exemplos simples de como uma frase pode inspirar uma história, ajudando os alunos a começar. Permita que façam perguntas para sanar dúvidas.

    Momento 3: Criação da Narrativa em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem a criação da história a partir das frases formadas. Circulando pela sala, mantenha-se disponível para esclarecer dúvidas e incentivar os alunos que podem ter dificuldades em começar. É fundamental que os alunos discutam entre si, escutem as ideias uns dos outros e elejam conjuntamente a direção criativa que seguirão. Observe se há colaboração e respeito entre os membros do grupo.

    Momento 4: Apresentação das Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os grupos compartilhem suas histórias com o restante da turma. Após cada apresentação, estimule um breve feedback dos colegas, focando em aspectos positivos e construtivos. Use esta oportunidade para valorizar a criatividade dos alunos e apontar pontos fortes, reforçando a importância do trabalho colaborativo e da expressão criativa.

Avaliação

A avaliação será realizada através de diferentes metodologias para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam efetivamente alcançados. Primeiramente, a avaliação formativa acontecerá durante a execução das atividades, onde o professor observará a participação, envolvimento e compreensão dos alunos nas construções sintáticas. Critérios como a habilidade de trabalhar em equipe e a eficiência na formação de frases corretas serão contemplados. Além disso, a produção final das histórias será avaliada com enfoque na coerência textual e criatividade. Para diversificar, a avaliação somativa poderá incluir uma autoavaliação, em que os alunos refletem sobre seu desempenho e aprendizado. Adaptações poderão ser feitas para considerar diferentes ritmos de aprendizado ou necessidades específicas dos alunos, utilizando feedbacks construtivos e incentivando melhorias contínuas sem inibir a criatividade.

  • Observação e feedback contínuo durante a atividade.
  • Avaliação da coerência e criatividade nas histórias criadas.
  • Incentivo à autoavaliação e reflexão pessoal sobre o aprendizado.
  • Consideração de feedback específico e construtivo para cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação eficaz desta atividade, serão utilizados recursos que permitem tanto o aprendizado lúdico quanto o desenvolvimento textual. O conjunto de cartas para o jogo, acompanhado de folhas e material de escrita, fornecerão a base para as sessões das aulas. Além disso, recursos tecnológicos, como tablets ou projetores, poderão ser incorporados para ampliar o acesso às informações e assistir a vídeos introdutórios sobre análise sintática. Essa variedade de recursos garante que os alunos tenham acesso a um ambiente educacional diversificado, que apoie tanto o aprendizado colaborativo quanto a autonomia na produção individual.

  • Conjunto de cartas com diferentes sujeitos, predicados e complementos.
  • Folhas de papel e material de escrita para anotações e histórias.
  • Possível uso de tablets ou projetores para apoio visual.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo que os professores enfrentam desafios diários significativos, propomos estratégias de inclusão e acessibilidade que são acessíveis e eficazes para apoiar um ensino diversificado sem sobrecarregar o docente. A proposta é criar um ambiente de aprendizagem que seja adaptável a diferentes necessidades externas, como acessibilidade a dispositivos tecnológicos ou adequações na disposição da sala de aula, sem impor grandes custos ou esforços adicionais. A inclusão pode ser promovida com rodas de conversa pós-atividade para refletir sobre diversidade e colaboração, adequando estratégias comunicativas para encorajar todos a expressarem suas ideias livremente. Monitorar o envolvimento e ajustamentos leves, como pausas entre as atividades e a oferta de auxílio extra, são formas de personalizar a experiência educacional, garantindo um aprendizado respeitoso e inclusivo para cada aluno.

  • Ambiente de sala de aula adaptável e inclusivo.
  • Pausas para garantir engajamento e adaptação dos alunos.
  • Incentivos para comunicação e expressão de ideias de maneira inclusiva.
  • Monitoramento contínuo do envolvimento dos alunos e suporte individual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo