Na atividade 'Repórteres do Meio Ambiente', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental tornam-se verdadeiros jornalistas com a missão de investigar e relatar questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, saneamento básico, higiene, saúde, e as taxas de mortalidade e natalidade. Divididos em grupos, eles escolhem pautas significativas para explorar a fundo, utilizando recursos como smartphones e câmeras para capturar imagens e vídeos que realcem suas narrativas. O foco nesta atividade é trabalhar não apenas a habilidade de comunicação dos estudantes, mas também aprofundar seu conhecimento e sua compreensão sobre as questões ambientais e sociais atuais. Através do uso de ferramentas digitais para a elaboração de um jornal online, os alunos aplicam práticas jornalísticas modernas, explorando diferentes ângulos, enfoques e técnicas fotográficas para realçar a importância e urgência de suas pautas. Esta ação educativa permite que os estudantes se envolvam ativamente com as temáticas escolhidas, promovendo uma maior consciência ambiental e social, além de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como a alfabetização midiática e digital.
Esta aula tem como objetivo principal instigar nos alunos o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância do meio ambiente e temas sociais relacionados, através do papel ativo de repórteres. Visa também praticar a habilidade de comunicação, tanto escrita quanto visual, e o uso ético e eficaz das tecnologias digitais. Pretende-se, com essa atividade, fomentar a reflexão sobre como questões ambientais e sociais afetam a vida em comunidade, utilizando meios jornalísticos como forma de expressão e transformação social. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar técnicas de reportagem, uso consciente de recursos visuais como fotos e vídeos, e a construção de narrativas digitais para compartilhar informações de interesse público.
O programa da atividade envolverá estudos e práticas direcionadas às técnicas de jornalismo, com ênfase na reportagem ambiental e social. Além disso, haverá uma exploração aprofundada de técnicas fotográficas e de vídeo, como ângulo, foco e efeitos de sentido, visando melhorar a representação e transmissão de mensagens sobre as temáticas escolhidas. Os alunos também será encorajados a investigar e aplicar formas éticas e eficazes de uso das ferramentas digitais na publicação de conteúdos online, orientando-se para a prática de uma cidadania ativa e participativa.
A metodologia aplicada será a de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos, divididos em grupos, desempenharão o papel de repórtes encarregados de explorar e reportar sobre temas predefinidos. Iniciará com uma fase de planejamento e pesquisa, seguida pela captura e edição de imagens e vídeos. Utilizarão ferramentas digitais para a criação e publicação de suas reportagens em formato de jornal online. Essa abordagem fomenta a investigação, colaboração e uso efetivo de ferramentas digitais, ao mesmo tempo em que promove a autonomia dos alunos em todo o processo criativo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao projeto e iniciarão as pesquisas e planejamentos. Na segunda aula, realizarão a captura de imagens/vídeos, finalização das reportagens e publicação online.
A avaliação será processo-orientada, considerando a participação dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a publicação das reportagens. Será avaliada a qualidade do conteúdo produzido, criatividade, uso adequado das técnicas jornalísticas e de multimídia, além da colaboração efetiva dentro dos grupos. Os critérios específicos incluirão: clareza e relevância da mensagem, originalidade, qualidade técnica das imagens e vídeos, eficácia na comunicação do tema escolhido e aderência aos princípios éticos. Exemplos de
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula