Oficina de Placas: Criando Regras Importantes

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto Normativo

Nesta atividade, os alunos explorarão a criação de placas de aviso para diferentes ambientes escolares, como biblioteca, cantina e corredores. Divididos em grupos, deverão deliberar sobre regras que promovem o bom funcionamento e a harmonia em tais espaços. Utilizando linguagem prática e clara, cada equipe desenvolverá placas que refletem a importância das normas e sua função na convivência escolar. Esta atividade é projetada para estimular a criatividade enquanto reforça o entendimento sobre a necessidade de regras e normas em uma comunidade, promovendo também a participação ativa dos alunos e a experiência de trabalho colaborativo em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na habilidade de criar textos normativos claros e objetivos, promovendo a capacidade de organização e cooperação em grupo. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica da importância das regras no contexto social e espacial. Além disso, a atividade visa a fortalecer a autonomia intelectual dos estudantes e suas habilidades na resolução de problemas complexos através da criação prática de materiais informativos.

  • Criar textos normativos claros e coesos.
  • Compreender a importância das regras para a convivência social.
  • Trabalhar colaborativamente para resolver desafios emergentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP29: Planejar e produzir, com a colaboração de professor e colegas, textos instrucionais e prescritivos (regulamentos, instruções de jogos, receitas etc.) em formato impresso ou digital.
  • EF67LP23: Identificar o propósito comunicativo do texto e as estratégias utilizadas na produção de textos instrucionais e prescritivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será norteado pela elaboração de textos normativos, onde os alunos criarão regras para diferentes ambientes escolares. Isso inclui o entendimento e a discussão das normas vigentes nesses espaços, bem como a análise crítica de sua eficácia e clareza. As atividades propostas incentivarão a aplicação prática do conhecimento linguístico, ao mesmo tempo em que promovem a interação e a tomada de decisões em grupo, essenciais para o desenvolvimento das competências previstas pela BNCC.

  • Elaboração de textos normativos.
  • Discussão e análise de normas escolares.
  • Trabalho em grupo e tomada de decisões.

Metodologia

Nesta atividade, serão aplicadas metodologias ativas focadas no protagonismo estudantil e na aprendizagem cooperativa. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico. Esse método visa não apenas à aquisição de conhecimento teórico, mas também à aplicação prática e reflexiva desse conhecimento em situações reais. A divisão em grupos facilita a colaboração e o debate de ideias, promovendo a inclusão e a valorização de diferentes perspectivas.

  • Aprendizagem cooperativa.
  • Método 'mão-na-massa'.
  • Discussão em grupo e partilha de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 30 minutos, estruturando-se para maximizar o aprendizado em um tempo reduzido. Esta divisão visa a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para discussão, planejamento e execução das tarefas propostas. O cronograma prevê momentos específicos para brainstorming em grupo, estipulação de normas e elaboração das placas, garantindo um fluxo organizado para a aula.

  • Aula 1: Os alunos serão divididos em grupos e participarão de discussões sobre normas e depois criarão uma placa de aviso para um ambiente escolar específico.
  • Momento 1: Introdução às Normas e Formação dos Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando brevemente o objetivo da atividade. Introduza o conceito de normas e sua importância no ambiente escolar. Logo após, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. É importante que você explique que cada grupo irá criar uma placa de aviso que contenha regras claras para um determinado ambiente escolar, como biblioteca, cantina ou corredores.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre Normas Escolares (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que os grupos se organizem e discutam quais regras eles consideram importantes para o ambiente escolhido. Circule pela sala para verificar se todos estão contribuindo para a discussão e ofereça apoio aos grupos que tiverem dificuldades em iniciar a conversa. Observe se os alunos conseguem propor regras que promovam a convivência harmoniosa. Sugira que façam anotações para ajudar na elaboração da placa.

    Momento 3: Criação das Placas de Aviso (Estimativa: 10 minutos)
    Forneça cartolinas e materiais de papelaria para os grupos iniciarem a confecção das placas. Sugira que desenhem ou escrevam mensagens curtas e diretas. Se disponível, permita o uso de computadores para criar as placas de forma digital. É importante que você acompanhe a atividade, garantindo que as normas sejam claras e relevantes. Permita que os alunos experimentem criativamente diferentes formas de apresentar as informações.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Cada grupo compartilhará sua placa com a turma, explicando as regras criadas. Oriente que os colegas prestem atenção às apresentações e promovam um feedback construtivo sobre a clareza e funcionalidade das regras propostas. Avalie o produto final observando a criatividade, coesão e aplicabilidade das normas. Incentive a autoavaliação e coavaliação para que reflitam sobre o trabalho e colaboração do grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade incluirá métodos variados, adequados ao contexto e objetivos de aprendizagem. Utilizaremos a autoavaliação e a coavaliação entre pares, nas quais os alunos refletirão sobre suas contribuições e sobre o trabalho dos colegas. Esses métodos incentivam a autorreflexão e o feedback construtivo entre estudantes. Além disso, o professor poderá avaliar o produto final – as placas de aviso – utilizando critérios que englobam clareza do texto, adequação das normas estabelecidas e a criatividade na apresentação. Este processo de avaliação será desenhado para ser inclusivo, adaptando-se a diferentes ritmos de aprendizado e estilos de trabalho.

  • Autoavaliação e coavaliação para reflexões pessoais e interpessoais.
  • Avaliação do produto final baseada no critério de clareza e funcionalidade das normas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem cartolinas, marcadores, e outros materiais de papelaria para a criação das placas de aviso. Também podem ser utilizados recursos digitais, como editores de texto e imagem, para alunos que desejem explorar formas criativas de apresentação. Tais recursos são essenciais para a prática da escrita normativa e para garantir o engajamento dos alunos, proporcionando uma variedade de ferramentas para que eles expressem suas ideias e encontrem soluções para os problemas apresentados.

  • Cartolinas e materiais de papelaria para confecção manual das placas.
  • Computadores com editores de texto e imagem, para opções de criação digital.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do significativo trabalho que os professores enfrentam diariamente, mas é fundamental garantir que nossos alunos tenham acesso igualitário ao aprendizado. Nesta atividade, visamos a promover um ambiente inclusivo e respeitoso, incentivando todos os alunos a participarem. Estratégias, como a divisão equitativa de tarefas nos grupos, asseguram que todos tenham voz e papel ativo na elaboração das placas. Vamos promover a interação entre os grupos, permitindo que diferentes competências e habilidades sejam valorizadas. Além disso, o ambiente deve ser adaptado para facilitar o movimento e a comunicação clara entre os alunos, sempre respeitando suas individualidades.

  • Divisão equitativa de tarefas para garantir participação ativa de todos.
  • Avaliação adaptada para diferentes ritmos de aprendizado.

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